Pular para o conteúdo principal

Cada um com seus "pobremas"?

O que vai abaixo é o artigo do autor destas Entrelinhas para o Correio da Cidadania. Em primeira mão para os leitores do blog.

O discurso contra a corrupção voltou a frequentar as primeiras páginas dos jornalões e revistonas após a entrevista do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) à revista Veja. Depois das "denúncias" de Jarbas, que não conseguiu apontar um único caso ou nome de corrupto de seu próprio partido, começaram a surgir algumas notícias envolvendo altos funcionários do Senado Federal - dois deles já demissionários.

Mais alguns dias se passaram e na semana passada o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) foi acusado de ter utilizado, em 2008, R$ 26 mil da verba indenizatória para pagar serviços feitos pela Eco Social Consultoria Sócio-Agrário-Ambiental Ltda, que tem como principal sócio o ex-deputado do PSOL João Alfredo, hoje vereador em Fortaleza. A denúncia foi feita pelo ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, hoje blogueiro em tempo integral. Maia insinuou ainda que os recursos serviram para financiar a campanha eleitoral de Alfredo. Alencar reconheceu o uso da verba e afirmou que não há nada de ilegal no que foi feito, informando ainda que discriminou em seu site o recurso e suspendeu os pagamentos durante a campanha eleitoral.

O caso do deputado do PSOL carioca, um dos parlamentares mais honestos e transparentes de que se tem notícia, é emblemático da confusão que pode ser instalada a partir de certas ondas moralistas e denúncias vazias. É um excelente aviso, inclusive, para o PSOL e para a presidenciável Heloísa Helena, que nos últimos anos tem se aprimorado justamente no discurso neo-udenista, mas com a roupagem da esquerda.

É óbvio que Alencar não tem nenhuma culpa no cartório nem fez nada de errado, mas a denúncia de Cesar Maia tem endereço certo: levantar a dúvida e mostrar ao povão que o PSOL, como o "antigo" PT, não é exemplo para ninguém e também tem lá os seus pecadores. Botar o nome de Alencar ao lado de Agaciel Maia, Renan Calheiros, José Sarney e outros menos cotados que vem aparecendo no noticiário era justamente a intenção marota do ex-prefeito do Rio. A jogada foi complementada com a representação na Corregedoria da Câmara contra Chico Alencar, apresentada pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), um adepto da dita nada branda, bem dura, duríssima, aliás.

Chico vai se explicar e certamente será absolvido, mas o episódio deveria servir de reflexão interna no PSOL. Há duas formas de fazer política: praticando o debate de ideias ou usando artimanhas e pequenos golpes contra os adversários. Na campanha de 2006, Heloísa Helena preferiu se aliar ao tucano Geraldo Alckmin e passou meses denunciando "dólares na cueca" e o espúrio "mensalão". Sim, tudo isto aconteceu, está sendo investigado e foi muito feio da parte de quem praticou os ilícitos. A maior parte dos protagonistas, por sinal, deixou o governo. Helena poderia ter feito uma campanha diferente, mostrando as limitações do governo Lula do ponto de vista das ideias que ele e o PT defendiam antes de chegar ao poder. Podia também apresentar o seu projeto alternativo de governo, explicar direitinho as mudanças que realizaria se vencesse a eleição. Preferiu bater no "ladrão", teve lá seus momentos de brilho e conseguiu uns votinhos dos que se revoltam com a "ladroagem".

Cada um responde por seus atos e escolhas, Heloísa é maior de idade, vacinada e sabe o que faz. Este colunista, porém, discorda da estratégia adotada pelo PSOL em 2006. Mas opinião, cada um tem a sua, o que vale a pena mostrar aqui é o perigo de insistir na tecla da reputação totalmente ilibada, da santidade e pureza dos "escolhidos", os integrantes do partido.

Ora, o PSOL também é feito de gente de carne e osso, certamente existem por lá companheiros suscetíveis a certos "desvios", para usar uma linguagem própria da esquerda. É óbvio que as forças da direita saberão explorar este flanco: quem posa de vestal responde por esta pose e se não consegue mantê-la, acaba caindo no ridículo de ter de explicar todo e qualquer "movimento suspeito", como muito bem ilustra o caso de Chico Alencar. O episódio envolvendo o parlamentar carioca, por fim, não deixa de ser um bom alerta para a conter a fúria neo-udenista de certos membros do PSOL. Resta saber se há espaço para este tipo de reflexão no partido.

Comentários

  1. Publicado hoje 15/03 no "O Globo" pag. 2 em "Frases da Semana":

    "O Brasil avançaria 100 anos se fizesse o impeachment do Presidente Lula. Seria importante isso. Veja como avançamos depois do impeachment de Collor. Logo depois elegemos um operário presidente da República".
    Protógenes Queiroz - Delegado da PF, segundo o blog do jornalista César Rocha. Antes, em palestra, Protógenes elogiara o presidente."

    Alguém sabe me dizer se isto que foi publicado é verídico?

    ResponderExcluir
  2. MIACK ESTÁS DE "PORRE"? REALMENTE O PSOL INVESTIU FURIOSAMENTE CONTRA TODO O PT E O PRÓPRIO LULA NO CASO DO "MENSALÃO", ATIRANDO ´PARA TODO LADO. NA VERDADE PASSOU DOS LIMITES EM SE FALANDO DAS CRÍTICAS. QUISERAM OBTER DIVIDENDOS COM AS DENÚNCIAS. "QUEBRARAM A CARA". HELOISA HELENA CAIU NO OSTRACISMO.AGORA NÃO TEM VOTO DOS ELEITORES TUCANOS, NEM DO PT.

    ResponderExcluir
  3. Se for verdade o que o Miack citou, baseado em leitura de O Globo, só vem confirmar que a análise do blogueiro está corretíssima e, pior, a turma do PSOL continua mirando em um alvo só. Depois levam tombos eleitorais estupendos, tem uma representação menor no parlamento e não sabem porque. Quanto ao Protógenes, que nunca escondeu sua simpatia pelo PSOL, vamos ver se ele é bom de bola mesmo quando for depor na CPI e falar tudo o que sabe, dando nome aos bois e ajudando esse país a crescer livre dos parasitas demos e seus superiores (dantas & cia).

    ResponderExcluir
  4. Companheiros e companheiras, Desde ontem, nossos companheiros Chico Alencar e João Alfredo vêm sendo atacados. Um factóide sem qualquer responsabilidade ou fundamento foi lançado pelo demo César Maia (RJ).

    Renato Roseno
    Minha reflexão é que há uma refinada conexão entre os ataques de hoje, os ataques à Luciana Genro na semana passada e toda a onda criminalizante da esquerda e dos movimentos sociais. Interessa à direita que uma nova alternativa de esquerda não tenha legitimidade social e que não ganhe vulto. Em resumo, querem nos colocar na vala comum da política institucional até mesmo antes que ameacemos as acomodações das forças do sistema (há 2010 na espreita e a direita ideológica quer disputar seu naco).

    A questão é que as novas tecnologias permitem a fácil replicabilidade. Como a intenção da imprensa é nivelar por baixo (assim, o povo não há de confiar em organizações ideológicas à esquerda), somente hoje mais de 270 blogs e sites de notícias reproduziram basicamente a mesma matéria feita pela Agência Estado.

    Precisamos combater neste ambiente das mídias eletrônicas também. Os abutres de plantão, que por motivos diversos são incomodados com o surgimento do PSol (à direita e à esquerda), também se fartam em comentários e malidicências, contribuindo para a ação contra nós. Temos que reagir. Sei da solidariedade de todos, mas é precisor militar em defesa de nossos companheiros, de nosso coletivo e de nosso projeto. Vamos impulsionar uma reflexão crítica e politizada sobre o fato: em primeiro lugar, não há denúncia contra nós. É um factóide e precisa ser (des)qualificado como tal. Em segundo lugar: devemos questionar a quem interessa isso (a criminalização e achincalhamento dos lutadores sociais e dos movimentos. Lembrem-se: neste exato momento há uma ofensiva contra o MST). E, por fim, pensar o porquê da grande imprensa ser tão prodigiosa e ágil em reproduzir este tipo de informação que contraria qualquer parâmetro de sensatez e coerência. É a aposta no pior. Contra isso, temos que agir.

    Levar bordoadas do José Aníbal (PSDB), do Roberto Jefferson e do César Maia (DEM) é atestado de boa conduta política e ideológica.

    "É preciso estar atento e forte"
    Abraços,

    Renato




    ---------------







    Esclarecimentos de João Alfredo e Chico Alencar


    Diante da nota publicada no ex-blog de César Maia (DEM - RJ), reproduzida em blogs de jornalistas cearenses, o Vereador João Alfredo e o Dep Federal Chico Alencar divulgam os esclarecimentos seguintes, a fim de que não pairem quaisquer dúvidas sobre a conduta dos parlamentares do PSol:




    "Venho, respeitosamente, prestar esclarecimento acerca da notícia veiculada hoje, intitulada 'Blog de César Maia faz denúncia envolvendo vereador João Alfredo':

    1. Sou advogado, mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará e professor de Direito Ambiental na Faculdade 7 de Setembro, nesta cidade.

    2. Nesta qualidade, durante os anos de 2007 (a partir de fevereiro) e 2008 (até 31 de dezembro) – época em que não exerci nenhum mandato popular ou qualquer outra função pública – prestei consultoria jurídica, legislativa e em políticas públicas ao Greenpeace Brasil e ao mandato do Deputado Chico Alencar.

    3. Tal consultoria se deu através da firma 'Eco Social Consultoria Sócio-agrário-ambiental Ltda', da qual sou um dos sócios e que tem, entre seus objetivos, a prestação de serviços de consultoria jurídico-político-legislativa (...) em questões agrárias, sócio-ambientais e de direitos humanos; sociedade esta devidamente registrada na Junta Comercial do Estado do Ceará.

    4. No período acima referido – com exceção da quadra eleitoral – compareci semanalmente a Brasília para, no gabinete do Deputado Chico Alencar (o que era compatível com o trabalho do Greenpeace, através de seu escritório ali situado) prestar meus serviços de consultoria, constituído da elaboração de pronunciamentos, proposições legislativas, acompanhamentos das audiências públicas e das matérias nas diversas comissões do Congresso Nacional, trabalho que pude me desincumbir dado o conhecimento adquirido como deputado federal na legislatura passada.

    5. O pagamento desses serviços se deu, no âmbito da Câmara, através da verba indenizatória, procedimento absolutamente legal, tanto que é divulgado no site do próprio Deputado Chico Alencar, de onde César Maia retirou as informações.

    6. Durante esse período, a firma 'Eco Social' recolheu os tributos federais e municipais devidos.

    Por tudo isso, entende não haver 'denúncia', pois todo o procedimento foi pautado no Direito e na Ética. Agradecendo, desde já, a atenção e a publicação dessa nota, subscrevo-me atenciosamente,

    João Alfredo Telles Melo,
    Vereador de Fortaleza pelo PSOL"

    No mesmo sentido, o Dep. Federal Chico Alencar enviou a César Maia a seguinte nota, restituindo a verdade:

    "Caro César,

    Com relação à nota publicada hoje (09/03/09) em seu ex-blog (“VERBA INDENIZATÓRIA DOS DEPUTADOS FEDERAIS! QUEM DIRIA!”), esclareço, em nome da transparência no uso do dinheiro público e da ética na política, que:



    1. Como você reconhece, já publicamos, em nossa Página na internet, todos os nossos gastos, de forma detalhada. E bem antes de a Câmara Federal decidir por divulgar os gastos de forma específica, disponibilizando o CNPJ das empresas e entidades ressarcidas. A bancada do PSOL foi uma das que mais pressionou, nas reuniões de líderes, para que a medida fosse tomada.

    2. A Eco Social Consultoria Sócio-agrário-ambiental Ltda. prestou excelentes serviços ao nosso Mandato. O fato de ter como sócio e principal consultor um ex-parlamentar do Partido não a descredencia a nos assessorar nas questões inerentes ao Meio Ambiente, Políticas Agrária e Agrícola e Direito Público. O advogado, professor e ambientalista João Alfredo Telles Melo, respeitado pelo notório conhecimento nesses setores, eleito recentemente vereador mais votado de Fortaleza (em campanha austera, fundada em idéias e causas), qualificou nossa atuação, com pareceres, propostas legislativas, relatórios periódicos e sugestões de Requerimentos de Informações e pronunciamentos, além da presença regular em Brasília, para participar de reuniões, seminários e audiências. Essa consultoria, portanto, é legal, legítima e competente, também arrimada na experiência de João Alfredo como ex-parlamentar federal (a exemplo de seu conterrâneo Moroni Torgan, contratado, sem questionamentos, pela liderança do DEM – e que também disputou as eleições municipais).



    3. Por zelo, embora sem determinação legal a respeito, no período eleitoral os serviços de consultoria prestados pela Eco Social foram suspensos, como revela nossa prestação de contas.



    Certo do seu espírito democrático, com a publicação desse esclarecimento, o abraço do Chico Alencar, deputado federal (PSOL/RJ)"



    Ainda sobre o mesmo fato, outra nota do Dep. Fed. Chico Alencar



    "O ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), em nota de seis linhas no seu ex-blog de ontem (9/3), com o habitual estilo ferino, questiona o pagamento de serviços prestados ao nosso Mandato pela EcoSocial Consultoria Sócio-agrário-ambiental Ltda., que tem no advogado, mestre em Direito Público e professor de Direito Ambiental João Alfredo Telles Melo seu grande nome. Face ao que, absurda e injustamente, alguns onlines divulgaram como "acusação de fraude" (!) - termo que nem o adversário político Cesar utilizou -, cumpre-nos esclarecer que:


    1. O ex-prefeito reconhece que obteve essas informações no próprio site do nosso Mandato, que desde o ano passado, pioneiramente - com outros poucos - detalha os gastos com a indenizatória: transparência é para quem nada tem a ocultar;



    2. A verba indenizatória destina-se, entre outras finalidades, a ressarcir consultorias, que qualificam os mandatos parlamentares nos campos de atuação onde são mais demandados;



    3. A EcoSocial, devidamente registrada e apta, visa "a prestação de serviços de consultoria jurídico-político-legislativa (...) em questões agrárias, sócio-ambientais e de direitos humanos";



    4. João Alfredo tem reconhecido e notório saber nestas áreas, não exercia mandato público neste período nem estava cassado de seus direitos de cidadão trabalhador, profissionalmente habilitado. Aliás, também prestou assessoria para o Greenpeace, o que revela a excelência de sua especialização;



    5. Nosso Mandato e, permito-me afirmar, a sociedade brasileira, agregaram valor com sua consultoria efetiva e absolutamente legal, traduzida, para além da presença regular em Brasília, em elaboração de pareceres e análises de iniciativas do Executivo, sugestões de projetos de lei, emendas e requerimentos de informação, pronunciamentos, acompanhamento da tramitação de matérias, seminários e audiências públicas, todas envolvendo as gravíssimas questões ambientais, fundiárias e de Direitos Humanos;



    6. João Alfredo, como qualquer cidadão, tinha o direito de candidatar-se no pleito municipal de 2008, e sua postulação - em campanha austera e propositiva - foi referendada pela população de Fortaleza, que o tornou o vereador mais votado da cidade; no período pré-eleitoral e, por óbvio, depois de sua posse, os serviços de consultoria da EcoSocial foram suspensos.

    Esclarecimento feito, fica uma indagação: a quem interessa criar uma cortina de fumaça para se desviar o foco das fraudes, da corrupção que subtrai milhões e do uso em benefício pessoal de recursos públicos, procedimentos que perigosamente vão sendo banalizados na vida nacional?


    Chico Alencar, deputado federal (PSOL/RJ)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe