Pular para o conteúdo principal

Yeda está nas mãos do DEM

A entrevista abaixo é estarrecedora, saiu no Zero Hora e revela o descalabro que tomou conta do Rio Grande do Sul. Se a governadora Yeda Crusius (PSDB) tiver o mínimo de bom senso, abandona a ideia de concorrer à reeleição. Vai ser difícil para a tucana acabar o mandato, reeleger-se parece algo totalmente fora de propósito. Mas o mais curioso é que o mandato de Yeda parece estar nas mãos do DEM. Se o vice-governador democrata quiser, detona o governo tucano com dois ou três telefonemas para a imprensa... A seguir, a entrevista de Feijó.

“Tenho outros e-mails que são comprometedores”, diz Feijó
Vice-governador confirmou que repassou R$ 25 mil de uma concessionária a Bordini
Marciele Brum | marciele.brum@zerohora.com.br

Depois de passar o final de semana recolhido em Punta del Este, o vice-governador Paulo Feijó (DEM) retornou a Porto Alegre e confirmou ontem que repassou R$ 25 mil da concessionária de veículos Simpala dentro de uma mochila da sua academia a Rubens Bordini, o tesoureiro da campanha da governadora Yeda Crusius em 2006. O dinheiro não consta na prestação de contas da campanha.

O vice nega que tenha repassado e-mails à revista Veja, que na edição desta semana divulgou a troca de mensagens entre Feijó e Bordini acertando o repasse da doação de R$ 25 mil.

A seguir, a entrevista de Feijó a Zero Hora concedida ontem à noite por telefone:

Zero Hora – O senhor repassou em 2006 R$ 25 mil da Simpala para Rubens Bordini?

Paulo Feijó – Tenho esse e-mail onde aparece o Bordini respondendo “muito obrigado” pelos brindes. A Veja só colocou um pedaço do e-mail. Naquela semana, eu tinha inaugurado a minha academia. E dei para todo mundo que ia na academia como brinde um boné, uma mochila, uma garrafinha térmica. Daí, apareceram os R$ 25 mil. Não sabia que era em dinheiro. Eu mandei lá buscar. O que eu fiz? Melhorei o embrulho. Eu ia mandar o dinheiro para o Bordini mas não sabia por quantas mãos ia passar antes de chegar nele. Então botei dentro da mochila. Tenho o e-mail dele me respondendo “obrigado pelos brindes. Ainda bem que a embalagem estava mal e tu teve que melhorar”. O Marco Antonio Kraemer (gerente de relações institucionais da GM) não tem nada a ver com isso. Como meu amigo no meio empresarial, ele me disse: “Olha, uma revenda nossa quer contribuir com a campanha. É a Simpala”. Ele fez contato com a Simpala e marcou horário: pode procurar o fulano com telefone tal que ele vai contribuir. Mandei uma pessoa lá que esperava receber um cheque e recebeu o dinheiro. O que eu fiz? Não ia mandar um maço de dinheiro para o Bordini. Botei dentro de uma camiseta, dentro de uma mochila e disse: “Isso é brinde da academia, entrega para Bordini”. Bordini tinha de emitir um recibo eleitoral, entregar à Simpala e declarar na campanha.

ZH – O senhor repassou e-mails pessoais à revista Veja?

Feijó – Não entreguei.

ZH – Quem passou os e-mails?

Feijó – Qualquer pessoa que queira prejudicar o governo, a imagem da governadora e criar mais intriga. Ou alguém que queira demonstrar as realidades da campanha. Eu costumava mandar e-mails com cópia oculta. Qual era o meu elo? Falar com empresários. Se houvesse interesse (em fazer doações), comunicava ao Bordini. A operacionalidade de buscar e emitir recibo era do Bordini e não minha.

ZH – O senhor tem um arquivo de e-mails da campanha de 2006. O senhor liberou o acesso?

Feijó – Dei acesso a todas as pessoas que recebiam como cópia oculta. Não dei acesso ao que tenho guardado hoje.

ZH – Por que esses e-mails vieram a público neste momento?

Feijó – Quem está fomentando isso é quem deve responder.

ZH – O senhor denunciou irregularidades à Justiça Eleitoral?

Feijó – Não, porque não participei do segundo turno da eleição e do fechamento de contas. Esse não era o papel do PFL (hoje DEM) na época. Existia um acordo firmado entre o presidente do PFL, Onyx Lorenzoni, e a presidente do PSDB, Yeda Crusius, muito anterior à campanha. Esse acordo definia que o PFL não teria responsabilidade sobre nenhuma conta de campanha. Não precisávamos nem ajudar a captar dinheiro. Os únicos que prestavam as contas à Justiça era o PSDB, o Bercílio Silva (na época presidente em exercício do PSDB) e o Bordini. Talvez a Yeda. Fomos alijados do processo no primeiro dia após o primeiro turno. Nunca mais me chamaram. Pediram que me afastasse.

ZH – O que o senhor acertava por e-mail?

Feijó – Eu era presidente da Federasul. Tenho uma rede de contatos empresariais. Foi por essa razão que fizeram eu deixar a candidatura ao Senado para ser vice. Era para ter uma aceitação maior (de Yeda Crusius) no meio empresarial. E para fazer contatos. Tenho e-mails da Ipiranga, da Gerdau, da Copesul e de inúmeras empresas, pequenas, médias e grandes, que não são comprometedores. Agora, tenho outros e-mails que são comprometedores. Se quisesse tornar isso público, já tinha feito há muito tempo.

ZH – O que há de comprometedor nesses outros e-mails?

Feijó – É o mesmo tipo de e-mail que foi divulgado (pela revista Veja).

ZH – Quantos e-mails comprometedores o senhor têm?

Feijó – Não analisei a minha pasta. Não vou abrir centenas, milhares de e-mails e ler um por um, coisas de 2006.

ZH – Por que o senhor foi excluído após o primeiro turno?

Feijó – Pela minha maneira de administrar as coisas, de querer saber a origem dos recursos e onde eram gastos, como faço em qualquer empresa.

ZH – Faltava transparência na campanha?

Feijó – Totalmente. Na época, nunca foi apresentado a mim e a Onyx nada sobre o tipo de despesas.

ZH – O senhor pretende tornar público o material guardado?

Feijó – Não por meio de veículo de comunicação. Se for convidado ou convocado para ir em juízo ou a uma CPI, responderei tudo o que me perguntarem. O que não me perguntarem não vou responder.

ZH – O senhor tem relação com o lobista Lair Ferst?

Feijó – Nunca tive e não tenho. Conheci o Lair na campanha e no comitê do PSDB. Ele estava todo o dia lá. Às vezes, na noite, encontro ele num restaurante quando estou com a minha família. Já encontrei ele em uma festa. Não conversei com ele.

ZH – Lair teve acesso aos seus e-mails?

Feijó – Acesso ele poderia ter. Ele e qualquer um que pudesse entrar na sala onde estavam os computadores na campanha. Todos tinham acesso a qualquer informação. É muito fácil sentar numa máquina e copiar arquivos para um pen drive. Não precisa de senha. Se o outlook (software de correio eletrônico) está aberto, tu copias tudo. Sabia-se quanto entrava (de dinheiro), mas nunca tinha acesso a saídas. Perguntava para o Bordini o que seria pago na semana. Mas ele dizia que não podia informar.

ZH – O senhor quer derrubar a governadora Yeda Crusius?

Feijó – Absolutamente. Eu ajudei a elegê-la e não tenho interesse nem vontade disso. Entendo que o Rio Grande do Sul perde muito com tudo o que está ocorrendo.

ZH – O senhor teve acesso às fitas que foram divulgadas pelo PSOL?

Feijó – A parte delas.

ZH – Como teve acesso?

Feijó – Um amigo me enviou.

ZH – Qual é o conteúdo?

Feijó – Não quis receber nem ouvir. Não é do meu interesse.

ZH – Quem é o seu amigo?

Feijó – Uma pessoa que é ligada ao Lair. Não é amigo íntimo. Ele disse que tinha algo para me entregar. Sobre o que se trata? Gravações. Eu disse: não me interessa. Antes da Operação Rodin, também vieram me entregar gravações e provas. Aprendi uma coisa com o Ildo Gasparetto (superintendente da PF), que disse que, quando se torna público, prejudica a investigação porque as pessoas envolvidas deixam de falar no celular, no e-mail e queimam arquivos. Não sou caixa de recebimento desse tipo de informação.

ZH – O senhor é a favor de CPI para investigar o governo?

Feijó – Totalmente a favor. Como parte do Executivo, entendo que temos de ter a maior transparência. É só me convidar para ir que vou na CPI. Se não for política, agregaria.

ZH – O senhor acredita quemais e-mails virão à tona?

Feijó – Não posso responder isso. As pessoas que estão fazendo isso estão com muita consciência do que elas querem. E estão conseguindo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe