terça-feira, 14 de julho de 2009

Como manipular uma notícia

Título da Folha Online:
Em Alagoas, Lula elogia Collor e Renan e diz que pretende ajudar a eleger sua sucessora

Agora o trecho da matéria em que Lula teria "elogiado" Collor e Renan: "No início do discurso, Lula elogiou os senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Renan Calheiros (PMDB-AL), que pertencem a partidos da sua base aliada. "Eu quero aqui fazer Justiça ao comportamento do senador Collor e do senador Renan, que têm dado uma sustentação muito grande aos trabalhos do governo no Senado."

Então estamos conversados: para a Folha, uma frase protocolar de um presidente em uma cerimônia em que estão presentes dois senadores da República se transforma em um "elogio". O jornalista que escreveu a asneira certamente preferia que Lula descesse o sarrafo em Collor e Renan, parlamentares de sua base aliada, mas não foi o que aconteceu. Se Lula não tivesse dito palavra sobre os dois, a manchete da Folha seria algo assim: "Lula se omite sobre a crise no Senado e deixa de criticar Collor e Renan".

Em tempo: a cascata da Folha Online já virou manchete do portal...

2 comentários:

  1. Manipulações midiáticas à parte, convenhamos, "elogio protocolar" é eufemismo para "vender a alma", não?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Raphael, a base aliada do governo e formada pelos piores exemplos de políticos brasileiros.

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.