Pular para o conteúdo principal

Folha quer juros mais altos em 2010

O Banco Central da Folha de São Paulo já traçou o cenário para 2010 e 2011 (sim, 2011) e, com os números na ponta da língua, revela hoje, em matéria que mereceu chamada de capa e vai reproduzida abaixo, que a Selic subirá em pleno ano eleitoral. Bem, dá até desânimo comentar a matéria, se é que dá para chamar a coisa de matéria. Mas vamos lá: primeiro, a própria Folha não se cansa de dizer que o pior da "maior crise da história do capitalismo desde 1929" não passou, portanto dias mais difíceis virão pela frente. Ora, quando é para fazer a previsão do cenário para os juros, porém, o jornal dá como provável a recuperação da economia brasileira em 2010. Ademais, é um pouco ingênua a premissa de que o governo federal manterá, em 2010, o mesmo grau de autonomia que deu ao Banco Central todos esses anos. Ao contrário, os recentes movimentos em torno do Banco do Brasil mostram que a ala "desenvolvimentista" do governo Lula está avançando sobre os "ortodoxos" encastelados no BC. E é possível até que Henrique Meirelles deixe a presidência do banco para disputar a eleição de 2010... Este blog duvida que a taxa de juros suba em 2010, a menos que o crescimento seja tamanho que compense a impopular medida. Neste caso, porém, o crescimento será mais efetivo como cabo eleitoral do candidato governista do que a alta de juros para a oposição. Tudo somado, a materola da Folha não passa de cascata, como se diz no jargão das redações, e das ruins. Vai a seguir, para os leitores do blog.

Taxa de juros pode voltar a subir em 2010
Com expectativa de reaquecimento da economia e alta de preços das commodities, mercado projeta retomada na alta da Selic

Dúvida é se BC fará agora um corte maior do juro e depois subirá o que for necessário ou se vai reduzir menos a taxa para evitar alta forte em 2010

LEANDRA PERES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Se o Banco Central confirmar as expectativas do mercado financeiro nas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária) de junho e julho, o Brasil terá, pela primeira vez desde a estabilização econômica, em 1994, taxas de juros de um dígito, algo próximo a 9,25% ao ano. Mas o piso histórico não deverá durar muito. Provavelmente, não mais que um ano.
De acordo com as expectativas do mercado financeiro, a Selic -taxa de referência da economia- voltará a subir em 2010, ano eleitoral. As projeções até agora incorporam a elevação de um ponto percentual, o que colocaria a taxa próxima a 10,25% ao ano.
O Banco Central, que no último relatório fez questão de enfatizar o baixo risco de pressões inflacionárias em 2009, considera haver uma chance de 30% de a inflação chegar ao final do primeiro trimestre de 2011 em um patamar maior que 4,6%, acima do centro da meta fixada pelo governo.
A premissa que sustenta a provável elevação da Selic no ano que vem é a de que a economia brasileira estará se recuperando em 2011 amparada pela melhora no resto do mundo e pelo aumento nos preços das commodities. Como há uma defasagem de quase um ano entre o aumento de juros pelo BC e o impacto na economia, a elevação na taxa de juros teria que ser feita em 2010.

Preocupação
"No segundo trimestre do ano que vem, deve haver uma revisão da política monetária. Em 2011, inflação e crescimento podem voltar a preocupar", diz o economista Roberto Padovani, estrategista para América Latina do Banco WestLB.
Por trás dessa discussão está o que os economistas chamam de "juros de equilíbrio", um número que ninguém sabe precisar, mas que é considerado como uma taxa neutra, que não deprime o consumo e, ao mesmo tempo, é capaz de evitar que ocorra um superaquecimento da economia.
"Para tirar a economia do atoleiro, os juros têm que operar abaixo do equilíbrio. Mas na frente será necessário um ajuste fino", diz o economista Caio Megale, da Mauá Invest.
O presidente do BC, Henrique Meirelles, em entrevista recente à Folha, disse que é "prematuro" afirmar que o país tem condições de manter a taxa de juros em um dígito.
O debate que toma conta dos economistas que acompanham o BC é como será feita a elevação. A principal incerteza é a duração da crise econômica. Mas fatores internos também vão pesar. Entre eles, a resistência do governo, por exemplo, a um ajuste nos juros em ano eleitoral e até mesmo a saída de Meirelles para se candidatar ao governo de Goiás.
A dúvida é se o BC fará uma queda mais ousada agora e depois subirá o que for necessário ou se preferirá reduzir a Selic menos agora para não precisar fazer um ajuste maior no ano que vem.
"Tem muita incerteza até o momento. A única coisa que se pode dizer é que, se a atual condução da política monetária continuar, em algum momento até 2010, pode ser que a Selic tenha que subir. Quanto e quando é impossível saber neste momento", afirma o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe