Pular para o conteúdo principal

Novo jornal quer ser o FT brasileiro

Abaixo, mais um artigo do autor deste blog para o Observatório da Imprensa.

MERCADO EDITORIAL
Novo jornal de economia será
brasileiro e vai se inspirar no FT

Por Luiz Antonio Magalhães em 13/8/2009

A notícia do lançamento de um jornal "português" de economia no Brasil, ligado ao Diário Económico editado em Lisboa, se tornou um dos assuntos mais comentados nas redações e agências de publicidade nas últimas semanas. O mistério que envolve a publicação é grande, até agora não houve anúncio formal sobre o novo título, cujo nome também não foi definido, mas o jornalista Ricardo Galuppo garante que o jornal estará nas bancas neste ano. Mineiro de Curvelo, com passagens nas revistas Forbes, Exame e Veja, Galuppo tem 50 anos e está no comando da montagem da operação. "Será um jornal brasileiro de economia e negócios, com olhos e ouvidos para o mercado brasileiro", esclarece desde logo o futuro diretor de redação do novo jornal.

A participação do grupo Ongoing, dono do Diário Económico e de outros negócios de mídia em Portugal e Angola, respeitará a legislação brasileira e se limitará aos 30% do capital da empresa responsável pela edição do novo jornal. Segundo Galuppo, uma família luso-brasileira está negociando e montando a operação brasileira junto ao grupo Ongoing. Ele descarta a compra da Gazeta Mercantil e diz que todos os executivos serão brasileiros, inclusive o presidente da empresa.

Segundo informações da imprensa portuguesa, o presidente da Ongoing, Nuno Vasconcellos, está trabalhando para internacionalizar a empresa, que pretende ser referência em jornalismo econômico no eixo Lisboa-São Paulo-Luanda. Vasconcellos tem parentes no Brasil, o que poderia resolver a questão da nacionalidade do capital, mas ele próprio tem dito aos jornais locais que negocia uma parceria no Brasil.

Outra inspiração

Ricardo Galuppo conta que já começou a convidar alguns profissionais para integrar o time, mas não pode ainda anunciar os nomes porque os contratos não foram celebrados. Adiantou, porém, que Bonifácio Placeres, o Peninha, será o diretor de arte e já está trabalhando no projeto gráfico. "Teremos uma equipe de primeira linha", diz Galuppo. A sede do jornal, explica, será em São Paulo, mas o local exato também não foi definido, as negociações estão em andamento. No início, haverá sucursais no Rio de Janeiro e Brasília e correspondentes em algumas capitais, mas ao longo de 2010 outras sucursais serão implantadas.

Sobre o conteúdo do jornal, Galuppo pôde falar um pouco mais. Sua idéia é criar um modelo diferente do adotado pelos jornais de economia que circulam no país. "Será uma revista diária de economia", afirma. Ricardo Galuppo explica que a idéia central do projeto é criar um veículo que registre o momento de amadurecimento da economia brasileira, com a possibilidade, inclusive, de levar informações sobre o Brasil para Europa e África, uma vez que tanto o Diário Económico quanto o semanário econômico Expansão, de Angola, poderão utilizar o material produzido no Brasil.

O futuro diretor de redação avalia que os jornais econômicos brasileiros – Valor, a extinta Gazeta Mercantil, DCI e outros – têm como paradigma o norte-americano The Wall Street Journal, ao passo que o novo jornal deverá se inspirar no britânico Financial Times. "Nosso foco será nos negócios, no empreendedorismo, em fornecer ferramentas úteis para o processo decisório", explica.

Novo título

Galuppo admite que o fechamento da Gazeta Mercantil serviu como estímulo para a entrada de novos players no mercado de jornais econômicos – não apenas do grupo Ongoing – e acredita que há espaço para mais de um jornal específico e de circulação nacional. Ele elogia o trabalho realizado pela equipe do principal concorrente, o Valor Econômico, que define como de "altíssimo nível", com excelentes profissionais. Galuppo conta que o tamanho da sua redação não deverá ser o mesmo do Valor, que tem hoje mais de 100 jornalistas, mas também não será enxuta como a dos demais diários econômicos. Questionado se há excesso de oferta de talentos após o fechamento da GZM, Galuppo explicou que a montagem do time está em fase ainda muito inicial e esquivou-se de detalhar as atuais condições do mercado de trabalho para jornalistas.

O nome do novo jornal ainda não foi definido porque Diário Econômico está patenteado no Brasil e só poderá ser utilizado mediante negociação para a compra do título. Outros nomes estão sendo estudados, conta Galuppo, que promete novidades sobre o projeto para as próximas semanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe