Pular para o conteúdo principal

A poupança e a esperteza de Lula

As mudanças anunciadas nesta quarta-feira na caderneta de poupança revelam a esperteza do presidente Lula. É evidente que algum dia será necessário acabar com o tabelamento do rendimento da aplicação, do contrário ela se tornará, na prática, a taxa básica de juros da economia brasileira. Neste momento, porém, a ideia de taxar os rendimentos acima de R$ 50 mil e diminuir os tributos sobre os fundos é suficiente para abrir caminho para uma queda maior da taxa Selic sem que o piso "oficial" de rendimento da poupança precise ser alterado.

A esperteza do presidente está no rápido movimento para culpar a oposição pelo desenlace "provisório" da mudança - foram os oposicionistas, especialmente do PPS, que "politizaram" a questão - e no discurso de que 99% dos aplicadores foram preservados. Como os números não mentem e de fato este é o percentual de pessoas com aplicações na faixa que não será tributada, é evidente que a medida será entendida desta forma. Uma situação completamente diferente da que comparava o PPS, o confisco de Collor: amanhã, quando o banco abrir, o pequeno investidor saberá que seu dinheiro está lá, disponível para saque. E o PPS amanhecerá com cara de quem saiu por aí gritando "fogo na floresta" quando nada aconteceu.

Lula é mesmo muito mais esperto do que seus opositores. Consegue fazer de qualquer limão uma limonada, enquanto seus rivais ficam quebrando a cabeça para achar um jeito de tentar atingir o governo. Não conseguem por uma razão muito simples: não têm projeto alternativo. O que fariam os críticos no caso da poupança? Manteriam o rendimento e parariam de baixar os juros? Zerariam os tributos dos demais fundos, comprometendo a arrecadação dos estados e municípios? No fundo, ninguém tem uma proposta alternativa coerente. Assim, Lula consegue acabar jogando para a galera do jeito que ele bem sabe fazer enquanto a oposição assiste ao show, mais perdida que cego em tiroteio. Neste episódio particular, por exemplo, ninguém se surpreenda se nos próximos dias acontecer uma corrida de depósitos na poupança. Aí o governo vai deitar e rolar, afinal, que tungada é esta que no final acaba atraindo recursos?

Comentários

  1. Luiz Antonio
    vi, abaixo do post, 0 comentários.
    Por isso resolvi escrever.
    Leio o seu blog diariamente e por isso devo dizer:
    Não pára, não pára, não pára.
    Afora a provocação corinthiana, é sério.
    Não pára, seu trabalho é bom.
    abs

    ResponderExcluir
  2. "...e Lula acaba sempre jogando para a galera.."
    Essa não deu para entender.
    Mas deve tá certo...

    ResponderExcluir
  3. Lula tb tem outra esperteza; é bem assessorado.

    O mais antigo membro de sua equipe econômica é "o cara": Bernardo Appy. Na verdade está desde a transição. Ele estruturou essa proposta.

    O mais petista da equipe de Palocci, o Beca, como é conhecido pelos amigos, foi um dos dois únicos que ficou com Mantega. Passou por 3 cargos:

    Secretário Executivo;
    Secretário de Política Econômica;
    secretário de Reformas Econômico-Fiscais

    Foi secretário da fazenda de POA em dois governos e era sócio de Luciano Coutinho na LCA, antes de assumir com Palocci o governo.

    Aliás os dois que ficaram esses 6 anos de 5 meses na Fazenda são o Appy e o também petista Arno Augustin. Ambos gaúchos.

    ResponderExcluir
  4. De qualquer forma, a Folha hoje achou um jeito de jogar fumaça em cima do plano de Lula: titulaço de primeira "GOVERNO PROPÕE TRAXAR POUPANÇA" ...hora hora...o povão passa na frente da banca de vê aquilo e pensa que a sua vai ser taxada também. É muita maldade mesmo. Não dá para acreditar, é incrível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe