Pular para o conteúdo principal

Um balanço das entrevistas do Jornal Nacional

O assunto da semana foi sem dúvida a série de entrevistas da TV Globo com os presidenciáveis, especialmente no Jornal Nacional (a Globonews também entrevistou os candidatos). O comportamento dos âncoras do JN recebeu críticas de todos os lados – tucanos julgaram o casal William Bonner e Fátima Bernardes mais duros com Alckmin do que com o presidente Lula e os petistas disseram o oposto. Partidários de Cristovam Buarque e Heloísa Helena também reclamaram do modo como os candidatos do PDT e PSOL foram tratados.

As críticas são injustas. É preciso analisar a coisa toda com frieza, sem as paixões partidárias. Em primeiro lugar, Bonner e Fátima aprimoraram nesta primeira série de entrevistas o formato testado na eleição de 2002. Para quem não lembra, naquele ano também os candidatos foram entrevistados, e igualmente apertados pelos jornalistas. O tucano José Serra saiu-se especialmente mal porque esperava uma entrevista amena e não estava preparado para defender o governo Fernando Henrique Cardoso – queria falar apenas sobre o futuro. Lula saiu-se melhor porque a sua vidraça era, naquela época, pequena. Garotinho e Ciro também foram duramente inquiridos e em alguns momentos demonstraram irritação.

Desta vez, não havia desculpa. A direção de jornalismo da Globo tem realizado reuniões com os assessores dos candidatos e explicado muito bem o que pretende na sua cobertura eleitoral. A primeira entrevista é reservada aos temas espinhosos para cada candidato. Em setembro, os presidenciáveis terão no Jornal Nacional os mesmos 10 minutos (que na primeira série foram aumentados para 11 porque Alckmin passou o limite no primeiro dia) para falar de seus programas de governo. Trocando em miúdos, os candidatos deveriam estar informados sobre o tipo de entrevista que enfrentariam. Alckmin, o primeiro da fila, pareceu realmente assustado com as questões e demonstrou insegurança. Os demais já sabiam o que vinha pela frente e se saíram um pouco melhor. A bem da verdade, nenhum deles foi bem nesta primeira rodada de entrevistas.

Alckmin desconstruído

Do ponto de vista dos candidatos, é preciso analisar os programas de acordo com o objetivo de cada um. Para a imagem de "bom gerente" que Alckmin quer passar ao eleitor, a entrevista no Jornal Nacional foi simplesmente desastrosa. O pior momento foi na questão sobre educação, em que o candidato tucano não conhecia o dado apresentado por Bernardes e rebateu com um número que sequer é verdadeiro. Também não pegou bem a resposta sobre a permanência de Eduardo Azeredo no PSDB – Alckmin não defendeu a inocência do companheiro, mas não explicou como ele continua no partido apesar de ter recebido recursos do "valerioduto". Para a imagem de candidato ético, esta questão e a dos anúncios da Nossa Caixa, também mal respondida, foram demolidoras. Se não conseguiu passar a imagem de bom gerente nem a de candidato ético, a entrevista simplesmente não serviu aos objetivos do tucano. De positivo para o tucano, apenas a resposta, um tanto demagógica, é verdade, à questão do aumento de 16% aos aposentados que ganham mais de um salário mínimo: como disse que não vetaria o aumento, Alckmin dever ter conquistado alguns velhinhos para a sua candiatura.

A "Carta ao Povo Brasileiro" de Heloísa Helena

Heloísa Helena (PSOL) foi ao Jornal Nacional com um objetivo muito claro: acalmar a classe média e mostrar que não é a radical que andam pintando por aí. Deste ponto de vista, foi quem melhor apresentou o tempo disponível. Em que pese a arrogância na resposta que deu sobre a reforma agrária – Bernardes quis saber se ela desapropriaria fazendas produtivas e Helena replicou de bate-pronto: "não, meu amor, porque a Constituição não permite" –, a negativa firme e sua defesa da propriedade privada funcionaram como uma espécie de "Carta ao Povo Brasileiro" do PSOL. Para quem não lembra, em 2002 o PT lançou a "Carta" para acalmar os mercados, prometendo cumprir os contratos firmados no governo Fernando Henrique Cardoso. Helena também foi nos momentos em que criticou o governo federal de forma muito mais assertiva que Alckmin no dia anterior, mostrando assim que a sua candidatura pode encarnar o "anti-Lula". Também vale reparar que a senadora não se sentiu intimidada com o pequeno índice de intenção de votos e falou como se estivesse empatada com Lula, pronta para assumir o governo. Ou seja, passou uma imagem auto-confiante, ao contrário de Alckmin.

Educação, Educação e mais Educação

Sobre Cristovam Buarque é que surge a grande dúvida. Se o objetivo dele era se colocar como candidato de um assunto só – Educação – o objetivo foi plenamente atingido, ainda que em alguns momentos Cristovam tenha tropeçado. Todos os 11 minutos foram dedicados a este único tema, de tal forma que a última questão de Bonner foi até irônica ("qual é a sua segunda prioridade"), mas o pedetista não se abalou e... falou mais um pouco sobre educação. Se Cristovam pretendia ampliar o seu eleitorado e falar de outros temas, evidentemente o programa foi um fracasso total. Talvez tenha sido esta a entrevista pior conduzida. O casal apertou bem o candidato, colocou Cristovam na defensiva em diversos momentos, mas deveria ter ampliado os temas e não permitido que ele passasse o programa inteiro falando do que mais entende.

Presidente não quer marola

A entrevista com o presidente Lula foi a única realizada fora dos estúdios da Globo, no Palácio do Alvorada. Bonner e Fátima estiveram impecáveis e calaram a boca dos tucanos que passaram a semana dizendo que a Globo favoreceria o presidente. As perguntas foram tão ou ainda mais duras quantos as feitas para Alckmin. Até o nono minuto da entrevista, Lula dava explicações sobre o escândalo do mensalão. Como Alckmin, o presidente só teve refresco na última questão. Voltando, porém, à análise dos objetivos de cada candidato, é possível dizer que o presidente se saiu bem, pois a intenção ali era apenas manter a dinâmica da campanha tal como ela está agora e impedir que da entrevista surgissem fatos novos que pudessem alterar o curso da eleição, que até agora lhe é francamente favorável. Lula sabia que teria de falar de corrupção e mensalão e, embora bastante tenso, não derrapou. Os atos falhos que apareceram certamente decorrem da tensão e servem até para criar uma imagem simpática de Lula, antagônica à maneira robotizada com que Alckmin aparece na telinha. O presidente, ao contrário de todos os demais candidatos, aparece como um brasileiro de carne e osso, homem que acerta e erra. Todos os demais procuram mostrar que jamais cometeram ou cometerão erros na vida.

Tudo somado, a impressão que fica é favorável à TV Globo, que vai expurgando os seus demônios e deixando para trás um passado em que manipulava, distorcia e até fazia campanha aberta contra políticos – Leonel Brizola sempre foi a vítima preferencial, mas Lula também sofreu na pele o poder da Vênus Platinada. Os tempos mudaram, o público está muito mais atento e não aceita qualquer gato por lebre. Em setembro, uma nova rodada de entrevistas colocará em xeque este primeiro diagnóstico. Até aqui, saldo positivo para o Jornal Nacional.

Comentários

  1. Luiz,
    Tenho lido o seu blog com freqüência e, sinceramente, o tenho achado um tanto tendencioso! A favor de Lula e contra os tucanos. Bem, os atos falhos do presidente, eu não os veria como fatores de simpatia e sim como aquilo que verdadeiramente são: escapes do inconsciente, que demonstram o que as coisas são no duro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe