Pular para o conteúdo principal

Os números da indústria no 1° semestre
de 2009: catástrofe ou recuperação?

Está nas manchetes dos portais a notícia de que a indústria brasileira teve neste ano "o pior 1° semestre desde 1975", segundo as estatísticas divulgadas pelo IBGE. Parece então que uma catástrofe está em curso na economia brasileira, mas, infelizmente para a oposição ao atual governo, não é verdade, conforme explicam as próprias matérias publicadas em alguns dos portais - nem todos, porém, esclarecem os desavisados.

Se o leitor parar para ler com atenção a reportagem abaixo, do portal UOL, vai entender direitinho o que acontece. Lá pelo meio da matéria está escrito o seguinte: "O resultado, no entanto, ainda é reflexo do tombo ocorrido nos dois últimos meses do ano passado. Em 2009, a indústria só vem registrando expansão. Em junho, a produção subiu 0,2% ante maio, marcando a sexta alta seguida. Desde janeiro, o aumento acumulado é de 7,8%. Ainda assim, a atividade em junho ficou 10,9% abaixo do verificado no mesmo mês de 2008, época em que o setor estava em expansão acentuada."

Para quem ainda não entendeu, uma explicação ainda mais simples: entre setembro e janeiro, a indústria tomou um tombo histórico. De janeiro em diante, só fez crescer. Pouco, mês a mês, mas só cresceu. Na hora que se compara o desempenho deste semestre, em que a atividade só cresceu, com o primeiro semestre de 2008, pré-tombo, portanto, o que se verifica é a tal queda histórica, a maior desde 1975. Só que esta queda não se deu neste semestre, muito menos em 2009. Aconteceu no último trimestre de 2008, quando a crise bateu por aqui (e no mundo todo, por sinal).

Ou seja, a notícia que está fazendo a alegria dos editores contrários ao governo - a tal maior queda da indústria desde 1975 - é puro efeito estatístico, simplesmente não aconteceu neste semestre, quando o setor só fez crescer. É notícia velha, do último trimestre do ano passado. Simples assim. Mas vá dizer isto aos mancheteiros de plantão...

Indústria tem no 1º semestre maior queda desde 1975, informa IBGE
Da Redação
Em São Paulo
(Texto atualizado às 9h37)

A produção da indústria brasileira no primeiro semestre deste ano ficou 13,4% abaixo do verificado no mesmo período do ano passado, informou nesta segunda-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Trata-se da maior queda já verificada em um primeiro semestre desde que a entidade começou a fazer esse tipo de levantamento, em 1975.
O resultado, no entanto, ainda é reflexo do tombo ocorrido nos dois últimos meses do ano passado. Em 2009, a indústria só vem registrando expansão.
Em junho, a produção subiu 0,2% ante maio, marcando a sexta alta seguida. Desde janeiro, o aumento acumulado é de 7,8%. Ainda assim, a atividade em junho ficou 10,9% abaixo do verificado no mesmo mês de 2008, época em que o setor estava em expansão acentuada.
Os dados trimestrais mostram com clareza que, neste ano, a indústria vem recuperando lentamente as perdas de 2008. No primeiro trimestre de 2009, a produção estava 14,6% abaixo do mesmo período do ano passado; no segundo, ficou 12,3% menor, comparando com o intervalo de abril a junho de 2008.
Nos últimos 12 meses, a queda acumulada é de 6,5%, frente aos 12 meses imediatamente anteriores. Em maio, esse tipo de comparação apontava queda de 5%.

Veículos em baixa
O resultado semestral, o pior desde 1975, foi marcado pela forte retração de 23,6% da fabricação de veículos automotores. Nos seis primeiros meses de 2008, o setor bateu recorde histórico de produção. Nos dois últimos meses de 2008, a produção despencou. Nos seis primeiros deste ano, o segmento mostrou recuperação, mas não o suficiente para voltar ao mesmo patamar de 2008.
A segunda maior contribuição negativa no semestre foi a do setor de máquinas e equipamentos, com queda de 29%. Apesar do recuo mais intenso do que dos veículos, o segmento de máquinas tem menos presença no índice geral da indústria.

Eletrônicos: queda de 40%
O ramo de materiais eletrônicos diminuiu em 40,1% sua produção no primeiro semestre de 2009, em relação a igual período de 2008. A metalurgia básica também sofreu com a crise, registrando queda de 27,8%.
Com isso, as quatro categorias em que o IBGE divide a indústria tiveram forte queda semestral: bens de capital (mercadorias usadas na produção fabril) caíram 23%; bens de consumo durávris, 19,1%; bens intermediários, 15,8%; bens de consumo semi e não-duráveis, 3,1%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe