terça-feira, 21 de julho de 2009

Lula quer Ciro para o governo de SP

Na Folha Online:

Lula defende alianças em São Paulo e sinaliza apoio a Ciro Gomes

CHRISTIAN BAINES
colaboração para Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira a realização de alianças para vencer a disputa para o governo de São Paulo nas eleições de 2010. A posição do presidente sinaliza um possível apoio à candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE).

Quando perguntado se iria se encontrar com membros do PT nesta semana para discutir o nome candidato para as eleições do ano que vem, o presidente desconversou, mas fez questão de deixar clara sua posição.

"O PT já aprendeu. Tem 29 anos de história. Sabe perfeitamente que tem que fazer política de aliança para vencer as eleições", disse.

Apesar de Ciro negar a pretensão de disputar o governo de São Paulo, seu nome vem sendo cada vez citado como uma possibilidade de alternativa ao PT. O partido abriria mão de candidato próprio no Estado e centralizaria suas forças na candidatura nacional.

O presidente defende que o partido só deva ter a cabeça da chapa nos Estados que já governa. "As pessoas sabem o que eu penso. O PT tem que ter uma ação de responsabilidade. Saber qual a força que tem em cada Estado, qual a perspectiva de fazer ou não aliança política", disse.

O PT está em dificuldades para emplacar um nome para candidatura própria. O prefeito de Osasco, Emídio de Souza, defendido por uma ala do partido, sofre resistência por ser pouco conhecido na capital.

O outro possível nome no Estado é o do deputado federal Antônio Palocci (PT-SP), mas ainda é considerado frágil por causa das denúncias de quebra de sigilo bancário na época em que era ministro da Fazenda. O caso ainda está em análise no STF (Supremo Tribunal Federal).


Este blog continua duvidando das chances do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) em São Paulo, pois o eleitorado paulista, especialmente do interior, é muito conservador e avesso a este tipo de candidatura, especialmente pelo fato de Ciro ser nordestino. Se a eleição fosse apenas na capital, onde residem tantos migrantes do Nordeste, ainda vá lá... Ou ainda se o deputado concorresse no Rio de Janeiro, que já importou Brizola do Rio Grande, seria possível dizer que ele teria boas chances. De qualquer forma, uma candidatura de Ciro em São Paulo incomodará duplamente o governador José Serra (PSDB), pois o deputado socialista é bem mais ferino em seus discursos do que os demais petistas cotados para a disputa e também porque forçará Serra a aceitar a presença de seu ex-desafeto Geraldo Alckmin na disputa, uma vez que Aloysio Nunes Ferreira teria poucas chances contra Ciro. Isto, é claro, se Gilberto Kassab (DEM) não copiar seu antecessor na prefeitura e sair para o governo no próximo ano. De qualquer forma, a eleição paulista será mais divertida com a presença de Ciro. Outro lado bom dessa história toda é que Patrícia Pillar ficará mais tempo no Estado...

Um comentário:

  1. Será que com o advento do Tuiter o número de comentários em blog diminuiu ?!
    eu pelo menos estou comentando bem menos..

    mas sobre a análise, acho que Ciro seria mais útil para Lula na campanha presidencial. mesmo correndo o risco de deixar Dilma fora do segundo turno (improvável na minha opinião), debate de Ciro x Serra seria impagável, eles polarizariam a campanha enquanto Dilma nada em mares mais ou menos tranquilos na onda da popularidade de Lula.

    Se Ciro se candidatar em SP acho que teria mais chances do que qualquer candidato do PT. Paulista que é, Ciro vai tentar resgatar isso em campanha, e o eleitorado conservador do interior pode não o considerar um lulista, mas uma "força jovem" na política.

    Em 2002, na época que ele crescia nas pesquisas, seu eleitorado se identificava com ele por causa disso, os adversários até o chamavam de "novo Collor" ...

    Enfim, para derrotar os tucanos e Demos já sabemos que o cabeça de chapa não pode ser do PT. Qual seria uma saída boa ? não vejo quadros fortes na oposição em SP.

    Ah, sem contar que o PSB vai ter que sair da base de governdo do Serra em SP.

    Abraços

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.