sábado, 15 de agosto de 2009

Datafolha: cenário estável

Nada de novo no front. Conforme se pode ver abaixo, no resumo do G1 da pesquisa Datafolha que o jornal Folha de S. Paulo publica neste domingo, os números da eleição presidencial permanecem inalterados. Serra caiu um pontinho, Dilma Rousseff e Ciro Gomes se mantiveram estáveis, Heloísa Helena (que não será candidata) oscilou positivamente em dois pontos. No cenário em que foi introduzida a candidatura de Marina Silva, a ex-ministra cravou 3%. A pesquisa revela que não passavam de boatos a tal queda de Dilma na pesquisa. Também mostra a resiliência de Serra, que permanece líder em todos os cenários. Também mostra que Ciro Gomes é um candidato bem forte, mais até do que Aécio Neves. Tudo somado, porém, a verdade é que a tal crise no Senado em nada afetou candidatura alguma. O cenário está totalmente estável, não há relação alguma entre os problemas de José Sarney e as candidaturas presidenciais. Pelo menos não na visão de quem vai escolher o próximo presidente do Brasil: o povão.

Serra mantém liderança na disputa pela Presidência, mostra Datafolha

Dilma Rousseff e Ciro Gomes estão tecnicamente empatados.
Em dois cenários diferentes, Marina Silva teria 3% se disputasse.

Do G1, em São Paulo - A pesquisa Datafolha, que será divulgada na edição deste domingo (16) do jornal "Folha de S.Paulo", mostra que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), mantém a liderança na disputa pela Presidência da República, que será no ano que vem.
Serra, que tinha 38% das intenções de voto no levantamento anterior, realizado entre 26 e 28 de maio, oscilou um ponto para baixo e está com 37%.
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), manteve os 16% registrados na pesquisa anterior.
O ex-minsitro e deputado federal Ciro Gomes (PSB) também manteve o percentual do levantamento anterior, 15% das intenções de voto.
A ex-senadora Heloisa Helena, do PSOL, oscilou positivamente dentro da margem de erro, e passou de 10% para 12% das intenções de voto. Brancos, nulos ou nenhum registraram 12% e 7% não souberam responder.
A pesquisa Datafolha foi realizada com 4.100 eleitores entre os dias 11 e 13 de agosto em 171 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Cenário 2
Em cenário com a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que pode trocar o PT para se candidatar pelo PV, Serra teria 36% das intenções de voto contra 17% de Dilma Rousseff e 14% de Ciro Gomes. Heloisa Helena aparece com 12% e Marina Silva, com 3%.
Brancos, nulos ou nenhum somam 11%. Não souberam 7% dos entrevistados.

Cenário 3
Quando o candidato do PSDB é o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), Ciro é líder na disputa, aponta o Datafolha.
Ciro Gomes aparece com 23%, Dilma com 19%, Heloisa Helena com 17% e Aécio Neves com 16%. Brancos, nulos e nenhum são 16% e 9% não sabiam.

Cenário 4
Ainda com Aécio Neves pelo PSDB e a ex-ministra Marina Silva disputando contra Dilma, Ciro Gomes tem 21%, Dilma 19%, Heloisa Helena 17%, Aécio Neves 15% e Marina Silva, 3%.
Brancos, nulos e nenhum somam 16% e 8% não sabem.

Cenário 5
O Datafolha pesquisou um cenário em que Serra e Aécio disputam a eleição, nesse caso o governador de São Paulo também lidera, com 32%.
Dilma aparece em segundo com 16%, Ciro tem 14%, Heloisa Helena aparece com 12% e Aécio, 10%. Brancos e nulos são 9% e 6% não sabem quem escolheriam.

Um comentário:

  1. Só uma pergunta: Até q ponto o DataFolha é confiável?

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.