Pular para o conteúdo principal

Lula quer Ciro para o governo de SP

Na Folha Online:

Lula defende alianças em São Paulo e sinaliza apoio a Ciro Gomes

CHRISTIAN BAINES
colaboração para Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira a realização de alianças para vencer a disputa para o governo de São Paulo nas eleições de 2010. A posição do presidente sinaliza um possível apoio à candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE).

Quando perguntado se iria se encontrar com membros do PT nesta semana para discutir o nome candidato para as eleições do ano que vem, o presidente desconversou, mas fez questão de deixar clara sua posição.

"O PT já aprendeu. Tem 29 anos de história. Sabe perfeitamente que tem que fazer política de aliança para vencer as eleições", disse.

Apesar de Ciro negar a pretensão de disputar o governo de São Paulo, seu nome vem sendo cada vez citado como uma possibilidade de alternativa ao PT. O partido abriria mão de candidato próprio no Estado e centralizaria suas forças na candidatura nacional.

O presidente defende que o partido só deva ter a cabeça da chapa nos Estados que já governa. "As pessoas sabem o que eu penso. O PT tem que ter uma ação de responsabilidade. Saber qual a força que tem em cada Estado, qual a perspectiva de fazer ou não aliança política", disse.

O PT está em dificuldades para emplacar um nome para candidatura própria. O prefeito de Osasco, Emídio de Souza, defendido por uma ala do partido, sofre resistência por ser pouco conhecido na capital.

O outro possível nome no Estado é o do deputado federal Antônio Palocci (PT-SP), mas ainda é considerado frágil por causa das denúncias de quebra de sigilo bancário na época em que era ministro da Fazenda. O caso ainda está em análise no STF (Supremo Tribunal Federal).


Este blog continua duvidando das chances do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) em São Paulo, pois o eleitorado paulista, especialmente do interior, é muito conservador e avesso a este tipo de candidatura, especialmente pelo fato de Ciro ser nordestino. Se a eleição fosse apenas na capital, onde residem tantos migrantes do Nordeste, ainda vá lá... Ou ainda se o deputado concorresse no Rio de Janeiro, que já importou Brizola do Rio Grande, seria possível dizer que ele teria boas chances. De qualquer forma, uma candidatura de Ciro em São Paulo incomodará duplamente o governador José Serra (PSDB), pois o deputado socialista é bem mais ferino em seus discursos do que os demais petistas cotados para a disputa e também porque forçará Serra a aceitar a presença de seu ex-desafeto Geraldo Alckmin na disputa, uma vez que Aloysio Nunes Ferreira teria poucas chances contra Ciro. Isto, é claro, se Gilberto Kassab (DEM) não copiar seu antecessor na prefeitura e sair para o governo no próximo ano. De qualquer forma, a eleição paulista será mais divertida com a presença de Ciro. Outro lado bom dessa história toda é que Patrícia Pillar ficará mais tempo no Estado...

Comentários

  1. Será que com o advento do Tuiter o número de comentários em blog diminuiu ?!
    eu pelo menos estou comentando bem menos..

    mas sobre a análise, acho que Ciro seria mais útil para Lula na campanha presidencial. mesmo correndo o risco de deixar Dilma fora do segundo turno (improvável na minha opinião), debate de Ciro x Serra seria impagável, eles polarizariam a campanha enquanto Dilma nada em mares mais ou menos tranquilos na onda da popularidade de Lula.

    Se Ciro se candidatar em SP acho que teria mais chances do que qualquer candidato do PT. Paulista que é, Ciro vai tentar resgatar isso em campanha, e o eleitorado conservador do interior pode não o considerar um lulista, mas uma "força jovem" na política.

    Em 2002, na época que ele crescia nas pesquisas, seu eleitorado se identificava com ele por causa disso, os adversários até o chamavam de "novo Collor" ...

    Enfim, para derrotar os tucanos e Demos já sabemos que o cabeça de chapa não pode ser do PT. Qual seria uma saída boa ? não vejo quadros fortes na oposição em SP.

    Ah, sem contar que o PSB vai ter que sair da base de governdo do Serra em SP.

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe