Pular para o conteúdo principal

O que a direita pensa de Marina

Está no blog do jornalista Reinaldo Azevedo, colunista de Veja, a mais perfeita tradução da candidatura de Marina Silva à presidência, do ponto de vista da direita - que não é, claro, a deste blog. Mas vale a pena conhecer, digamos assim, as idéias desta gente sobre a possível candidata do PV em 2010.

Da alternativa histérica à alternativa esotérica
segunda-feira, 10 de agosto de 2009 | 18:57

Aqui e ali me pedem que escreva o que penso sobre a candidatura da senadora Marina Silva (PT-AC) à Presidência do Brasil caso ela migre para o PV. Ai, ai… Presidenta do Brasil? Para Marina, é pouco, é falta de ambição! Ela é minha candidata a santa.

Quando eu a vejo com aqueles seus xales, que imagino sempre de fios naturais, tecidos por mãos trabalhadoras que trazem os ecos ancestrais da mãe Terra, não sei se, bom cristão, caio de joelhos, ou, tocado pelo espírito de porco e anticlerical de Voltaire, imito-o quando lia uma obra de Rousseau e, em vez de ficar de joelhos, já começo logo a andar de quatro. Calma lá! Estou apenas me referindo a fases anteriores da evolução a que certo ecologismo parece remeter.

Ah, sei, Marina pode dividir o chamado “campo da esquerda”, tirando votos de Dilma etc e tal… Olhem só: Marina pode até ser boa pessoa e ter as melhores intenções. Mas, como diria Horácio, “est modus in rebus”. As coisas têm limites, medida. Lula precisou perder três eleições e ganhar a quarta para não fazer, digamos assim, besteiras essenciais — já basta as periféricas, as laterais, a que se dedica, que vão significar alguns anos de atraso para o país, coisa que veremos ao longo do tempo, quando baixar a poeira da mistificação.

Imaginem Marina presidente! Não tem jeito. Sentiria, como Voltaire ao ler Rousseau, palpitar em mim as tentações da ancestralidade. O Brasil tem hoje um setor vital para o seu desenvolvimento e para a economia do país, que responde diretamente pela comida barata a que o brasileiro tem acesso (sim, temos hoje uma das comidas mais baratas do mundo), que é satanizado em tudo quanto é rodinha dos progressistas do miolo mole: refiro-me, é óbvio, ao agronegócio. E a Marina da Floresta dos Santos dos Últimos Dias é uma das responsáveis por essa distorção.

Quer sair candidata? Que saia! Vejam só: eu não sou político. Não preciso ficar aqui com receio de tocar o xale da santa. Marina não me diz nada nem me comove. Mais ainda: o preservacionismo de matiz e matriz amazônicos não serve como parâmetro para o resto do Brasil.

“Ih, Reinaldo não está pensando estrategicamente. Marina divide os votos da esquerda, de Dilma…” É… Tio Rei já tem 47 anos e não cai mais em certas ciladas. Digamos que ela ajude a levar a disputa para o segundo turno. Entendo que os votos em Marina estão, ainda que com muitos matizes, à esquerda do eleitorado da própria Dilma. É de gente que acha que a ministra “endireitou” demais. Na hora “h”, boa parte migraria para a candidata do PT. Não acho que as oposições devam contar com essa esperança.

Pensemos ainda em outra hipótese: num eventual segundo turno, ela poria a sua plataforma verde na vitrine e esperaria para ver qual dos dois litigantes abraçaria a sua causa. Bem, muito realisticamente, eu espero que nenhum deles o faça. Marina tem todo o jeitão de ser a Heloisa Helena da vez, só que substituindo o discurso histérico pelo preservacionismo esotérico.

Perdão! Eu não tenho o que fazer com isso.

Comentários

  1. É, meu caro, só assim mesmo pra eu ler alguma coisa desse senhor.

    Agora, a contar que se trata de uma figura da direita, isto é, de uma estirpe mestre -- ou melhor, pós-doutorada -- em organização, em mandar, e em realpolitik desavergonhada (veja bem, "desavergonhada"; nada contra a realpolitik)... se ele diz que Marina não tem chance, eu topo acreditar.

    Claro, não desejo o fracasso de Marina simplesmente por eventualmente se opor ao PT. Mas quando é o futuro do país que está em jogo, só posso torcer para que ela mantenha a briga no âmbito intrapartidário. Ela é "jovem", com seus hábitos sustentáveis viverá muito. Com certeza terá sua chance ainda. Precisa ser Governadora antes!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que esse sujeito era capaz de pensar. Está correto, o que ele não vê é a possibilidade do Serra ganhar no primeiro turno por causa de Marinas, HHs, Buarques e outros inomináveis. E tem também o The Soninha effect, que seria ela apoiar o Vampiro no segundo turno em troca sabe lá deus do que...

    ResponderExcluir
  3. Puta que pariu, não dá pra ler esse cara não...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, sem chance....

    Os textos desse cara são o cúmulo da chatice!

    Nessa vida, meu bom, ninguém gosta de coisa chata!

    ResponderExcluir
  5. Blargh! para a Santa Marina e para chatíssimo direitão.

    ResponderExcluir
  6. Luiz Antonio,

    Dá uma resumidinha!
    Não dá prá ler o rei do esgoto sem beber uns tragos...

    ResponderExcluir
  7. E tem analista politico que tem coragem de falar que o Serra é de esquerda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe