Pular para o conteúdo principal

Cesar Maia: um Lacerda sem talento

O prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM), divulgou em seu ex-blog uma notícia estapafúrdia de que o governo teria acertado com a TAM e a TV Globo a divulgação da "teoria" de que o Airbus acidentado na semana passada estaria com defeito no reversor. Segundo o prefeito, não estava e a desculpa serviria ao governo porque tiraria o foco da questão sobre as condições da pista de Congonhas. Ainda de acordo com Maia, a TAM teria aceitado a brincadeira porque o governo teria ameaçado "quebrar" a companhia tão logo a poeira baixasse.

A tese do prefeito é estapafúrdia pelos seguintes motivos:

1. A TV Globo não aceitaria um acordo nesses termos: não tem nada a ganhar e só perderia credibilidade quando a caixa preta do avião fosse revelada.

2. A investigação do acidente, como se sabe, envolve o fabricante do avião e não será possível manipular as causas. A versão do defeito do reversor só se sustenta se de fato existia o defeito.

3. O governo não tem poderes para "quebrar" a TAM. Pode prejudicar a companhia, mas a verdade é que o segmento está em crescimento e a empresa é líder na aviação brasileira.

Cesar Maia tenta imitar o grande líder conservador Carlos Lacerda, que, da mesma forma que o atual prefeito do Rio, foi de esquerda na juventude. Mas não consegue: faltam-lhe talento e capacidade de mobilização das massas. Vai continuar tentando, esperando que alguém leve a sério as bobagens que escreve em seu "ex-blog". Do ponto de vista eleitoral, a estratégia até que não é má. Em 2010, se elege deputado federal com alguma facilidade...

Comentários

  1. César Maia dá um tiro no escuro e acerta o pato. Mesmo que ele escreveu seja mentira é mais uma, não tem crédito mesmo. Ocorre que ele, com uma mentira atingiu a quem ele deseja "os patos", aqueles que acreditam em tudo que é publicado contra o governo. O momento é própricio para se jogar mentiras, pois elas não são desmentidas pela a imprensa, depois de publicadas. Este é o esquema de César Maia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

Rogério Andrade, o rei do bicho

No dia 23 de novembro do ano passado, o pai de Rodrigo Silva das Neves, cabo da Polícia Militar do Rio de Janeiro, foi ao batalhão da PM de Bangu, na Zona Oeste carioca, fazer um pedido. O homem, um subtenente bombeiro reformado, queria que os policiais do quartel parassem de bater na porta de sua casa à procura do filho — cuja prisão fora decretada na semana anterior, sob a acusação de ser um dos responsáveis pelo assassinato cinematográfico do bicheiro Fernando Iggnácio, executado com tiros de fuzil à luz do dia num heliporto da Barra da Tijuca. Quando soube que estava sendo procurado, o PM fugiu, virou desertor. Como morava numa das maiores favelas da região, a Vila Aliança, o pai de Neves estava preocupado com “ameaças e cobranças” de traficantes que dominam o local por causa da presença frequente de policiais. Antes de sair, no entanto, o bombeiro confidenciou aos agentes do Serviço Reservado do quartel que, “de fato, seu filho trabalhava como segurança do contraventor Rogério And...

Dica da semana: Nine Perfect Strangers, série

Joia no Prime traz drama perturbador que consagra Nicole Kidman  Dizer que o tempo não passou para Nicole Kidman seria tão leviano quanto irresponsável. E isso é bom. No charme (ainda fatal) de seus 54 anos, a australiana mostra que tem muita lenha para queimar e escancara o quanto as décadas de experiência lhe fizeram bem, principalmente para composição de personagens mais complexas e maduras. Nada de gatinhas vulneráveis. Ancorando a nova série Nine Perfect Strangers, disponível na Amazon Prime Video, a eterna suicide blonde de Hollywood – ok, vamos dividir o posto com Sharon Stone – empresta toda sua aura de diva para dar vida à mística Masha, uma espécie de guru dos novos tempos que desenvolveu uma técnica terapêutica polêmica, pouco acessível e para lá de exclusiva. Em um lúdico e misterioso retiro, a “Tranquillum House”, a exotérica propõe uma nova abordagem de tratamento para condições mentais e psicossociais manifestadas de diferentes formas em cada um dos nove estranhos, “...

Dúvida atroz

A difícil situação em que se encontra hoje o presidente da República, com 51% de avaliação negativa do governo, 54% favoráveis ao impeachment e rejeição eleitoral batendo na casa dos 60%, anima e ao mesmo tempo impõe um dilema aos que articulam candidaturas ditas de centro: bater em quem desde já, Lula ou Bolsonaro?  Há quem já tenha a resposta, como Ciro Gomes (PDT). Há também os que concordam com ele e vejam o ex-presidente como alvo preferencial. Mas há quem prefira investir prioritariamente no derretimento do atual, a ponto de tornar a hipótese de uma desistência — hoje impensável, mas compatível com o apreço presidencial pelo teatro da conturbação — em algo factível. Ao que tudo indica, só o tempo será capaz de construir um consenso. Se for possível chegar a ele, claro. Por ora, cada qual vai seguindo a sua trilha. Os dois personagens posicionados na linha de tiro devido à condição de preferidos nas pesquisas não escondem o desejo de se enfrentar sem os empecilhos de terceira,...