quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cadê a crise que estava aqui?

O gato comeu a crise no Brasil? A nota abaixo é do jornalista Lauro Jardim, da revista Veja (não, não é da Agência Brasil ou da Carta Capital...). Confirmada esta informação de que este foi o melhor março da história da indústria automobilística, em pouco tempo o governo poderá dizer que suas ações contra a crise é que diferenciam a gestão petista da tucana: no primeiro caso, há superação dos problemas, ao contrário do que ocorria no passado, quando bastava uma marolinha na Rússia ou nos países asiáticos e o Brasil quebrava.

CARROS
Recorde de vendas em março

As montadoras estão em festa: elas tiveram o melhor março da história da indústria automobilística brasileira. Lubrificadas pela força da redução do IPI (e pelo temor de que o benefício não fosse ser renovado pelo governo), as empresas venderam 271 494 carros - um número 17% superior aos 232 147 de março de 2008.

Essa avalanche de carros vendidos no mês passado só perde para os 288 137 veículos vendidos em setembro - o pico de vendas da história da indústria automobilística no Brasil.

Além da redução do IPI, outros dois fatores podem ser elencados como responsáveis pelo poderoso desempenho de março: a redução das taxas de juros e a maior disponibilidade de crédito na praça.

A performance do primeiro trimestre também impressiona. Foram vendidos 668 314 carros - ou 3,1% a mais do que nos três primeiros meses de 2008, quando a economia brasileira (e mundial) ainda rodava na quinta marcha.

2 comentários:

  1. Sou gerente executivo de jornalismo da EBC, gestora da Agência Brasil. E juro que fiquei chocado com o comentário pretensamente gracioso que o autor fez sobre a procedência da nota acima. Ainda mais em se tratando de alguém do Observatório da Imprensa. Observatório, por sinal, produzido e apresentado pela TV Brasil e pela Rádio Nacional. Só reforça um esteriótipo falso acerca do trabalho da EBC. Realmente poderia ter passado sem essa.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo. Foi uma ironia com a Veja meu caro.

    mas enquanto isso:

    "Vendas das principais montadoras caem mais de 40% em março nos EUA"

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.