quinta-feira, 2 de julho de 2009

Uma notícia, três manchetes

No G1, portal das Organizações Globo:
Indústria aumenta produção pelo quinto mês, aponta IBGE

No Estadão.com, do Grupo Estado:
Produção industrial sobe 1,3% em maio, a quinta alta consecutiva

No UOL, do Grupo Folha:
Produção industrial tem pior resultado desde 1991

É evidente que a notícia que merece ser destacada nos números divulgados pelo IBGE é a reação da indústria, pelo quinto mês consecutivo. O pessoal da Folha, porém, não aguenta dar notícia boa para o governo Lula e escolhe sempre o viés mais negativo possível. Sim, a produção industrial tem o pior resultado desde 1991, mas isto não se deve ao comportamento da indústria no mês de maio, propriamente, e sim à enorme queda que ocorreu entre novembro e janeiro. Como a comparação utilizada pela folha é do acumulado do ano (queda de 5,1% nos últimos doze meses encerrados em maio), a estatística é afetada pelo período bravo da crise.

Números, porém, devem servir para explicar a realidade ao leitor. É bom que ele saiba que a crise foi grave, mas muito mais importante é informá-lo sobre os rumos dos acontecimentos. E aí a Folha/UOL desprezam o óbvio: a retomada está em curso, pelo quinto mês consecutivo, no setor industrial. Mas nem adianta espernear, a Folha tem mesmo o rabo preso com as más notícias e compromisso com a derrubada da popularidade do governo Lula. Dá até uma certa pena.

Um comentário:

  1. Essa manchete do UOL é feita sob encomenda para os programas da oposição, onde a "marolinha" é destaque para atacar o Lula.

    Elen

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.