quinta-feira, 19 de março de 2009

Lição de manipulação jornalística na web

Primeiro, o título da matéria da Folha Online: "Desemprego pesa e cheque sem fundo cresce 20% em dois meses"

Agora, o pé da reportagem sobre o crescimento da inadimplência: "Sobre o principal motivo da dívida, não houve mudança entre os meses. O líder do ranking ainda é o descontrole financeiro/esquecimento, com 63,5%, seguido por emprestar o nome a terceiros (6,33%). Desemprego, que em janeiro ocupou o terceiro lugar (7%), caiu para a quinta posição (2,43%)."

Por fim, a explicação do título: "Segundo os técnicos da Serasa Experian, o aumento da inadimplência com cheques se deve 'ao maior endividamento de parte da população, às despesas sazonais de início de ano (como IPTU, IPVA e gastos escolares) e à redução do número de empregos formais no último trimestre de 2008'".

Tudo somado, o título da Folha Online é apenas um chute, provavelmente errado, inclusive. O número de cheques sem fundo devolvidos cresceu, como sempre cresce nesta época do ano. Mas cresceu em relação ao ano anterior, quando o país vivia um boom econômico e o crédito estava farto. Era óbvio que a inadimplência aumentaria com a crise, estranho seria se o número de cheques devolvidos diminuísse em vez de aumentar. Afirmar que este movimento se deve ao desemprego é um absurdo lógico, no entanto, conforme se pode ler na própria matéria. Até agora, os recém-desempregados ainda estão recebendo as recisões e provavelmente não estão passando os voadores porque perderam o emprego. A principal causa é o descontrole financeiro - gente que tomou mais empréstimos do que poderia ou teria capacidade de honrar. No futuro, é óbvio que o desemprego vai afetar esses índices, mas no momento trata-se apenas e tão somente de manipulação da mídia para espetar o governo Lula.

2 comentários:

  1. PRECISAMOS COMPREENDER QUE A ÚNICA ARMA DESSES IMCOMPETENTES É A MANIPULAÇÃO DE DE NOTÍCIAS, RESULTADOS, E ÍNDICES. VAMOS CONVIVER DAQUI PARA SEMPRE, COM UM CRESCENTE DE GOLPES BAIXOS. NOS CABE O PAPEL IMPORTANTE E FUNDAMENTAL DE DESMASCARÁ-LOS.

    ResponderExcluir
  2. Veja essa: Do site da Carta Capital

    Aqui,o jornalista Leandro Fortes, publica no site da Carta Capital, mais uma do Gilmar Mendes e do Michel Temer. Estamos sob a ditadura da mais nova revelação do STF, o seu presidente, introduzido pelo ex-FHC.Trecho da matéria escrita por Fortes sob o titulo ” Carta Aberta aos Jornalistas do Brasil”:

    http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=8&i=3640

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.