Pular para o conteúdo principal

Pausa para rir

O site Mídia Sem Máscara é uma fonte inesgotável de diversão. Na edição desta terça-feira, temos lá o mestre dos mestres, Olavo de Carvalho, reclamando da nova Encíclica do Papa Bento XVI. Olavão não gostou, achou a coisa muito moderninha e deitou o sarrafo no Santo Padre. Há também o grande Nivaldo Cordeiro, já conhecido dos leitores deste blog, em sua sempre atenta tarefa de achar esquerdismo nas páginas da Folha, Estadão, Globo e Veja. Desta vez, porém, o mais divertido é o artigo reproduzido abaixo, de um tal de Graça Salgueiro, sobre a "manipulação pró-esquerda" do jornal O Estado de S. Paulo. A vida é mesmo ingrata e até um Mesquita pode ser considerado um legítimo "esquerdista". Depende dos olhos de quem lê. Bem, considerando os "sólidos" argumentos expostos no artigo a seguir, o mais recomendável é dar umas boas gargalhadas e esquecer o assunto. Não, crianças, o Estadão definitivamente não é o Pravda do Foro de São Paulo...

Estadão mente e manipula informação pró-esquerda

Graça Salgueiro | 07 Julho 2009

Para completar a porcalhada desinformativa, havia na matéria os links de vários podcasts que tive o cuidado de ouvir um por um, e depois checar quem eram os "ilustres" autores de tão abalizadas opiniões. Destaco três deles por serem os mais expressivos da manipulação pró-comunistas que o Estadão escolheu para "informar" seus leitores sobre a situação daquele país centro-americano.

Meu amigo Nivaldo Cordeiro vem fazendo um excelente trabalho de media watch em relação ao jornal O Estado de São Paulo - Estadão -, e tem apontado com bastante precisão as mentiras e manipulações daquele periódico no caso de Honduras. Hoje, peço licença ao amigo para fazer o seu trabalho, considerando a matéria veiculada no último domingo, 5 de julho, intitulada "Impedido de voltar a Honduras, Zelaya chega a El Salvador".
Na referida matéria o autor pinta um quadro de horror e desrespeito aos direitos dos cidadãos se expressarem, afirmando que "milhares de manifestantes pró-Zelaya" foram agredidos pela Polícia e Forças Militares. Mas não cita que os detidos, até o momento, são desordeiros que teimam em desrespeitar o toque de recolher imposto pelo novo governo, uma medida preventiva justamente para evitar confrontos.
Até agora, pelo que se sabe de fontes fidedignas, a democracia tem sido respeitada - a partir mesmo do momento da deposição do golpista Zelaya -, a rotina do país segue seu curso normal e os distúrbios que ocorreram ficaram por conta de forasteiros nicaragüenses e cubanos contratados para este fim, que foram detidos e deportados aos seus países. Mas isto o público brasileiro não precisa conhecer.
Para completar a porcalhada desinformativa, havia na matéria os links de vários podcasts que tive o cuidado de ouvir um por um, e depois checar quem eram os "ilustres" autores de tão abalizadas opiniões. Destaco três deles por serem os mais expressivos da manipulação pró-comunistas que o Estadão escolheu para "informar" seus leitores sobre a situação daquele país centro-americano. Todos doutores com cursos fora do Brasil e, além de professores universitários, orientadores de mestrado e doutorado, quer dizer, são as máquinas que moldam as cabeças ocas dos novos mestres e doutores que serão multiplicadores do ideário comunista conforme determinou Gramsci.
No podcast "Professor da Unesp analisa Golpe de Estado em Honduras" o professor Luis Fernando Ayerbe reafirma a farsa do "golpe de Estado", defende a volta de Zelaya e acoberta o papel de José Miguel Insulza, Secretário Geral da OEA. Como seu sotaque hispânico é muito carregado, resolvi pesquisar sua biografia. Trata-se de um argentino radicado no Brasil há algumas décadas, autor de um livro que exalta os 50 anos da revolução cubana e que recebeu, não só por este livro mas por outros de teor marxista, um prêmio em 2003, outorgado pela "Casa de las Américas" de Cuba.
O outro professor, também da UNESP, Hector Luis Saint-Pierre - "coincidentemente" argentino radicado no Brasil -, diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos daquela instituição, no podcast intitulado "Especialista teme que países sigam o exemplo" repete a história do "golpe militar" e a mesma baboseira do seu coleguinha de nacionalidade, universidade e ideologia.
E finalmente o empolado Ricardo Seitenfus, no podcast "Representante da OEA analisa atual situação em Honduras", além de reafirmar a mentira do "golpe", apóia Insulza em seu papel "democratizador" - como se a democracia tivesse sido interrompida por aqueles que fizeram nada menos do que defendê-la e respeitá-la - , afirmando que é inaceitável que hoje em dia se retorne ao fantasma dos "golpes militares". Querendo saber mais deste representante da OEA no Haiti, encontrei uma nota muito curiosa escrita por Diego Casagrande, e publicado pelo site Defes@Net em 2 de janeiro de 2008. Casagrande o entrevistava sobre questões das FARC e o doutor Seitenfus desconversou quando o jornalista lhe perguntou sobre as visitas de terroristas deste bando ao palácio do Governo quando Olívio Dutra era governador do estado do Rio Grande do Sul. Leiam a entrevista e vejam que primor!
É vergonhoso que a imprensa brasileira prime pela desinformação premeditada e que dê guarida e ouvidos a apenas um lado da opinião, amparada nos vários títulos universitários que os entrevistados possuem, em detrimento da informação correta e precisa como deve ser o papel da imprensa. Não foi ouvido ninguém "do outro lado", alguém que veja as coisas como elas de fato ocorreram e que faça uma análise isenta e sem ranços esquerdistas. E é este tipo de democracia caolha que esta gente se orgulha de defender e que tem a petulância de dizer que está "informando"!

Comentários

  1. O MSM é tão ridículo e boçal que é difícil acreditar que os próprios autores não dêem gargalahdas do que escrevem.

    É simplesmente ridículo ler tanta baboseira, tudo e todos são Comunistas para aquele povo. O Olavo é realmente uma piada ambulante mas eu não tenhoo sangue frio necessário para ler aquilo tudo, o asco é grande demais!

    Pior ainda é pensar que um membro desgarrado do grupo, o Reinaldo Azevedo, faz sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe