Pular para o conteúdo principal

Obama e a derrapada da mídia brasileira

Mais um artigo do autor destas Entrelinhas para o Observatório da Imprensa. Na íntegra, para os leitores do blog.

OBAMA LÁ
Imprensa brasileira derrapa na cobertura

Os jornais brasileiros têm dedicado bastante espaço ao governo de Barack Obama, como de resto a mídia do mundo inteiro, tanto em decorrência da crise financeira nascida no coração do império quanto pelo fato de o presidente norte-americano ser realmente uma novidade histórica, seja pela cor da sua pele ou por sua peculiar trajetória.

No Brasil, pelo menos até agora, a cobertura oscila entre um olhar provinciano e frívolo, atento a detalhes desimportantes (e com leve carga racista, perceptível no tratamento dispensado à primeira-dama Michelle), e, em outro extremo, muito oba-oba e bajulação, como se Obama fosse um novo messias que apareceu para redimir o capitalismo e os valores americanos. Entre esses dois pólos, o que não se vê na mídia brasileira são análises mais detidas e alentadas sobre os atos que o novo presidente vem tomando, dia após dia, desde que assumiu o cargo.

Um bom exemplo de cobertura rasteira em um episódio que merecia – e continua merecendo – aprofundamento pode ser encontrado na maneira com que a imprensa brasileira tratou o anúncio do primeiro Orçamento elaborado pela equipe de Obama. Nos Estados Unidos, o ano fiscal começa em outubro e a peça orçamentária, que deverá ser votada até abril, foi apresentada na semana passada pelo presidente. Segundo o economista e prêmio Nobel Paul Krugman, o Orçamento de Obama representa uma ruptura não apenas com o governo anterior, mas "com as tendências políticas dos últimos 30 anos". De acordo com Krugman, se o Congresso americano aprovar "qualquer coisa parecida com o plano anunciado", Obama "terá posto os EUA em um novo rumo".

Antes de mais nada, é preciso lembrar que Krugman vinha criticando bastante as medidas tomadas pela equipe econômica do novo governo, especialmente no que diz respeito aos planos de resgate anunciados antes do Orçamento. A mudança no tom da análise decorre, portanto, dos números que estão na peça orçamentária. Krugman leu e percebeu que movimentos muito importantes estão planejados ali. Se o Congresso mantiver a essência do texto enviado pelo presidente, a ruptura será real e profunda – os 30 anos a que Krugman se refere estão relacionados a um ciclo iniciado no governo Reagan e que depois acabou conhecido como reaganomics. Sob Reagan, a essência da receita aplicada ao país foi diminuir o gasto do governo e a taxação sobre o capital, desregulamentar a economia e adotar uma política monetária rígida para conter a inflação. A rigor, mesmo no governo democrata de Bill Clinton este ciclo não terminou.

Enterro do reaganomics

Agora, sob Obama, parece que o reaganomics vai finalmente ganhar um enterro definitivo, mas por aqui ninguém está dando muita bola, e a coisa foi tratada como mais um lance do presidente que sofrerá alguma oposição republicana no Congresso. Sim, os jornalões brasileiros publicaram traduções do artigo de Krugman, mas o noticiário sobre o anúncio do Orçamento ficou pobre e se ateve muito mais a algumas das medidas que dizem respeito diretamente ao Brasil, como a redução nos subsídios agrícolas. Aliás, neste ponto vale a pena lembrar que durante a campanha eleitoral, no ano passado, os principais colunistas políticos e econômicos do país apostavam que a gestão democrata seria mais protecionista do que um eventual governo republicano de McCain. Obama, porém, já surpreendeu os sábios de Pindorama ao mostrar que democratas não necessariamente são mais protecionistas do que os republicanos.

Voltando ao que interessa, a verdade é que a imprensa brasileira não compreendeu o alcance e a importância das mudanças iniciadas sob Obama em tão pouco tempo. O caso do Orçamento é apenas um deles; na esfera política a mídia tupiniquim também derrapou feio. Duvidava (e ainda duvida, pois apresenta a promessa com laivos de ironia) que o presidente tivesse coragem para acabar com a base de Guantánamo e com a guerra no Iraque, mas eis que Obama cumpre o prometido e dá os primeiros passos nas duas direções.

No fundo, há uma certa perplexidade dos jornalistas brasileiros com este novo personagem. A campanha de Barack Obama se assemelhou, em vários pontos, à do presidente Lula em 2002 ("yes, we can" e "hope" lembram muito a "vontade política" e "a esperança vai vencer o medo"), mas diferentemente do líder brasileiro, Obama começou a governar cumprindo o que prometeu, fazendo o que disse que ia fazer. Claro, muita coisa ele não revelou, preferiu respostas evasivas, mas do que poderia ser considerado o seu programa básico de campanha, a verdade é que o presidente vem encaminhando as propostas, e até com grande agilidade. Uma parte da imprensa brasileira não conseguiu encaixar um tom para a cobertura justamente porque esperava sair logo questionando Obama pela falta de cumprimento das promessas ou contava ainda com um tempo maior para que ele de fato começasse a aplicar o "change", outro slogan eleitoral.

Sim, um pouco de ceticismo não faz mal a ninguém e é verdade que o governo Obama está só começando, mas é preciso atenção para não assistir ao bonde da história passar bem na frente sem levar aos leitores e telespectadores a essência do itinerário. E aparentemente muita coisa está mudando nos EUA, com Obama e com a crise econômica. Não é o que a cobertura da mídia tupiniquim está conseguindo captar.

Comentários

  1. Voce descreveu exatamente o que vejo na imprensa brasileira. A cobertura e primaria. Independente de cobra-lo ou nao, funcao da imprensa, a cobertura e cheia de preconceito e desiformacao.
    Abraco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe