Pular para o conteúdo principal

A hora e a vez dos traidores

A matéria reproduzida abaixo foi publicada no DCI desta quarta-feira e revela alguns dos motivos pelos quais a candidatura do tucano Geraldo Alckmin não deslancha. Depois da pesquisa Datafolha divulgada ontem, o maior problema de Alckmin será conseguir manter alta a moral da sua tropa. Como se poderá ler a seguir, se os aliados do ex-governador já não estavam muito confiantes antes dos números favoráveis a Lula, agora, então, a taxa de confiança deve estar perto de zero...


Geraldo Alckmin já perdeu o apoio de 5 aliados estaduais

Eduardo Bresciani
A formação de alianças fortes nos estados não tem garantido palanques ao presidenciável Geraldo Alckmin. Com a deserção do governador cearense Lúcio Alcântara (PSDB), são cinco os candidatos que se aliaram a PSDB ou PFL e simplesmente não apóiam Alckmin. Assim como Alcântara, Roseana Sarney (PFL-MA), Mendonça Filho (PFL-PE), Paulo Hartung (PMDB-ES) e Blairo Maggi (PPS-MT) lideram as pesquisas em seus estados e mantêm distância do tucano.
O comando da campanha de Alckmin vem realizando um trabalho de convencimento dos candidatos para evitar novas baixas e tentar recuperar apoios perdidos. Membro do conselho político, o líder tucano no Senado, Álvaro Dias, diz que a debandada de aliados é resultado de “oportunismo eleitoral” e faz um chamado aos colegas: “Vamos fazer um apelo baseado na lealdade partidária. O eleitor gosta de políticos ousados e afirmativos e rejeita os dúbios. Quem ficar com Alckmin será recompensado nas urnas”.
Dias evita falar em intervenção nos diretórios e afirma que os apoios só virão com o crescimento do candidato nas pesquisas. “O problema é o desinteresse da população pelos programas de TV. Como o Alckmin vai empolgar sem platéia?”, questiona. O senador defende que a coordenação de comunicação da campanha nacional passe a orientar os marqueteiros nos estados para aproveitar melhor os programas regionais. “Precisamos orientar os aliados sobre como incluir o Alckmin nas campanhas estaduais”, diz.
Dissidentes
Último a abandonar o barco, Lúcio Alcântara ensaiava o gesto há meses. Rompido com o presidente nacional do partido, Tasso Jereissati, o governador do Ceará não fazia referências a Alckmin.
Na segunda-feira a posição foi escancarada, quando Alcântara pregou a continuidade da parceria com o governo federal. “Eu e o presidente Lula temos um ótimo relacionamento, baseado no respeito às nossas diferenças e na consciência comum de que os interesses do povo do Ceará e do Brasil estão acima de tudo”, disse o governador na TV.
Líder nas pesquisas para o governo do Maranhão, a senadora pefelista Roseana Sarney (PFL) é outra que não dá palanque a Alckmin. Filha do ex-presidente José Sarney (PMDB), aliado de Lula, ela prega a neutralidade, mas seus correligionários trabalham abertamente pelo presidente. O apoio da pefelista tem gerado conflito entre os aliados de Lula no estado. Para tentar desvincular o presidente da senadora, o candidato do PSB, Edson Vidigal, exibiu um vídeo de 2000 em que o petista critica Roseana.
A “disputa por Lula” acontece também em Pernambuco. Oficialmente o presidente tem dois candidatos: os ex-ministros Humberto Costa (PT) e Eduardo Campos (PSB). Mas a surpresa ficou por conta de Mendonça Filho (PFL), que tem o PSDB em sua chapa e lidera as pesquisas. Ele iniciou a propaganda eleitoral com imagens suas ao lado do presidente em uma inauguração. Mendonça é aliado de José Jorge (PFL-PE), companheiro de chapa de Alckmin. Outro que abandonou o tucano foi o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS). Irritado com a candidatura de Antero Paes de Barros (PSDB) ao governo e agraciado com verbas do governo federal, Maggi apóia a reeleição de Lula, apesar de ter o PFL em sua chapa.
A situação no Espírito Santo é mais emblemática. Aliado freqüente de Lula, Paulo Hartung (PMDB) conseguiu montar uma ampla aliança para garantir sua reeleição. Dessa forma atraiu PSDB e PFL à chapa e fez um acordo informal com o PT. O candidato declara neutralidade, mas sua ligação com Lula é evidente. O estado foi o primeiro a aceitar ajuda da Força Nacional de Segurança Pública e participa de uma força-tarefa para combater os problemas na área, idéia que o petista tenta “vender” ao governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL).
Paraná
Mais forte na Região Sul, Alckmin abriu mão do palanque do líder das pesquisas do Paraná, o governador Roberto Requião (PMDB). Em uma convenção tumultuada, o diretório regional tucano aprovou a aliança com o peemedebista. A executiva nacional, no entanto, duvidou do apoio de Requião ao presidenciável e cancelou a coligação.
Sem candidato ao governo, Alckmin não tem palanque no estado. Osmar Dias (PDT), apoiado informalmente pelo PSDB, não declara voto no tucano, apesar de também estar fora da campanha de seu correligionário Cristovam Buarque. Rubens Bueno (PPS), que conta com apoio do PFL, tem focado sua campanha em temas regionais e também dá pouca atenção a Alckmin.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe