Pular para o conteúdo principal

"¿Quién no se enternece ante una nieta?"

A reportagem abaixo está no jornal El País de ontem, sábado. O escândalo envolvendo Sarney começa a respingar na excelente imagem externa do presidente Lula, embora as críticas ainda sejam discretas e mais direcionadas ao próprio presidente do Senado. E a netinha de Sarney, como se pode ver, já ganhou o mundo...

La corrupción en el Senado salpica a un aliado de Lula
JUAN ARIAS - Río de Janeiro - 08/08/2009

Un escándalo de corrupción que gira en torno a José Sarney, actual presidente del Senado y presidente de Brasil entre 1985 y 1990, elegido de forma indirecta tras la dictadura militar, está enturbiando el tramo final del segundo mandato del presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tras más de 50 años de presencia en el Congreso brasileño, las acusaciones que pesan contra Sarney, una figura con gran peso político en el país, afectan a la estabilidad del Gobierno de Lula.
El presidente del Senado es también un dirigente clave del Partido del Movimiento Democrático Brasileño (PMDB), una formación política que siempre ha sido el comodín necesario para formar Gobierno. El PMDB es un partido con gran penetración electoral en todo Brasil. Nunca ha presentado candidatos a la presidencia, prefiere negociar el precio de su apoyo al ganador.
Sarney está acusado de un rosario de presuntas irregularidades. La oposición parlamentaria ha presentado un manifiesto firmado por cinco partidos en los que pide su salida de la presidencia de la Cámara Alta hasta que se puedan esclarecer todas las acusaciones que pesan contra él y contra otros miembros del Senado. Lo suscriben 39 senadores, dos menos de los necesarios para poder procesar a un parlamentario.

Apoyo de Sarney
Temeroso de que Sarney se vea arrastrado por las acusaciones de corrupción y pueda privarle en 2010 del apoyo del PMDB para la elección de su sucesor en la presidencia, Lula sigue defendiéndolo contra viento y marea, incluso en contra de la opinión pública y la de su grupo político, el Partido de los Trabajadores, que teme que el apoyo incondicional al presidente del Senado pueda ser mal visto por sus bases.
Consciente de que sigue teniendo el apoyo de Lula, Sarney se ha hecho fuerte en su cargo político. Con un discurso apasionado ante el pleno del Senado, se ha defendido de todas las acusaciones lanzadas contra él, incluso de la de nepotismo. "¿Quién no se enternece ante una nieta?", argumentó Sarney en su defensa al ser interrogado sobre el nombramiento de varios familiares suyos en puestos del Senado.
El Consejo de Ética del Senado -cuyos miembros pertenecen en su mayoría a partidos próximos al Gobierno de Lula- ya ha archivado la mitad de las 14 denuncias sobre presuntas ilegalidades cometidas por Sarney.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pai

Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morreu vivendo. Morreu criando novas lembranças. Morreu não deixando o câncer levar a sua vontade de resistir.  Mesmo em estado grave, mesmo em tratamento oncológico, juntou todas as suas forças para assistir ao jogo do seu time Santos, na final da Libertadores, no Maracanã, ao lado do filho.  Foi aquela loucura por carinho a alguém, superando o desgaste da viagem e o suor frio dos remédios.  Na época, ele acabou criticado nas redes sociais por ter se exposto. Afinal, o que é o futebol perto da morte?  Nada, mas não era somente futebol, mas o amor ao seu adolescente Tomás, de 15 anos, cultivado pela torcida em comum. Não vibravam unicamente pelos jogadores, e sim pela amizade invencível entre eles, escreve Fabrício Carpinejar em texto publicado nas redes sociais. Linda homenagem, vale muito a leitura, continua a seguir.  Nos noventa minutos, Bruno Covas defendia o seu legado, a sua memória antes do adeus definitivo, para que s...

Dica da Semana: Tarso de Castro, 75k de músculos e fúria, livro

Tom Cardoso faz justiça a um grande jornalista  Se vivo estivesse, o gaúcho Tarso de Castro certamente estaria indignado com o que se passa no Brasil e no mundo. Irreverente, gênio, mulherengo, brizolista entusiasmado e sobretudo um libertário, Tarso não suportaria esses tempos de ascensão de valores conservadores. O colunista que assina esta dica decidiu ser jornalista muito cedo, aos 12 anos de idade, justamente pela admiração que nutria por Tarso, então colunista da Folha de S. Paulo. Lia diariamente tudo que ele escrevia, nem sempre entendia algumas tiradas e ironias, mas acompanhou a trajetória até sua morte precoce, em 1991, aos 49 anos, de cirrose hepática, decorrente, claro, do alcoolismo que nunca admitiu tratar. O livro de Tom Cardoso recupera este personagem fundamental na história do jornalismo brasileiro, senão pela obra completa, mas pelo fato de ter fundado, em 1969, o jornal Pasquim, que veio a se transformar no baluarte da resistência à ditadura militar no perío...

Dica da semana: Nine Perfect Strangers, série

Joia no Prime traz drama perturbador que consagra Nicole Kidman  Dizer que o tempo não passou para Nicole Kidman seria tão leviano quanto irresponsável. E isso é bom. No charme (ainda fatal) de seus 54 anos, a australiana mostra que tem muita lenha para queimar e escancara o quanto as décadas de experiência lhe fizeram bem, principalmente para composição de personagens mais complexas e maduras. Nada de gatinhas vulneráveis. Ancorando a nova série Nine Perfect Strangers, disponível na Amazon Prime Video, a eterna suicide blonde de Hollywood – ok, vamos dividir o posto com Sharon Stone – empresta toda sua aura de diva para dar vida à mística Masha, uma espécie de guru dos novos tempos que desenvolveu uma técnica terapêutica polêmica, pouco acessível e para lá de exclusiva. Em um lúdico e misterioso retiro, a “Tranquillum House”, a exotérica propõe uma nova abordagem de tratamento para condições mentais e psicossociais manifestadas de diferentes formas em cada um dos nove estranhos, “...