terça-feira, 19 de maio de 2009

A lei da selva da ultradireita

É estarrecedor, mas o que vai abaixo são os comentários postados por internautas no blog Coturno Noturno, publicado por um tal Coronel, ex-mediador do blog do Noblat, que se esconde atrás do pseudônimo. Este assunto já foi comentado em artigo do autor destas Entrelinhas para o Observatório da Imprensa, mas é preciso voltar a ele porque a ultradireita está ultrapassando todos os limites da civilidade. É evidente que as notas do tal Coronel estimulam a baixaria, mas ainda que não fosse assim, caberia à moderação eliminar as mensagens torpes que abundam no blog.

É preciso ser muito claro: não se trata de censura, o que não dá é para permitir um comportamento delinquente e criminoso, ainda mais no anonimato. A disputa política precisa, sim, ter alguns limites. Torcer pela morte da ministra Dilma Rousseff ou de qualquer outra pessoa, do ponto de vista deste blogueiro que aqui escreve (e assina com nome e sobrenome), é fora de qualquer propósito, trata-se de uma manifestação primitiva de ódio e revela a ausência de espírito democrático. Assim como é preciso reprimir manifestações racistas ou de ódio religioso, deveria haver uma regulamentação para evitar que tamanho mau gosto e baixaria possam ser publicados impunemente. A seguir, alguns dos comentários do blog do Coronel. O que de pior havia lá não está reproduzido aqui. Mas o que está reproduzido já é suficiente para saber como pensa e age a ultradireita.

18 de Maio de 2009 23:24
Blogger Ernesto Heredia Dias disse...
Sem nenhum remorso, nem falsa misericórdia. O diabo que a carregue !

18 de Maio de 2009 23:58
Blogger Fernando "O Mascate" disse...

Enquanto a Sinistra voa para SP, em um jatinho pago com dinheiro público, e vai ser atendida em um dos mais caros hospitais particulares da cidade, também pago com dinheiro público, uma criança morre sem atendimento deitada em uma PIA em um hospital público de Belém. Sinceridade....Espero que a ministra desencarne muito em breve para minimizar custos.

19 de Maio de 2009 00:06
Anônimo Anônimo disse...

lamento,mas acho que aqui se faz aqui se paga,...infelizmente.Dora

19 de Maio de 2009 00:20
Anônimo Anônimo disse...

Vai arder no fogo do inferno, esquerdopata FDP! Sem essa de "dózinha" só porque está dodói. Os cafajestes também adoecem e envelhecem...

19 de Maio de 2009 00:33
Anônimo Anticomunista (nova ortografia) disse...

Deveria ser tratada pelo SUS, que é um sistema de assistência à saúde quase perfeita, segundo o vagabundo cachaceiro.

19 de Maio de 2009 06:08
Anônimo ronaldo sergio repsold mitchell disse...

A 2o Sargento Terrorista Anistiada Von Rousseff está com o pé na cova.Conforme os petrolhas,que passaram a madrugada rezando,o melhor é chamar logo o veterinário e mandar sacrificar.Os mais apressadinhos já queriam preparar um milk-shake de chumbinho.Hoje pela manhã,Tarso Genro e Vannuchi se reunem para estipular a indenização que cabe à 2o Sargento pela tortura sofrida ontem.Se Deus quizer essa não paga IPVA de 2010!Deus´e Pai!!!

19 de Maio de 2009 07:14
Anônimo Anônimo disse...

Parece que ela vai acertar as contas com suas vítimas...no além!

2 comentários:

  1. E, Luiz, eu vejo algo ainda pior: o de portais (e não blogs pessoais) abrirem espaço para qualquer tipo de comentário, como ocorre no Estadão (nele, pelo menos parece haver moderador) e no Terra (onde o que você escrever é postado). Se eu trabalhasse em veículos como esses, sinceramente pediria uma medida mais urgente, restritiva, pois acaba sendo um deboche com a atividade do jornalista, já que com qualquer notícia os anônimos fazem piada. É só acessar o Terra que você vê isso claramente. Outro ponto péssimo dessa história: da mesma forma que deve haver restrição, deve existir um equilíbrio para que os mesmos assuntos sejam abertos aos comentários. Refiro-me à nossa conhecida Folha On Line, onde qualquer assunto que diga respeito ao governo federal tem lá seu espaço para opinião. Mas, se há um fato que se relacione com o governo estadual (vide os livros com palavrões), esse espaço não é aberto. Por que será, hein? Obs.: Eu também posto como anônimo, mas uso essa prerrogativa para vão ver meu nome e sobrenome em sites de buscas, sem, no entanto, fazer dela um recurso para acovardar-me e soltar ofensas como as relatadas acima.

    ResponderExcluir
  2. Quando vejo essas coisas me lembro por que optei pela esquerda do mundo. Raríssimo ler coisas menos que parecidas com estas nos blogs dos esquerdistas e se alguém escrever, o dono do blog censura. Os "direitopatas" não têm este problema, públicam qualquer injuria, até a mais nojenta. E imagino as risadas. Eles têm um perverso senso de humor, mesmo. Pobres de espirito.

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.