Pular para o conteúdo principal

Juro do cheque especial é o menor do Real

A reportagem abaixo, do portal G1, mostra uma realidade que tende a se apresentar no ano eleitoral de 2010: as taxas de juros praticadas no mercado - e não apenas a básica - serão as menores dos últimos 20 anos. A oposição, sem discurso para bater no governo, estava apostando na crise mundial para derrubar a popularidade do presidente Lula. Não deu certo e, pior, como consequência da crise foi criado um ambiente propício à queda mais forte da Selic e dos juros praticados pelos bancos e no mercado em geral. Se não houver novo tombo da economia americana, a tendência de queda dos juros deve prosseguir em 2010, pois a economia brasileira ainda não terá se recuperado sua total capacidade. A bandeira dos "juros extorsivos" também fugirá das mãos dos demos-tucanos. O que restará a eles? O discurso udenista do "governo mais corrupto da história" (não deu certo com Alckmin em 2006) ou as críticas ao "aumento dos gastos públicos" (para o povão, este tipo de crítica soa como "se esses caras ganharem, vão tirar o Bolsa Família e demitir um montão de servidores"). Realmente, não é nada promissor o cenário pré-eleitoral para a oposição...

Juro médio do cheque especial é o menor desde 1995, diz Anefac

Taxa média cobrada pelos bancos recuou para 7,54% ao mês em junho.
Crédito voltou ao nível de antes da crise, diz entidade.

Do G1, em São Paulo

A taxa de juros do cheque especial voltou a recuar em junho, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac). De maio para junho, taxa de juros caiu de 7,59% ao mês para 7,54% - a menor da série histórica da Anefac, iniciada em 1995.
O levantamento mostrou que, das seis linhas de crédito para a pessoa física pesquisadas, apenas as taxas cobradas no cartão de crédito e no crédito para financiamento de veículos ficaram estáveis na passagem de maio para junho.
Além da taxa do cheque especial, tiveram queda os juros médios mensais do comércio (de 6,10% para 6,06%), do empréstimo pessoal em bancos (de 5,36% para 5,30%) e do empréstimo pessoal em financeiras (de 11,19% para 11,17%).
Com isso, a taxa média de juros para pessoa física caiu de 7,28% ao mês em maio para 7,26% em junho, na quinta redução consecutiva, segundo a Anefac. A taxa é a menor desde abril de 2008, quando ficou em 7,25%.
A pesquisa também mostrou redução na taxa média de juros para pessoas jurídicas, de 4,15% ao mês em maio para 4,12% em junho. A queda na taxa média veio puxada pelo recuo nos juros cobrados em desconto de duplicatas e desconto de cheques, de 3,59% para 3,54%, e de 3,71% para 3,65%, respectivamente.
Crédito volta ao nível pré-crise
Segundo Miguel de Oliveira, presidente da Anefac, os dados mostram o retorno das condições de crédito anteriores à crise em setembro de 2008, tanto no alongamento dos prazos dos financiamentos bem como na redução dos juros das operações de crédito. De acordo com ele, a melhora nas condições de crédito é resultado da melhora no cenário econômico e da redução da taxa básica de juros (Selic). “Em nossa opinião, tendo em vista os fatores listados no trabalho, as taxas de juros das operações de crédito bem como as condições de crédito (ampliação dos prazos, aumento do volume emprestado, maior flexibilidade) deverão melhorar neste segundo semestre”, afirma o executivo em nota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe