Pular para o conteúdo principal

Queda de Helena é problema para Alckmin

O candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin, recebeu com alívio o levantamento do Datafolha divulgado ontem, que o colocou com 27% das intenções de voto contra 50% de Lula. Ainda é uma diferença grande, mas menor do que a apontada pelo instituto Sensus (51% a 19%). Porém, o Datafolha confirmou uma tendência que, a se confirmar nos próximos dias, pode ser fatal para Alckmin: a queda de Heloísa Helena. Se a candidata do PSOL não reagir, é lícito supor que termine a campanha com algo em torno de 5%, que deve ser o eleitorado genuinamente de extrema-esquerda do Brasil.

Hoje, Helô tem cerca de 10% porque conquistou uma parcela da burguesia que está inconformada com "tudo que está aí" e diz que votará na senadora alagoana. À medida que Heloísa explica seu projeto para o Brasil, no entanto, esse tipo de eleitor se assusta e repensa seu voto. A tendência é que parte do eleitorado de Heloísa migre para Alckmin, apenas para tentar derrotar Lula, e outra parcela acabe anulando ou votando em branco. Desta forma, mesmo que Alckmin seja beneficiado com votos de Helena, a desitratação da candidatura do PSOL favorece muito mais o presidente Lula, já que o pleito teria mais chances de acabar no primeiro turno.

Cesar Maia, que entende do riscado das pesquisas, andou dizendo que para haver segundo turno, Heloísa precisa subir para a casa dos 15%. A conta é simples: o prefeito do Rio não acredita que Lula caia abaixo dos 40% das intenções de voto. Os demais candidatos precisariam superar esta marca. Se ele crava Heloísa com 15% e Cristovam Buarque com 3%, Alckmin teria que chegar a 32% para empatar. Os demais nanicos garantiriam a sobra e levariam a disputa para o segundo turno. Se Heloísa ficar com 5%, Alckmin teria que virar o jogo sozinho, subir para 42%. Neste caso, levaria a eleição também no primeiro turno, mas talvez nem o próprio Alckmin aposte suas fichas em uma virada tão espetacular. Assim, quanto mais Heloísa Helena cair, melhor para Lula.

Comentários

  1. O que eu acho da queda de Heloísa Helena é o seguinte: ela agregou um voto geral de insatisfação com tudo o que está aí, mas não necessariamente o voto de concordância total em relação ao que ela fala e o que significa o seu projeto político. O seu crescimento é uma faca de dois gumes, pois quem votaria nela como protesto e não está tão certo de que deseja sua vitória, assusta-se com o seu crescimento e possibilidade dela chegar ao segundo turno. Já ouvi muitas vezes a frase: "Voto na Heloísa Helena desde que ela não ganhe ou chegue ao segundo turno!".
    Agora, quem ganha esses votos perdidos da Heloísa Helena? Talvez alguns migrem mesmo para o Lula, pois apesar de ser um voto de protesto com tudo o que está aí, é claro que não é a direita quem protesta votando na Heloísa, mas uma centro-esquerda que, nem por isso a quer no planalto!

    ResponderExcluir
  2. ESSE PESSOAL MORALISTA É MUITO ESCROTO, TRAIRAS AO EXTREMO, QUE NÃO ENCHERGA O PERIGO COMO SE FOSSE UMA CRIANÇA RECEM NASCIDA. ME ENOJAM PELO FATO DE PENSAREM 'A É ENTÃO NEM VC NEM EU, E AZEITE O POVO" NUNCA MAIS VOTAREI NESSA GENTE DO PCO,PSOL,PSTU...NÃO TEEM OLHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LUTA QUE ESTA POR CONTINUAR. É UMA VERGONHA ELA HH E SEU PROGRAMA ELEITORAL A FAZER DENUNCISMO CONTRA LULA. ELA TERA QUE LUTAR MUITO PARA ACREDITAREM NELA, ESTA ATE PERDENDO VOTOS. NÃO ACEITO O ANTOLHOS DE SE ALINHAR A DIREITA.

    ResponderExcluir
  3. Impossivel Lula perder, a máquina pública é mais demais. O aumento em 60% das familias no bolsa família no primeiro mês eleitoral é um dos exemplos mais gritantes do que o PT faz para manter-se no poder.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe