Pular para o conteúdo principal

O impagável João Mellão

Está ficando até engraçado. Os oitenta e tanto porcento de popularidade de Lula estão subindo à cabeça não do presidente, mas da oposição. O texto reproduzido abaixo, do "jornalista" João Mellão Neto – ex-deputado e ex-ministro de Fernando Henrique –, publicado no Estadão de hoje (bem como um outro artigo, melhorzinho nos argumentos, de Dora Kramer), tenta provar que Lula pode ser um "grande político", mas não é um "Estadista".

Cabem desde logo duas observações: alguém perguntou se Lula quer ser um "Estadista", ou pelo menos se deseja tal título a partir dos critérios de um liberal-direitóide como Jonhy Mellony? A julgar pela biografia do articulista do Estadão, que ainda de fraldas era janista de carteirinha, o grande Estadista que o Brasil já teve durou exatos 7 meses na presidência....

Em segundo lugar, realmente não deixa de ser divertido o desespero dos colunistas chapa-branca da gestão anterior, hoje ferrenhos oposicionistas ao atual governo. Dora Kramer e sua paixão escancarada pelo príncipe da sociologia não consegue perceber que sob Fernando Henrique Cardoso o Brasil foi à breca três vezes; sob Lula, pelo menos até agora, não foi nenhuma. Mellony, personagem um tanto mais obscuro, pergunta se o distinto público se a biografia de Lula é "recomendável" aos seus filhos. Bem, este blogueiro prefere mil vezes que seus pequenos mirem no exemplo do atual presidente, que saiu de pau de arara do sertão nordestino, veio para São Paulo, se fez na vida e acabou presidente do Brasil. Ou os leitores acham que seria melhor copiar os métodos e hábidos do ídolo de Mellony, o "saudoso" Jânio Quadros? É, com uma oposição deste quilate, a coisa fica mais fácil para Lula e Dilma...

O exemplo que Lula nos dá
João Mellão Neto

Talvez nunca antes na História um presidente tenha reunido tanto apoio, político e popular, quanto Lula. Há levantamentos que indicam ter ele alcançado a marca dos 80% de aprovação. Deve-se ter em mente que a unanimidade é inatingível. Nem mesmo Jesus Cristo a alcança, haja vista que há um determinado porcentual da população que não acredita nele.
Mas, como bem observou meu filho Ricardo, esse porcentual estratosférico lhe garante o título de grande político, não o de estadista. Estadista é alguém que deixa um legado - de feitos, comportamentos ou palavras - para as gerações seguintes. Vendo as coisas por esse prisma, qual é o legado de Lula?
Ele deixará para a posteridade alguma grande realização? Ele servirá de exemplo para alguma coisa? Existem pensamentos ou definições de sua lavra que ficarão na História?
A resposta é negativa para as três indagações. Lula não é mesmo um estadista.
Ao contrário. Por tudo o que fala e faz, ele deixa muito a desejar nesse quesito.
Os norte-americanos - que criaram a figura do presidente da República - revestem o titular do posto de um significado que transcende em muito as suas atribuições. O presidente é um rei temporário que se fez pelos seus próprios méritos. E, assim sendo, é uma referência para o comportamento de todos os seus concidadãos.
George Washington, o primeiro presidente, tinha essa noção muito clara. Como a América abrira mão de ungir um rei, era natural que depositasse na figura do presidente todas as expectativas que, em outras circunstâncias, seriam próprias de um monarca. Consciente de seu papel, ele governou os Estados Unidos por oito anos. E fez história.
Muitos dos seus procedimentos até hoje são seguidos.
Um deles é o culto à pessoa da primeira-dama. A própria expressão - primeira-dama - provém de sua época.
Outro é o exercício da presidência por apenas dois mandatos. A Constituição norte-americana, originalmente, permitia ao presidente se reeleger quantas vezes quisesse. George Washington, a seu tempo, recebeu numerosos apelos para se candidatar a novos mandatos. Mas entendeu que a alternância no posto era o principal sinal que distinguia um presidente de um rei e recusou-se a prosseguir. Todos os presidentes que se seguiram obedeceram fielmente à regra, com exceção de Franklin Roosevelt. Após a morte deste, no exercício do quarto mandato, o Congresso aprovou uma emenda constitucional proibindo expressamente a reeleição indefinida.
Os exemplos de George Washington deixam uma mensagem clara: o presidente não é gente como a gente. Ele tem de ser melhor do que a gente. É também para servir de referência que nós o colocamos lá.
Lula não tem sido uma boa referência. Ao contrário, os exemplos que ele deixará são negativos. Não se aconselha ninguém a segui-los.
O primeiro deles provém da instituição Bolsa-Família. Ela cria nas pessoas a falsa noção de que basta terem nascido pobres para que se tornem credoras do Estado. Cabe a este garantir-lhes uma renda mínima até o fim de sua vida.
Um dos efeitos não previstos pelos idealizadores do programa é que a quantia mensal recebida por família - mais de R$ 100, em média - é baixa unicamente pelos padrões do Sudeste. Nos rincões nacionais ela é suficiente para garantir o sustento de uma família sem que nenhum de seus membros trabalhe.
Ora, criar uma nação de pensionistas é algo que nenhum partido jamais ousou inscrever entre os seus objetivos. Pois o Bolsa-Família criou essa expectativa. Todo mundo doravante se acha no direito de viver à custa do Estado. E isso solapa de vez os alicerces da ética do trabalho.
Outro mau exemplo é o que nos é dado pela nossa política exterior. O governo brasileiro apoia irrestritamente todas as nações que insistem em transgredir as regras da boa convivência internacional.
Cuba e Venezuela rosnam para os Estados Unidos? Pois lá está o Brasil para prestar-lhes solidariedade. As eleições no Irã parecem ter sido fraudadas? Pois lá estamos nós de novo, para emprestar legitimidade ao processo. A Coreia do Norte afronta o mundo fazendo testes nucleares? Pois ela pode contar conosco para evitar, nos foros internacionais, que maiores sanções sejam adotadas.
Não é adotando posições como essas que o Brasil se fará valer. Somos uma nação emergente, sim. Estamos lutando para obter espaço? Sem dúvida. Mas para tanto não é necessário procurar chamar a atenção em razão de posicionamentos discutíveis, em favor de nações delinquentes.
Uma política externa consequente, lastreada na constância, na previsibilidade e na responsabilidade, faria mais pela imagem do Brasil do que todas as bravatas que têm pautado os nossos posicionamentos.
O terceiro mau exemplo que a era Lula nos está legando diz respeito à própria imagem do presidente em si.
Todos nós passamos a vida tentando incutir em nossos filhos a ideia de que sem estudos não se vai longe. Procuramos passar-lhes a noção de que somente por meio do zelo, da aplicação e do esforço é que se pode sonhar alcançar alguma coisa na vida. E tudo isso para quê?
Ninguém menos do que o nosso presidente se arvora em ser o exemplo contrário de tudo isso. Ele se vangloria de não ter estudado.
E procura passar a imagem de que, para vencer na vida, a diligência, o preparo e o esmero são valores inferiores à malandragem, à persuasão e à manha.
Então, é assim? Quem conquista um lugar ao sol são os mais espertos, e não os mais capazes?
Esses são os exemplos que Lula nos dá.
Será que posso recomendá-lo aos meus filhos?
João Mellão Neto, jornalista, deputado estadual, foi deputado federal, secretário e ministro de Estado

Comentários

  1. Aliás, estou começando a achar que esse vai ser o mote do candidato da oposição: em vez de "o gestor", entra a figura de "o estadista". Vide a última frase do inacreditável artigo de Ferreira Gullar no último domingo ou no retrasado (em que ele critica o Bolsa Família).

    ResponderExcluir
  2. Não dá pra perder tempo lendo esse pessoal da direita nervosa, preocupada, desesperada e... chata.
    O senhor joão talvez seja um grande mellão, mas jamais será um jornalista.
    Eu nao o recomendaria aos filhos de ninguem...
    Fernando

    ResponderExcluir
  3. Recebido pela UNE, Lula se emociona

    "Deus queira que o próximo presidente possa dizer: O Lula só fez isso, eu fiz isso e isso e mais isso ... Se todo o mal que eu fiz pro país foi permitir que venha alguém pra fazer mais do que eu fiz, eu já morrerei feliz".

    http://www.aleporto.com.br/blog.php?tema=6&post=1949

    ResponderExcluir
  4. É POR ESSAS E OUTRAS QUE JAMAIS UM MELÃO CHEGARÁ A SER UMA MELANCIA!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. João Melão é medíocre. Mas, dessa turminha de patifes, há gente que consegue ser pior. Quem tiver estômago, leia o texto que um colunista preconceituoso teve a coragem de publicar na semana passada:
    http://www.dcomercio.com.br/Materia.aspx?id=22161&canal=14
    É preconceito do começo ao fim. Essa oposição se desmerece por si própria.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns João Mellão Neto pelo artigo inteligente. Peço que não tentem discutir com Petistas, é como jogar Xadrez com um pombo: ele não sabe, vai cagar no tabuleiro, estufar o peito e dizer que ganhou a partida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe