terça-feira, 22 de agosto de 2006

Aprovação ao governo Lula bate recorde e presidente seria reeleito no 1° turno, diz Datafolha

As notícias não são realmente muito boas para o tucanato. Com o Datafolha desta terça-feira, cujos números seguem abaixo, Alckmin viverá o pior dos mundos: sua equipe de marketing dirá que está tudo sob controle e que é assim que ele vai crescer: devagar; e os aliados, especialmente do PFL, vão começar a exigir sangue. Alckmin, sempre tão "zen", pode sentir a pressão. Ainda nesta semana deverá sair mais uma pesquisa, do instituto Sensus. Emoções à vista, especialmente no ninho tucano.


Lula tem 49% e Alckmin 25%, diz Datafolha

A primeira pesquisa realizada pelo instituto Datafolha sobre o cenário de intenção de voto para presidente da República após o início do horário eleitoral mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, segue na liderança absoluta e mantém a chance de vencer o pleito já no 1º turno. Lula também obteve na pesquisa aprovação recorde de seu governo.

Na intenção de voto dos eleitores entrevistados, o petista cresceu de 47% para 49% da preferência. O candidato tucano Geraldo Alckmin também oscilou para cima: passando de 24% para 25%. Já a terceira colocada, senadora Heloisa Helena (PSOL) oscilou para baixo: indo de 12% para 11%. O senador Cristovam Buarque, candidato do PDT à presidência continuou com 1% das intenções de voto.
Transformando os números do primeiro turno para votos válidos (excluídos brancos e nulos), o presidente Lula receberia 56%, obtendo a vitória e a reeleição já no dia 1° de outubro.
A avaliação da gestão petista frente ao governo federal também teve aumento significativo: o índice de avaliações ótimo e bom subiu de 45% na última pesquisa, no início do mês, para 52%. Para 31%, o governo é regular e para 16%, ruim ou péssimo.
Na simulação de segundo turno realizada pelo Datafolha, o presidente Lula também cresceu, passando de 54% para 55%, ao passo que o ex-governador Geraldo Alckmin caiu de 37% para 36% das intenções de voto.
O Datafolha ouviu 6.279 eleitores em 272 cidades entre segunda feira e ontem.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral e divulgada ontem no Jornal Nacional da TV Globo.

2 comentários:

  1. Luiz,
    as eleições ainda não começaram, esqueceu?

    ResponderExcluir
  2. Você está errado, meu caro. O que não começou foi a campanha, segundo o companheiro Alckmin. A eleição também está longe, é só dia 1° de outubro, faltam 40 longos dias...

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.