Pular para o conteúdo principal

Dilma cresce em pesquisa tucana

Matéria do jornal O Globo, reproduzida abaixo, revela que a ministra Dilma Rousseff já aparece na casa dos 20% de intenção de votos, no Nordeste, em uma pesquisa encomendada pelo PSDB. A expectativa tucana é que nas próximas enquetes a ministra apareça com os mesmos 20% em âmbito nacional. Não é preciso ser nenhum gênio para perceber que qualquer poste apoiado por Lula terá muito mais do que 20% no Nordeste. O problema real e de difícil mensuração é o potencial para crescer além dos 30%, taxa que o PT tradicionalmente consegue, qualquer que seja o candidato. Lula ultrapassou esta faixa já na primeira eleição presidencial que disputou e sempre conseguiu mais do que o terço petista de votos. De 1989 para cá, o mundo mudou, a classe média e os ricos perderam o "medo de ser feliz" e a eleição de 2010 se anuncia bem diferente das anteriores, a menos que a crise vire tudo de ponta cabeça, o que neste momento parece pouco provável. Sem Lula na urna, a disputa se dará em torno do programa de televisão - quem for mais eficiente vai levar. Bobagem achar que será um "plebiscito" da atual gestão, aprovadíssima pelo povão. Este blog aposta em uma campanha mais "técnica" e muito menos emocionante do que as anteriores.

Sucessão: pesquisas do PSDB mostram crescimento de Dilma

Publicada em 12/05/2009 às 23h46m
Gerson Camarotti e Luiza Damé

BRASÍLIA - Pesquisas encomendadas pelo PSDB no Nordeste indicam crescimento consistente da pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff para a sucessão presidencial de 2010, depois do anúncio de que ela está em tratamento contra um câncer linfático. No Nordeste, ela já teria 20% das intenções de voto, contra cerca de 40% do governador tucano José Serra (SP). A expectativa do PSDB é que, nas próximas pesquisas nacionais, Dilma passe do patamar de 11% a 15% para cerca de 20%, consolidando a polarização com Serra.

Por esses levantamentos, Dilma cresceu tirando votos dos pré-candidatos Ciro Gomes (PSB) e Heloísa Helena (PSOL). A avaliação de tucanos é que a ministra subiu rapidamente nas pesquisas após a grande exposição na mídia nos últimos dias. Além disso, a percepção inicial é que houve uma "humanização" de Dilma. O PSDB ainda não tem uma análise sobre o impacto eleitoral do tratamento de saúde da ministra até 2010.

Impedido de trabalhar imediatamente uma candidatura devido à indefinição entre os governadores José Serra e Aécio Neves (MG), o PSDB montou uma estratégia agressiva para tentar conter a influência eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobretudo em regiões onde ele tem grande aprovação, como o Nordeste. Agora, a ordem é formar palanques sólidos e ter candidaturas competitivas para barrar o poder de transferência de votos de Lula em favor de Dilma.

A avaliação da cúpula tucana é que hoje o partido não tem nomes naturais e competitivos nos principais estados. Preocupa muito a situação no Rio Grande de Sul, onde a governadora Yeda Crusius está com avaliação sofrível. Mas a direção do PSDB vai ouvir Yeda hoje antes de tomar uma posição sobre as denúncias de caixa dois na campanha eleitoral. Nos bastidores, tucanos já admitem que Yeda não tem condições de tentar a reeleição e já articulam apoio ao prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, possível candidato do PMDB.

Segundo o deputado gaúcho Cláudio Diaz, vice-presidente do PSDB, o partido confia na governadora, mas entende que ela deve conduzir sua defesa:

- O partido não mudou uma vírgula em relação à governadora, confia nela, mas cabe a ela comandar o processo de defesa. Diaz nega que o PSDB esteja "rifando" Yeda na eleição de 2010. Mas tucanos e peemedebistas avaliam que a instalação de uma CPI na Assembleia Legislativa gaúcha fortalecerá a posição do PT, adversário dos dois partidos no estado. A tendência do PMDB é não inviabilizar o governo tucano, mas Yeda não disputaria a reeleição, e o PSDB se aliaria a Fogaça contra o candidato petista, provavelmente o ministro Tarso Genro (Justiça).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe