Evandro Fadel
|
CURITIBA - O início do horário eleitoral gratuito aparentemente foi mais benéfico para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, no Paraná. Pesquisa do Ibope, divulgada pelo jornal Gazeta do Povo, nesta quarta-feira, 24, mostra que ele ampliou a vantagem que tinha sobre o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, na corrida presidencial, em relação aos números do dia 6. Ambos subiram, mas enquanto Alckmin ascendeu de 28% para 30%, Lula saltou de 35% para 41%.
Entre os 1.008 eleitores ouvidos entre os dias 20 e 22, 10% optaram por Heloísa Helena (PSOL), dois pontos porcentuais abaixo do que conseguira anteriormente. Cristovam Buarque (PDT) manteve o quarto lugar, passando de 1% para 2% das intenções de voto. A candidata do PRP, Ana Maria Rangel, conseguiu 1%, enquanto os demais candidatos não atingiram este índice.
Os votos brancos e nulos baixaram de 7% para 5%, e aqueles que não sabem ou não opinaram reduziram-se de 14% para 11%. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Num possível segundo turno entre Lula e Alckmin, houve inversão dos números. Enquanto na primeira pesquisa, o tucano venceria com 42% dos votos contra 40% de Lula, desta vez os eleitores confeririam 45% dos votos ao petista e Alckmin manteria os mesmos 42%.
A rejeição a Lula também caiu de 35% para 30%, enquanto o tucano subiu de 11% para 12%. Os eleitores aumentaram a rejeição sobre Heloísa Helena, de 12% para 17%, e sobre Cristovam Buarque, de 8% para 11%.
Comentários
Postar um comentário
O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.