terça-feira, 19 de maio de 2009

CPI e a privatização da Petrobras

Os tucanos estão dodói porque alguns políticos petistas e gente com cargo no governo federal saíram por aí dizendo que o PSDB quer a CPI da Petrobras para enfraquecer a companhia e conseguir ao fim e ao cabo privatizá-la. É até engraçado perceber como os tucanos caem na armadilha petista e conseguem fazer tanto barulho em torno da venda da companhia que no final da história o povão começa a desconfiar que, ante tantas negativas, os tucanos devem querer, sim, privatizar a Petrobras.

Sim, essa estratégia do PT deu certo em 2006 e poderá ser repetida sempre que necessário (faz parte do jogo político, para começo de conversa) por um motivo simples: os tucanos de fato privatizaram um monte de empresas (Vale e Telebrás, para ficar só nas maiores), são comumente associados às privatizações e, sobretudo, porque não têm peito para defender a posição favorável às privatizações.

Ninguém sairia por aí falando "lá vem eles de novo com a ideia de privatizar a Petrobras" se um presidente da empresa, durante a gestão de FHC, não levasse adiante a idéia de jerico de trocar o nome da companhia para Petrobrax. Pior ainda, porém, é mesmo a falta de coragem do PSDB em assumir que é favorável à política de privatizações que implantou quando esteve no poder. Por que diabos José Serra e Aécio Neves não dizem claramente: "nós somos favoráveis ao Estado Mínimo e queremos vender o Banco do Brasil (Serra vendeu a Nossa Caixa) e a Petrobras para usar o dinheiro em obras de infraestrutura". Porque no fundo, no fundo, é isto mesmo o que eles pensam. Não dizem, lógico, mas pensam. Não têm força política para enfrentar essa disputa, mas se tivessem, não hesitariam em vender as principais companhias estatais, pelo simples motivo de acreditar que o setor privado é mais competente e ágil.

Para o Brasil, seria bem melhor se os tucanos assumissem a defesa de seus ideais, sem subterfúgios, sem tentar enganar a população. O debate ficaria mais claro e as pessoas poderiam votar com mais consciência.

4 comentários:

  1. Ei... fiu... amigo...

    Jerico é com jota!

    ResponderExcluir
  2. Bicho, mas eles já tentaram privatizar a petrobrás em 98.

    Não é dúvida que eles continuariam o processo caso chegassem ao poder. É fato.

    E todo mundo viu no que deu as privatizações do FHC. Daniel Dantas saiu do útero da mãe naquela época!

    ResponderExcluir
  3. Luiz, acho que Eletrobrás não foi privatizada. Será que você não quis dizer sistema Telebrás?

    ResponderExcluir
  4. Opa, dois erros na nota, obrigado aos leitores pelos toques. Já está corrigido. Jerico e Telebrás...

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.