Pular para o conteúdo principal

Um esclarecimento necessário

O colega Eduardo Castro, em comentário postado na nota Cadê a crise que estava aqui?, escreveu o seguinte:

Sou gerente executivo de jornalismo da EBC, gestora da Agência Brasil. E juro que fiquei chocado com o comentário pretensamente gracioso que o autor fez sobre a procedência da nota acima. Ainda mais em se tratando de alguém do Observatório da Imprensa. Observatório, por sinal, produzido e apresentado pela TV Brasil e pela Rádio Nacional. Só reforça um esteriótipo falso acerca do trabalho da EBC. Realmente poderia ter passado sem essa.


Este blogueiro gostaria de esclarecer que respeita a opinião do colega e ainda mais o trabalho realizado pela Agência Brasil, uma das fontes de referência utilizadas pelo Entrelinhas para o trabalho de análise do grau de manipulação da grande imprensa nacional. O que Eduardo talvez não tenha compreendido ao ler a nota em questão foi a ironia, não com a Agência Brasil ou Carta Capital, mas com a Veja, veículo que adota uma postura e um viés nitidamente anti-governista.

Se a ironia não foi bem compreendida, porém, a culpa deve ter sido mais do emissor do que do receptor, portanto cabe aqui uma explicação, a fim de que não reste nenhuma dúvida sobre o teor da mensagem: a notícia de que a produção de veículos bateu recorde histórico seria corretamente publicada na Agência Brasil e provavelmente de alguma forma deturpada em veículos da grande imprensa, com o viés de Veja. A ironia estava na insinuação de que não haveria a menor possibilidade do inverso ser verdadeiro – Veja publicar a notícia corretamente e a Agência Brasil ou Carta Capital deturparem o acontecido. O estranhamento, portanto, era com a boa e correta informação do jornalista da revista da Abril. De qualquer forma, fica já registrado o pedido de desculpas ao colega da EBC.

Comentários

  1. "Se a ironia não foi bem compreendida, porém, a culpa deve ter sido mais do emissor do que do receptor"

    Isso tem acontecido muito.
    Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim... vivem fazendo piadas que só eles entendem.

    Olha, eu não culpo o pessoal por não entender: um texto mais aberto e irônico sobre política é um direito recentemente adquirido. Não se tinha nada disso quando a vida era só ler veja e folha de são paulo.

    Acho que as vezes os blogueiros tem que ser mais diretos.

    ResponderExcluir
  2. Para não dizer que o colega da EBC não entendeu a piada, vamos dizer que o autor deste blog não foi claro o suficiente.

    ResponderExcluir
  3. Dê uma lida em: http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/04/01/da-serie-se-piorar-melhora/
    A manchete é da Folha:“Queda na taxa de juros alivia piora fiscal”

    ResponderExcluir
  4. Prezado Luiz,

    Agradeço a atenção em me responder e em me esclarecer. Confesso que escrevi "a quente" - talvez, noutra cirscunstância, teria sido menos rígido. Acontece que nós da EBC (Agência Brasil, Rádios Nacional e MEC e Agência Brasil) somos vítimas contumazes de patrulhamento, preconceito e pré-julgamento. Geralmente feito por gente que posa de independente e corajoso mas, na verdade, apenas nos mede pela própria régua, sem nem ver, ler ou ouvir o que estamos fazendo. Gente que não acredita na comunicação pública independente porque enxerga o Estado como propriedade de alguém e por muitos anos esteve no poder fazendo do Estado sua propriedade.
    Conto com quem pensa diferente, e se dispõe a nos ver, ler e ouvir, para desfazer essa imagem fabricada pelos interesses dessa minoria. Críticas, claro, são bem vindas e levadas em conta. Mas desde que baseadas em fatos concretos. No caso aqui, como seu próprio texto indica, é sinal de isenção, não de partidarismo ou inclinação de qualquer ordem. Posso assegurar, com base no que já fizemos, que se a notícia fosse inversa estaria na Agência Brasil do mesmo jeito.
    Obrigado mais uma vez,
    EC

    ResponderExcluir
  5. Aproveitando que Eduardo Castro lê este blog, gostaria de dirigir-lhe a pergunta: Naquela matéria em que deram voz a um diretor da Fiesp, que fez uma conta absolutamente maluca (até hoje não entendi como ele conseguiu chegar a tais resultados) para mostrar que o PIB brasileiro tinha sido supostamente o 2º que mais caiu no mundo (ele fez um "cálculo" da variação da variação, o que claramente é um caso bizarro de manipulação da informação), quem sugeriu a pauta ou a deixou passar? Há um editor que checa o tipo de informação que vai ao ar, sobretudo por se tratar de um veículo fonte de inúmeros jornais e sites que reproduzem seu conteúdo? Aguardo resposta, já pedindo licença ao autor deste blog...

    ResponderExcluir
  6. A ironia leve foi tão clara que assusta a reação do cara da EBC. Paquidérmica a reação! Espero que a Carta Capital, minha revista semanal, seja mais inteligente e sorria ao ler o texto do blogueiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe