Pular para o conteúdo principal

Lula ultrapassa Alckmin em São Paulo

Do DCI desta segunda-feira, bons números para Lula. No Rio Grande do Sul, porém, Lula caiu 5 pontos. O Datafolha nacional vai mostrar qual é a tendência.

Lula ultrapassa Alckmin e já lidera no Estado de São Paulo

Luiz Antonio Magalhães e Patrícia Acioli

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está à frente de Geraldo Alckmin (PSDB) no Estado de São Paulo. É o que revela a pesquisa DCI/Engrácia Garcia realizada com 2000 eleitores paulistas entre os dias 12 e 18 deste mês. No levantamento anterior, feito entre os dias 5 e 8, Alckmin ainda liderava, com 38,5% das intenções de voto. Em uma semana, o tucano perdeu, no estado que governou até abril, 4 pontos percentuais e ficou com 34,5%. Lula, que tinha 35,3% há uma semana, conseguiu subir 4 pontos na preferência do eleitorado e tem agora 39,3%. A candidata do PSOL, senadora Heloísa Helena, oscilou positivamente de 7,8% para 8,8%.

Os candidatos José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL), Cristovam Buarque (PDT) e Rui Pimenta (PCO) permaneceram todos estáveis, com menos de 0,3% cada um.

O levantamento do instituto Engrácia Garcia para o DCI foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 13569.

Na sexta-feira, o Ibope divulgou a sua pesquisa nacional sobre a eleição presidencial. Considerando o eleitorado do Brasil inteiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria hoje 47% das intenções de voto e seria reeleito já no primeiro turno. Lula subiu um ponto percentual em relação ao levantamento anterior. Alckmin ficou estacionado nos 21% que tinha há uma semana, o mesmo ocorrendo com a senadora Heloísa Helena, que teria hoje 12% das intenções de voto.

Análise

A queda de Geraldo Alckmin em São Paulo revela que a liderança do ex-governador no estado parece ter sido bastante abalada nas últimas semanas. Há um mês, ele tinha mais de 45% das intenções de voto dos paulistas e estava 20 pontos à frente de Lula, segundo números do Ibope. Agora, revela o instituto Engrácia Garcia, já está atrás de Lula. Cientistas político ouvidos pelo DCI afirmam que a crise na segurança afetou a popularidade de Alckmin, mas os ataques do PCC não explicam uma queda tão grande.

Para Vera Chaia, professora do departamento de Política e Núcleo de Estudo em Artes, Mídia e Política da PUC de São Paulo, falta carisma a Alckmin. “De cara você tem uma primeira explicação no caso do PCC. Um ex-governador não pode se eximir de um problema de segurança como aconteceu. Isso certamente repercute negativamente”, explica. “Mas é preciso considerar também que Alckmin é uma personalidade política com pouco carisma. Não sensibiliza, não gera empatia com os eleitores”, arremata.

Já o cientista político Luciano Dias, do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos, Alckmin está em queda porque não se diferencia do presidente Lula. “Qual é o motivo para se votar em Alckmin? Ele nem construiu uma imagem e nem bateu no Lula, daí o resultado da pesquisa”, afirma Dias.

Para Vera Chaia, o discurso da campanha tucana também está colaborando para que a escassez de votos do candidato. “Fala-se em economia, mas esse é um quesito no qual o governo Lula foi bem. Logo quando o partido escolheu o seu candidato, dava para prever que sua performance não mudaria, mas a campanha poderia ter sido diferente. Nem o PFL está satisfeito com o tipo de campanha que está sendo feita”, diz a professora.

Cláudio Couto, professor de Ciência Política da PUC de São Paulo, sintetiza a opinião de seus colegas: “creio que dois fatores sirvam para explicar esse resultado – fatores positivos e negativos. No lado positivo, o Lula avançou nas políticas sociais, na economia e se desvencilhou dos escândalos. O negativo está expresso no PCC e na incapacidade do ex-governador responder ao problema. Isso foi um baque para sua imagem, que já é apagada.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe