Pular para o conteúdo principal

Alô, Rodrigo Maia, o Fraga será expulso?

A história do deputado federal licenciado Alberto Fraga (DEM-DF), que acha normal usar recursos públicos para pagar o salário da sua empregada doméstica, ainda vai render bastante. Como todos sabem, o DEM é um partido que em hipótese alguma aceita este tipo de comportamento e fará questão de punir Fraga. Este blog aposta que o presidente da legenda, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), não hesitará em mandar o parlamentar em questão procurar outra sigla, porque no DEM não tem esse negócio de misturar as esferas pública e privada. É só esperar um pouco, e não demora muito, porque entre os Democratas não tem este papo de justiça lenta e morosa. É tudo rápido, vapt-vupt. O que vai abaixo é a matéria da Folha de S. Paulo na qual Alberto Fraga justifica a contratação da faxineira pelo seu ex-gabinete na Câmara com o precioso argumento de que ela "vai ao banco, este tipo de coisa". Na íntegra, para os leitores do Entrelinhas.

Democrata afirma não ver problema em pagar empregada com verba de gabinete

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado federal licenciado e secretário de Transportes do Distrito Federal, Alberto Fraga (DEM), disse não ver problema em usar a Câmara dos Deputados para contratar Izolda da Silva Lima, que mora e trabalha em sua casa, apesar de ele negar que ela seja empregada doméstica. Afirma que tem dinheiro para pagá-la, mas não o usa porque "não quer".

"Já fui e voltei tantas vezes da secretaria. E na verdade ela ainda é contratada por mim, pelo meu gabinete [que agora é ocupado pelo seu suplente, Osório Adriano]", justifica.

Fraga admite que pediu para Adriano não exonerar Izolda e disse que não tem nenhum receio em mantê-la lá.
"Eu pedi, evidentemente, se ele pudesse segurar ela. Se for o caso, se for para satisfazer o ego de vocês, eu volto amanhã para a Câmara e ela [Izolda] continua [contratada pelo gabinete]. Não tenho nenhum tipo de receio de vocês, não", afirmou.

Funções

O secretário não soube precisar que tipo de serviço Izolda exerce. "Desculpa, não tenho que ficar dando esse tipo de satisfação. Ela vai ao banco, esse tipo de coisa", afirmou.

Segundo ele, a funcionária vive em sua casa porque perdeu o pai recentemente e mora muito longe, em uma fazenda afastada de Brasília.

"Vocês não têm mais um castelo, agora querem uma doméstica fabricada. Mas vamos lá, vamos lá, eu gosto desse jogo", ironizou Fraga, em referência ao deputado federal Edmar Moreira (sem partido-MG), dono de um castelo avaliado em cerca de R$ 25 milhões não declarado à Justiça Eleitoral. Moreira está ameaçado de enfrentar processo de cassação.

Osório Adriano (DEM-DF) disse não ter como substituir todos os funcionários, pois Fraga volta para assumir o mandato quando julga conveniente. "Tem gente dele que até presta serviço para mim também. Substituir todo o pessoal é um trabalho imenso."

Adriano contou que ele e Fraga planejam uma dobradinha nas próximas eleições, com Fraga para senador e ele para deputado federal.

"Sou muito amigo do Fraga. A gente tem essa troca de interesses. Tem gente dele que me ajuda também. Esse pessoal de base, fazendo uma politicazinha", afirma Adriano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe