quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cadê a crise que estava aqui?

Até a Míriam Leitão, quem diria, reconhece a boa noticia do dia... Do blog da colunista global:

Taxa de desemprego
As boas notícias do mercado de trabalho

Várias boas notícias no dado divulgado hoje pelo IBGE. A taxa de desemprego de junho caiu para 8,1% em relação ao 8,8% do mês de maio. E ficou estável em relação a junho o ano passado, que foi de 7,9%.
1) A primeira boa notícia é a queda em si, em mês em que sazonalmente deveria ter aumentado;
2) O primeiro semestre termina sem que a taxa de desemprego chegasse a dois dígitos, que era a previsão e o temor de vários analistas;
3) A renda real subiu 3% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Pesquisa Mensal de Emprego é calculada pelo IBGE em apenas seis cidades do país, mas que também são as maiores . A pergunta feita ao entrevistado é se ele procurou emprego no último mês. Se ele não procurou, não entra na estatística de desemprego. O economista André Urani me explicou agora há pouco que o mesmo entrevistado é visitado quatro meses seguidos, o que reduz essa distorção. Porque se ele não procurou em um mês, pode vir a procurar no outro.
— É uma espécie de painel. O mesmo pesquisado é entrevistado quatro meses seguidos, depois não é ouvido por oito meses, depois volta a ser ouvido. Isso dá ao indice o caráter de painel.
Apesar das boas notícias os especialistas mostram vários sinais de que o mercado de trabalho está fraco, não está criando os empregos que deveria. Mesmo assim, é preferível ter uma taxa de desemprego em queda do que em alta, no meio de uma crise global.

3 comentários:

  1. MÍRIAM LEITÃO É PORTA-VOZ DOS TÉCNICOS EM ECONOMIA LIGADOS AO PARTIDO SEM RUMO (PSDB). OS EXÍMIOS ECONOMISTAS, QUE SERVINDO AO GOVERNO FHC, LEVARAM O NOSSO PAÍS VÁRISA VEZES À BANCARROTA.

    ResponderExcluir
  2. Luiz,
    Ela já mudou de ideia. Afirmou que o desemprego caiu só porque trabalhadores desistiram de procurar emprego. Vai lá no blog dela conferir, se quiser...
    Não tem jeito. Colunista do PiG não tem jeito mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Pedro P. Tardelli24 de julho de 2009 11:26

    Fake. Com certeza foi algum hacker que invadiu o blog desta triste senhora. Seria uma recaidíssima daquelas, afinal o mundo desta leitoa é de crises, juros altos, catástrofes, dolar altíssimo, tadinho do Bush, FHC and Serra: my heroes, etc.

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.