Pular para o conteúdo principal

Para rolar de rir

Desta vez, Nivaldo Cordeiro se superou. Vale muito a pena ler na íntegra o texto abaixo, do Mídia Sem Máscara. A tese do Cordeirão é a seguinte: O jornal O Estado de S. Paulo está a serviço do PT para detonar Sarney e permitir a Lula o terceiro mandato. Desta forma, o melhor (na opinião do articulista do MSM) é o "corrupto" José Sarney resistir no cargo, do contrário Lula e o PT vão se esbaldar. O sagaz articulista só não explica se Arthur Virgílio e os tucanos que andam criticando tanto o presidente do Senado estão nesta jogada para enternizar o petismo ou são meros inocentes úteis. Nada como um cômico de primeira categoria para terminar o domingão, no fundo deve ser culpa da tal política que acabou com os hospícios no Brasil... Eles estão à solta!!

Sarney e o Estadão

Nivaldo Cordeiro | 19 Julho 2009
Media Watch - O Estado de São Paulo

Finalmente o velho coronel Ribamar do Maranhão, o Sarney, disse coisa com coisa ao discursar (ver íntegra) para o plenário vazio do Senado, ontem, já em recesso. Como ator político de longa data, eu não posso deixar de admirar o Sarney naquilo que tem de mais notável: sua capacidade de engolir sapos, de transcender os ataques verbais, de enxergar além da retórica. Ele tem também a noção exata do próprio poder pessoal e do seu próprio papel no processo, Nunca perde o senso do real. Infelizmente, seu nível moral é ínfimo e suas práticas políticas, sejam as eleitorais, sejam as parlamentares, são o que há de pior na matéria. Sarney viu que a mão do inimigo usa as páginas sujas do jornal Estadão como tribuna contra ele.
O jornal, por seu lado, não se fez de rogado e, em editorial (Aposta no esfriamento) da edição de hoje (18), entregou a rapadura, ao analisar o discurso. Não se limitou ao habitual enxovalhamento da figura do Sarney. Foi além, ao ameaçar o velho coronel Ribamar do Maranhão. Leiamos: "Curiosa a cabeça desses políticos. Eles acham, ou querem fazer crer, que a sequência de revelações que há meses mantêm o senador na berlinda não é escabrosa o bastante para resistir a uma nova temporada de possíveis denúncias, dessa vez referidas a uma personagem incomparavelmente maior, como a Petrobrás. A ideia por trás do argumento é que a imprensa não tem fôlego para fazer duas coisas ao mesmo tempo nem a sociedade manterá o interesse pelas lambanças no Senado quando começar o espetáculo da CPI". Por "imprensa" entenda-se Estadão ele mesmo, o único com acesso às fontes privilegiadas de informações fornecidas pelos arapongas do PT. O único veículo que se prestou a esse manobra suja do partido governante.
Quem tem acompanhado o que eu escrevo está muito bem informado desse movimento. Tenho apontado o viés estadônco há pelo menos dois meses. O Estadão tornou-se um aríete dos atuais ocupantes do Palácio do Planalto, contra o presidente do Senado. Como se sabe, o partido governante, o PT, e seu ministro da Justiça, usam de todos os meios legais e ilegais para praticar a luta política contra os adversários e inimigos. Escutas telefônicas ilegais e legais, tocaias escusas, busca em arquivos, nada escapa ao interesse dos militantes petistas infiltrados em todas as esferas de governo. O jornal Estadão não teria a capacidade investigativa de ter acesso ao farto e exclusivo material que tem noticiado contra Sarney, pelo qual tem dado supostos furos todos os dias. Sarney está certo: o Estadão está pautando a imprensa brasileira com seus supostos furos. A pergunta do milhão é: quem dá os furos ao Estadão? Claro, a única força capaz de fazê-lo, o PT.
Sarney sabe disso tanto quanto eu, mas não pode dizê-lo ao microfone. Tem que engolir o sapo e fazer sua defesa da forma que sempre fez, operando nos bastidores. O velho coronel Ribamar do Maranhão sabe que contrariou os interesses dominantes ao postular e ganhar a presidência do Senado e ao entronizar sua filha no governo do Maranhão, em manobra junto à Justiça Eleitoral. Por isso sofre o contra-ataque. Todavia, preciso dizer a você, meu caro leitor, que esses dois fatos, embora maiúsculos, não teriam sido suficientes para essa mobilização do PT, tão aguda e tão perene, objetivando a destituição de Sarney. O PT é mestre na mobilização da opinião pública. Ocorre que a tal opinião pública também tem limites: Sarney sabe qual é a fonte de seu poder, que é a base que dispõe de votos no Senado, em primeiro lugar, e suas relações de compadrios com a alta cúpula do Poder Judiciário (e Ministério Público), bem como ele mesmo, que sabe tudo dos bastidores da política. Um movimente de ataque que queira fazer pode destruir a base de poder de Lula. Sarney pode usar também a opinião pública conta seus atacantes, mas seria um movimento muito perigoso, abalaria as instituições.
E Lula sabe disso, por isso está o tempo todo afagando o velho coronel Ribamar do Maranhão. Tenta desvincular, de todas as formas, a sua pessoa da campanha insidiosa de vilipêndio do velho cacique maranhense. Sarney sabe que é jogo de cena, que, se Lula pudesse, dava-lhe um pontapé no traseiro sem dó e nem piedade. Mas Sarney é macaco velho o bastante para manter as aparências do "me engana que eu gosto".
O ponto é que essa campanha contra Sarney tem um componente estratégico que ainda não está de todo revelado. Em pauta, a sucessão presidencial. Aparentemente, Lula perdeu a oportunidade legal de ter um terceiro mandato. A derrota da CPMF demonstrou que, no Senado, os petralhas não formam maioria qualificada e Sarney é o líder da minoria, fato que usa para fazer valer o seu poder. Enquanto Sarney for presidente daquela Casa o PT não tem como criar um atalho que garanta seu nome à sucessão. Esse é o jogo real que se desenha. Para azar do PT e sorte dos brasileiros o coronel Ribamar do Maranhão está no meio do caminho dos petralhas. E ele não é de brincadeira. Fosse outro qualquer e já teria renunciado.
Caro leitor, observar os acontecimentos é algo realmente divertido e interessante e agora ganhou importância política maior. Se Sarney sucumbir penso que o PT caminhará a passos rápidos para empolgar o poder total. Torço para que o Sarney vença. Melhor dizendo, torço para que Sarney não seja derrotado. É a velha história: Deus escreve certo por linhas tortas. Não há mal que não seja portador de um bem. O velho Sarney, corrupto, nepotista, alpinistas social, um homem que merece os mais desabonadores adjetivos, tornou-se o grande obstáculo do PT na sua busca do poder total. Torço pelo Sarney.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe