Sim, a crise é grave, o Brasil não está imune a ela e já sofre as consequências. Alguns dados da economia real, porém, mostram que a situação por aqui não é assim tão dramática como pintam certos colunistas e a maior parte dos jornalões. A nota abaixo está no blog do jornalista Lauro Jardim, da insuspeita Veja. Insuspeita, neste caso, porque não é propriamente uma publicação lulista ou adepta do polianismo econômico.
Vendas sobem pelo terceiro mês consecutivo
A indústria automobilística ainda está pulando Carnaval. As montadoras acabam de fechar os números de fevereiro e o resultado foram vendas superiores a janeiro e, na média, semelhante às do ótimo fevereiro do ano passado.
Aos números: foram vendidos 199 391 veículos contra 197 476 em janeiro. A média diária, no entanto, é muito maior: enquanto fevereiro teve somente dezoito dias úteis, janeiro contou com 24. Em relação ao mês de fevereiro de 2008, foram vendidos 0,7% a menos em números absolutos. Mas neste ano, fevereiro teve menos dias úteis que em 2008.
A razão do bom desempenho tem nome e sobrenome: maior disponibilidade de crédito e antecipação de compra de carros novos por parte dos consumidores, pois está previsto para o final de março o término da redução do IPI que vigora desde o início de dezembro.
Daqui para frente este é o desafio da indústria, que tem vendas crescentes há três meses consecutivos: como manter números reluzentes quando chegar ao fim da redução do IPI?
Vendas sobem pelo terceiro mês consecutivo
A indústria automobilística ainda está pulando Carnaval. As montadoras acabam de fechar os números de fevereiro e o resultado foram vendas superiores a janeiro e, na média, semelhante às do ótimo fevereiro do ano passado.
Aos números: foram vendidos 199 391 veículos contra 197 476 em janeiro. A média diária, no entanto, é muito maior: enquanto fevereiro teve somente dezoito dias úteis, janeiro contou com 24. Em relação ao mês de fevereiro de 2008, foram vendidos 0,7% a menos em números absolutos. Mas neste ano, fevereiro teve menos dias úteis que em 2008.
A razão do bom desempenho tem nome e sobrenome: maior disponibilidade de crédito e antecipação de compra de carros novos por parte dos consumidores, pois está previsto para o final de março o término da redução do IPI que vigora desde o início de dezembro.
Daqui para frente este é o desafio da indústria, que tem vendas crescentes há três meses consecutivos: como manter números reluzentes quando chegar ao fim da redução do IPI?
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