sexta-feira, 13 de março de 2009

Uma notícia, duas manchetes

O pessoal da Folha não pode ver notícia boa, arruma logo um jeito de tentar jogar água no chopp. A seguir a formulação do G1 e da Folha Online para a mesma notícia. O leitor vai logo notar a diferença. Um é o fato puro, o outro, início da manipulação ("melhorou, mas não é por causa do governo, não!"). Confiram:

G1
Vendas do varejo voltam a crescer após três meses
Puxado por setor de veículos, comércio registra alta de 1,4% em janeiro.

Folha Online
Promoções impulsionam alta da venda no varejo, diz IBGE
As vendas voltaram a subir em janeiro, após três meses de retração. Além das promoções pós-Natal, o aumento da renda em janeiro também teve influência no resultado.

2 comentários:

  1. Melhor tentar evitar a expressão "fato puro" em jornalismo. Por mais que se esforce, o jornalista sempre acaba deixando uma pequena "interpretação" no texto escrito, na imagem captada, etc.

    ResponderExcluir
  2. A MÍDIA GOLPISTA É TODA IGUAL! A MANCHETE DE HOJE DO JORNAL SAFADO CONHECIDO COMO O GLOBO, ESTAMPA QUE O GOVERNO VAI CORTAR O AUMENTO DOS SERVIDORES. QUE EU SAIBA NÃO TEM NADA DECIDIDO. MAS OS PILANTRAS ESTÃO DOIDOS PARA JOGAR OS SERVIDORES CONTRA O GOVERNO. FICAM "FUÇANDO" ALGO PARA ATORMENTAR O LULA.

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.