sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Alô, Mercadante, cadê você?

O governador José Serra (PSDB) parece estar fazendo escola. Não fala de nada, não dá palpite sobre coisa alguma. O que ele acha da crise do Senado? Ninguém sabe, ninguém viu. Gripe suína? Coisa do governo federal. Greve na TV Cultura? Problema localizado, o Markun que resolva.

Agora parece que esta excelente estratégia política está sendo adotada também pelo líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP). Ele atualmente não diz que sim nem que não, muito pelo contrário. Sarney? Um grande brasileiro, mas podia dar um tempinho e voltar logo mais. Arthur Virgílio? Pode ficar também, não há prova nenhuma contra ele. Cada vez que o autor destas Entrelinhas ouve Mercadante no rádio ou na televisão, sente saudades do ex-ministro José Dirceu. Nada ideológico, mas Dirceu pelo menos dizia as coisas com clareza. Não tinha esta postura do tipo "não me comprometa", que no fundo não leva a lugar nenhum.

Mercadante tem uma eleição dura pela frente em 2010 e parece agir pensando exclusivamente nos votos que pode ganhar (ou perder) com a sua atuação no Senado. Do jeito que a coisa anda, a reeleição não será nada fácil, o que talvez até seja bom para depurar a representação parlamentar de São Paulo no Senado. Se José Eduardo Cardozo, por exemplo, se candidatar ao Senado, este blog aposta que Mercadante fica bem atrás do deputado petista e disputará a segunda vaga com os candidatos de perfil mais conservador.

3 comentários:

  1. Nossa... dê uma olhada se isso não é golpe: "OAB sugere renúncia imediata de todos os senadores" (http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,oab-sugere-renuncia-imediata-de-todos-os-senadores,415282,0.htm)

    ResponderExcluir
  2. Estou errado ou a OAB (acho que a de SP, pelo menos) apoiou o "Cansei"?

    ResponderExcluir
  3. Vc queria o que? Que o Mercadante fosse na tribuna defender o Sarney e liquidar sua reeleição? Ele, como os demais senadores petistas, estão em uma situação pra lá de delicada, embaraço causado pelas alianças fisiológicas lastreadas pelo Lula. Só queria entender pq o DEM está sendo poupado nessa guerra Sarney/Renan x Virgilio/Simon se os caras comandam a secretaria-geral desde Maomé. O PMDB tá estocando munição?

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.