sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dilma: viés de alta

A nota abaixo está no blog do jornalista Josias de Souza, da Folha de S. Paulo. Os números da pesquisa estão em linha com os que vem sendo comentados nos bastidores políticos. Até o final do ano, a ministra da Casa Civil deverá romper a barreira dos 30% de intenção de votos. A partir daí é que realmente começa a disputa eleitoral de 2010. Serra tem uma boa vantagem, mas é ilusório achar que o número do governador paulista é garantia de eleição fácil no próximo ano, até porque Serra é conhecido por 95% dos eleitores e é beneficiado, neste momento, pelo efeito "recall". Inteligente que é, o governador deve estar bastante preocupado com os números da pesquisa, pois o ritmo de subida de Dilma está acima do que seria esperado pelos petistas mais otimistas. Abaixo, a nota de Josias de Souza.

PT divulga pesquisa que mostra ‘ascensão’ de Dilma

Foi feita pelo instituto Vox Populi. Considerou cinco cenários. No melhor, Dilma ostenta 25% das intenções de voto. No pior, 19%.

José Serra, o tucano mais bem posto na pesquisa amealha 36% no cenário menos auspicioso. No embate direto com Dilma, sem outros contendores, vai a 48%.

A sondagem é nacional. Ouviram-se 2 mil pessoas entre os dias os dias 02 e 07 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O trabalho de campo foi fechado 13 dias depois de Dilma ter anunciado, em 25 de abril, que estava às voltas com o tratamento de um câncer linfático.

Vão abaixo os resultados da pesquisa:

- Cenário 1: com Dilma (PT), Aécio (PSDB), Ciro (PSB) e Heloisa Helena (PSOL)

Ciro: 23%
Dilma: 21%
Aécio: 18%
HH: 10%
Brancos e nulos: 19%

Comparando-se com pesquisa realizada pelo Vox Populi há um ano, em maio de 2008, Dilma subiu 10 pontos, Serra despencou 10 pontos e Ciro caiu 6.

- Cenário 2: Com Dilma, Ciro, José Serra (PSDB) e Heloísa Helena

Serra: 36%
Dilma: 19%
Ciro: 17%
HH: 8%
Branco e nulos: 19%

Comparação com maio de 2008: Dilma subiu 10 pontos; Serra caiu 10 pontos; e Ciro caiu 6 pontos.

- Cenário 3: Com Dilma, Aécio e HH. Sem Ciro

Dilma: 25%
Aécio: 20%
HH: 16%
Brancos e nulos: 40%

Não há levantamento anterior para comparação.

- Cenário 4: Com Dilma, Serra e HH. Sem Ciro

Serra: 43%
Dilma: 22%
HH: 11%
Brancoa e nulos: 24%

- Cenário 5: Só Dilma e Serra

Serra: 48%
Dilma, 25%
Brancos e nulos: 37%

O petismo ficou exultante. Estimava-se que Dilma só fosse roçar a casa dos 20% mais perto do fim do ano. Decidiu-se divulgar os dados para acalmar os ânimos dos potenciais aliados e esfriar o diz-que-diz sobre "Plano B". Na próxima semana, a cúpula do PT reúne-se em Brasília para trocar idéias sobre a pesquisa. O otimismo é atenuado pelas incertezas que rondam o quadro de saúde de Dilma. Algo que vai perdurar pelo menos até o final de agosto. Embora neguem, dirigentes do PT analisam alternativas à candidata oficial. Dois nomes frequentam com maior intensidade os diálogos feitos a portas fechadas: o do ex-ministro Antonio Palocci e o do governador baiano Jaques Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.