Pular para o conteúdo principal

No espelho com Obama

O que vai abaixo é uma reportagem do autor do blog para o jornal Valor Econômico. Algumas informações que ficaram de fora da matéria, pela limitação de espaço, serão incluídas nos próximos posts.

Política: Possível candidatura sugere comparações entre Marina Silva e Barack Obama, tanto na simbologia da superação como nas expectativas levantadas entre os eleitores.
Por Luiz Antonio Magalhães para o Valor, de São Paulo

Ela foi seringueira e empregada doméstica, era analfabeta até os 15 anos, quando começou a cursar o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização). Quis ser freira, conseguiu completar os estudos fazendo supletivo, formou-se em história na Universidade Federal do Acre e lecionou no ensino médio antes de começar a militar no movimento social. Ao lado de Chico Mendes, fundou a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Acre e ganhou fama internacional pela atuação em defesa do ambiente.

Agora, aos 51 anos, a senadora acreana Maria Osmarina Silva Vaz de Lima, ou simplesmente Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, criou um dos mais importantes fatos políticos dos últimos tempos ao anunciar que deixaria o Partido dos Trabalhadores (PT), após 30 anos de militância. Ao que tudo indica, deverá candidatar-se à Presidência da República pelo Partido Verde (PV). Realmente, não foi pouca coisa: Marina ganhou destaque na imprensa e passou a ser comparada ao atual presidente - "Lula de saias" virou quase um bordão - e a Barack Obama.

Há espaço para algumas comparações com o presidente americano. "Obama conseguiu mobilizar o voto ausente [nos Estados Unidos, o voto não é obrigatório] e Marina deve mobilizar o voto desesperançado", imagina Lourdes Sola, professora de Ciência Política da USP.

Plínio de Arruda Sampaio, um dos fundadores do PT, hoje filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), também avalia que a ex-ministra tem um apelo parecido com o que Obama teve: "Qual é a novidade na política brasileira?", pergunta. "Marina é o novo. Obama era o novo nos Estados Unidos. Isto é até intuitivo, o eleitor busca o novo, tem sempre um lugar para a novidade, pelo menos em um segmento importante do eleitorado."

Outros aspectos aproximam Marina e Obama no campo simbólico. "Ambos estavam aparentemente fora do jogo", afirma Lourdes Sola. "Marina pode introduzir a transversalidade na política. A candidatura dela atravessa gerações e raças, como a de Obama. A formação de Marina é regional, mas ela já ganhou transversalidade."

Filho de um imigrante queniano negro com uma americana branca, Obama entrou na disputa presidencial americana com a aura da ruptura. Venceu a pré-candidata democrata Hillary Clinton nas primárias e chegou à Casa Branca. Seu triunfo foi considerado por muitos a vitória dos movimentos sociais americanos e traz uma forte carga simbólica de superação, como a história de Marina Silva. Outro ponto de aproximação é a importância conferida às questões ambientais na campanha de Obama e agora em seu governo.

Mas também há quem veja diferenças. O cientista político Bolívar Lamounier diz que o sistema político americano permite, durante as primárias, que os candidatos sejam construídos e ganhem carisma ao longo da disputa interna em um grau muito mais alto do que ocorre no sistema brasileiro.

O cientista político Rafael Cortez, analista da Tendências Consultoria, faz outras restrições a comparações. "O contexto político que permitiu a eleição de Obama era muito diferente. Lá, o governo estava muito desgastado com a crise da economia e os problemas da política externa. O novo teve espaço para crescer. Aqui, Lula tem altíssima popularidade, o Brasil está saindo da crise muito bem." Cortez lembra que nem mesmo a carga negativa de acontecimentos recentes no Congresso atingiu a popularidade de Lula ou derrubou as intenções de voto na ministra Dilma Rousseff.

Mesmo assim, já é possível perceber impactos da possível candidatura de Marina. E foi no PSOL de Plínio de Arruda Sampaio e Heloísa Helena. O partido decidiu adiar para outubro a definição sobre o lançamento de uma chapa própria à Presidência. Hoje vereadora em Maceió, Heloísa fez questão de elogiar a ex-colega de partido e Senado durante o recente congresso nacional do PSOL. Sampaio diz que, se Marina se dispuser a enfrentar na campanha os "dilemas do sistema capitalista que impedem a real preservação do meio ambiente", o PSOL tem obrigação de apoiá-la. "Se ela abrir espaço para esse discurso, acho que deveria ser nossa candidata", argumenta Sampaio, também ele um ex-petista que deixou a agremiação desiludido com os rumos do governo Lula.

Mas não é só o PSOL que se movimenta. Nos bastidores, os prováveis protagonistas da disputa do próximo ano tentam interpretar o significado e o potencial da nova postulante ao cargo de Lula. A candidatura da ex-ministra deve ter força ao menos para mudar a lógica da eleição presidencial, que até aqui vinha se configurando como plebiscitária, com Dilma Rousseff concorrendo pelo consórcio governista contra a aliança DEM-PSDB, alinhada em torno do governador paulista José Serra ou de seu colega mineiro Aécio Neves.

"A entrada de Marina poderá mudar o caráter da eleição. Lula queria e trabalhava por uma eleição plebiscitária. A candidatura de Marina pode estimular outras e uma eleição dual poderá se tornar plural", afirma Lamounier.

O historiador Marco Antonio Villa, professor da Universidade Federal de São Carlos, prevê que, com a presença de Marina na urna, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) também deve acabar entrando na disputa presidencial. "É saudável para o processo político, ruim seria transformar o primeiro turno em segundo turno."

Comentários

  1. Marina Silva está mais para Ralph Nader que, em 2000, levou à derrota os democratas nos Estados Unidos e aos 8 terríveis anos de Bush...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe