Pular para o conteúdo principal

Mota: é Dilma ou Dilma

Segue abaixo um interessante artigo do professor Carlos Guilherme Mota, historiador dos (muito) bons, originalmente publicado no caderno Aliás do jornal O Estado de São Paulo.

O 'fator Dilma' já contagia todo o jogo político

Anúncio de doença da ministra torna complexo o quadro de candidaturas e desperta apetites adormecidos

A revelação recente de que Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República e candidata do presidente Lula para sucedê-lo, estaria com doença grave provocou impacto no quadro sucessório. Como seria de se esperar, complicou o leque de possibilidades de candidaturas, mas também despertou novas expectativas, rearranjos, apetites adormecidos e, para outros, eventuais frustrações quanto ao futuro próximo do País. E mexeu com temas mais delicados, como a eventualidade de o Brasil, marcado por uma cultura de tradição coronelística e machista, vir a ter, finalmente, uma mulher no principal posto da República.

A eleição para a Presidência é o acontecimento mais importante na vida desta democracia presidencialista. Uma ocorrência de tal dimensão, que poderia passar quase despercebida em outra conjuntura, adquire importância desproporcional. Mas talvez não seja tão despropositada a relevância que a mídia vem dando ao fato, em face da qualidade dessa personagem sem dúvida competente, firme e bem formada, figura rara nos quadros do PT, em cuja conta deve ser debitada reconhecida probidade, além de um passado limpo de militante responsável. Agora, revelada e domada a doença, sua figura cresce pelo componente propriamente humano, melhor revelado por suas declarações nesta última semana. O que complica ainda mais o quadro político sucessório, levando alguns, senão muitos, a imaginar - e até mesmo a cultivar - a hipótese de um terceiro mandato para o presidente Lula, no caso de se agravar, contra todos os prognósticos, a saúde da ministra.

Vale recordar, desde logo, que a ministra Dilma foi guindada ao importante posto no bojo da crise dos "mensalões" (mantenha-se o plural, pois foram muitos os envolvidos, todos bem conhecidos, alguns até presidenciáveis). Nesse posto, Dilma sucedeu ao deputado José Dirceu e constituiu a cartada forte que o presidente Lula deu para pôr ordem no PT, nos "aloprados" e na patuléia de aspones que se instalara no próprio Palácio do Planalto. A nova ministra da Casa Civil deu conta do recado, com austeridade que lhe valeu a alcunha de "Dama de Ferro", recuperando por sua firmeza o simbolismo que tal posto adquirira, de Darcy Ribeiro a Golbery do Couto e Silva. No mínimo, Dilma Rousseff ajudou a recuperar a ameaçada credibilidade de seu partido, até agora não de todo recuperada, tornando-se um divisor de águas na história do PT.

Mas, nessa nova conjuntura, o tema que se impõe é o da necessidade de se cultivar algum pragmatismo na condução dos negócios da República. A informação de que a ministra Dilma tem câncer linfático, praticamente debelado, abre outras perspectivas. Tirando coberturas jornalísticas de mau gosto, que preconizam sem delicadeza sua saída, o fato é que os partidos já mexem seus pauzinhos diante do destino incerto da sucessão presidencial. PSDB e DEM manifestam uma pseudossolidariedade. O PMDB, ah o fisiologismo do PMDB? O PT diz que não irá atrás de nome alternativo, talvez porque não tenha outro a não ser o do próprio Lula. Não à toa, as conjecturas em torno de um terceiro mandato são fortes, mas parece claro que o próprio presidente não arriscará incluir em sua biografia traços e exemplos autoritários de lideranças latino-americanas marcadamente ditatoriais e populistas, disfarçadas como a de Chávez ou abertas como a dos irmãos Castro. Sua trajetória aponta em outra direção, mais moderna, menos primitiva. E ele gosta de sua biografia.

Claro que o tema da doença que rondou ou atingiu alguns personagens de nossa história sempre volta à baila nessas ocasiões, como a epilepsia de Pedro I, ou a morte do presidente Rodrigues Alves, acometido pela gripe espanhola. Curioso é que nada se comentou, no atual quadro, as psicopatologias do ex-presidente Jânio Quadros, paranóico que no início dos anos 60 envolveu toda a UDN, inclusive a figura austera de Afonso Arinos de Melo Franco, e até Darcy Ribeiro, para renunciar ao tão disputado posto? Mais recente, evoca-se todo o drama que levou à morte o discreto Tancredo Neves, no clímax da transição para a ordem democrática, aprofundando a angústia de uma população que depois se soube enganada, já que laudos e fotografias foram "forjados" a fim de se esperar o melhor momento para se revelar a seriedade do caso. Felizmente evocam-se positivamente, neste país ciclotímico e pouco educado, o nome do vice-presidente, José de Alencar, que, doente, vem batalhando com galhardia sua permanência na cena política, e com mineira eficácia. E também, na cena internacional, mencionam-se nomes de mulheres que se destacam por sua competência na direção de seus países, como Michelle Bachelet, no Chile, e Angela Merkel, na Alemanha, e, menos significativa, Cristina Kirchner, na Argentina.

De todo modo, por ora o quadro sucessório atual permanece como está. E não está tão mal, pois nele se destacam dois candidatos competentes e atualizados, José Serra e Dilma Rousseff, ambos oriundos da esquerda e experimentados na política partidária e na administração. Ambos com grandes cabos eleitorais, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente Lula, que possuem, cada um, biografia densa e capital eleitoral considerável. Na verdade, nas próximas eleições, o embate será entre essas duas vertentes da política e da vida político-social brasileira. Algo precipitado, Lula tomou a dianteira no processo eleitoral, lançando Dilma, mas o estilo lento e gradual do condottieri FHC não deve ser desprezado. Que Dilma esteja bem de saúde para disputar, pois não há outro candidato ou candidata de seu partido à altura para a peleja que se avizinha. A menos que o presidente Lula volte seus olhos para Fernando Haddad ou Roberto Mangabeira Unger?

*Historiador e professor titular de história na USP e na Universidade Presbieriana Mackenzie. Autor de Ideologia da Cultura Brasileira e, com Adriana Lopez, de História do Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe