Pular para o conteúdo principal

Um bom texto de um blog de direita

Nariz Gelado é um dos blog que vale a pena consultar para entender o que vai pela cabeça dos militantes anti-Lula. Ao contrário de Reinaldo Azevedo, que fecha com o governador José Serra (PSDB) até quando ele tem o que o pessoal da direita considera "surtos esquerdistas", a autora do blog, que se intitula Nariz Gelado, vocaliza outro tipo de pensamento, talvez um pouco mais alinhado com o partido Democratas, ex-PFL. O texto da blogueira é bom e o raciocínio, muito interessante. Não é todo dia que alguém de direita reconhece a força eleitoral do presidente Lula. Vale a pena ler na íntegra:

Querem falar de 2010? Então tá.

Na coluna Painel da Folha de S. Paulo de hoje, lemos que o DEM está decidido a apostar todas as fichas em Gilberto Kassab. Caso Geraldo Alckmin vença a queda de braço pela prefeitura, os democratas prometem encaminhar seu garoto prodígio para o governo do Estado em 2010. Estariam, assim, melando aquele que a torcida do Flamengo acredita ser o plano de Geraldo: ter uma crise serrista e renunciar à prefeitura em 2009 para candidatar-se ao governo de São Paulo. “E o Geraldo, à diferença do que se imagina, não conseguirá deixar a prefeitura” – foi, segundo a Folha, o aviso de um “cardeal” democrata.

Uma ameaça
Agora, prestem atenção: os democratas também avisam que, caso Serra apóie Alckmin para a prefeitura, o DEM irá desembarcar de sua provável campanha presidencial. Vou repetir: se José Serra apoiar Alckmin para a prefeitura de São Paulo, terá que enfrentar a próxima corrida presidencial com José Aníbal na coordenação e sem o DEM na retaguarda. [pausa para um acesso de riso, que quase me fez derrubar café no teclado] Mais uma vez: se José Serra apoiar, como é sua obrigação, Geraldo Alckmin para a prefeitura de São Paulo, o DEM promete que, em 2010, ou apoiará o candidato de outro partido ou lançará candidato próprio.

Como eu não acredito que o DEM, que vem se consolidando tão bem como partido de oposição ao lulopetismo, arriscaria sua imagem para apoiar uma Heloisa Helena, um Cristovam ou um Ciro Gomes – todos intimamente ligados a Lula -, é coerente cogitar que, caso Serra apóie o tucano para a prefeitura de São Paulo, o DEM apresentará uma candidatura própria para 2010.

Seria tão ruim quanto fazem parecer?
Não. Uma candidatura própria do DEM para a corrida presidencial só seria ruim para os tucanos. Mas quem disse que o que é ruim para os tucanos é ruim para o Brasil? Este é um conceito para lá de torto, que tem sido amplamente disseminado por aí. Uma de suas variantes dá conta de que o que é bom para o PSDB é ruim para o PT. Não é verdade - e o episódio da CPMF nos mostrou que, no PSDB, o conceito de " bom ou ruim para o país" varia ao sabor dos interesses do tucano em tela.

Mesmo que não passe do primeiro turno, uma candidatura própria para 2010 só traria benefícios ao DEM. Primeiro porque fortaleceria a imagem de um partido que, desde que passou por uma renovação, está se firmando como oposição a Lula e ao PT - um posto que, consolidado, pode significar pelo menos, sei lá, uns 20 milhões de votos. Depois, pouco importa o número de votos conquistados no primeiro turno: o DEM seria inevitavelmente chamado a negociar para o segundo - numa situação, digamos, muito melhor do que se já saísse aderindo na arrancada ( freirinhas e menininhas de tranças podem pular esta parte). Em terceiro lugar: se quiser sobreviver, um dia o DEM terá que criar seus próprios presidenciáveis - então, por que não começar em 2010, cuja eleição já está praticamente decidida?

É isso mesmo... Não importa o que aconteça: é bem provável que o candidato de Lula* - chame-se ele Ciro Gomes, Dilma Rousseff ou Bode Zé - vai ganhar a próxima eleição presidencial. A hora para tirar o PT do poder, cansei de falar, foi na eleição passada. Agora o PT virou uma espécie de PRI. Quem duvidar está desafiado a me explicar, sem rodeios, todos aqueles mensaleiros eleitos em 2006. Foi o uso da máquina? Pois é... Ela continua nas mãos deles. Foi a economia? Pois é... Ela continua bem, obrigada. Foi burrice, conivência, miséria intelectual de grande parte do eleitorado? Pois é... Este eleitorado continua o mesmo - desde que tenha comida na mesa, pouco, ou nada!, lhe incomoda o "mau uso" do dinheiro público. É feio mas é verdade - e qualquer um que pense o contrário, vai dar com os burros n'água.

Portanto, o melhor que o DEM poderia fazer, agora, é descartar vantagens imediatas e agir para - usemos um termo bem tucano - "pavimentar o futuro". Bater pé pela candidatura de Gilberto Kassab à prefeitura, fazer uma banana para José Serra e começar a construir um candidato para 2010 é o caminho mais acertado para um partido que, creio eu, mudou porque quer crescer. Como Kassab mal dá para a prefeitura de São Paulo, e a "civilização Maia"- Cesar, Agripino** e Rodrigo - não emplaca nem com banda de música, sugiro Kátia Abreu. Mas é só uma sugestão, claro. Como sempre fiz questão de lhes prevenir, eu nada entendo de política.

* Lula e sua Bolsa Família tranferem votos presidenciais, sim, queridos. Se ele ainda não o fez é simplesmente porque ainda não subiu no palanque de ninguém.
** Quem me lê com freqüência sabe que eu muito admiro o senador Agripino. Infelizmente, isto não faz dele um bom candidato.

Comentários

  1. Nariz Gelado,
    Prá començar, o seu "nick name" não ajuda...
    Sua análise é muito boa. Tem um pouco de "torcida", mas vai bem para a leitura dos parvos...
    E porque parvos?
    Porque, como você mesmo concorda, é a ECONOMIA! Ou vc pensa que a alma vale mais do que o estômago (e a bôca...)?
    Concorde vc ou não, o Lula MELHOROU o País. O Lula fez surgir o OTIMISMO!...E o consumo, a alegria dos menos favorecidos poderem, finalmente, sorrir.
    Se a constituição permitisse um 3º mandato, vc acha que o LULA deixaria de ser eleito?

    ResponderExcluir
  2. Para os direitosos, todo mundo que votou no Lula não se importa com a ética. Talvez eles só consigam raciocinar guiados pela mídia, e não consigam conceber que as pessoas podem pensar diferente dela.

    ResponderExcluir
  3. Assim como a maioria dos anti-lulas, vc também prega o discurso do preconceito contra o presidente Lula e contra quem o elegeu, como se a única verdade fosse a de vocês do PIG/DEMos/PSDB/Elite/Direita. Lula mudou mudou nosso país, transfomou para melhor a vida de todo mundo, inclusive acho que melhorou também a sua e a de sua família. Curioso é vc falar no mensalão do PT (que nunca foi provado), e omitir o mensalão do PSDB/FHC/SErra/Aécio/Azeredo (o verdadeiro DNA do mensalão), onde proliferam recibos assinados, confissões, acusações e uma montanha de dinheiro para as campanhas dos caciques do PSDB, e o PIG esconde. Vocês ficaram no poder 502 anos e transformaram noso país na mais injusta e cruel distribuição de renda do planêta, sem cometer um só erro de ortografia. Os que votaram em Lula, e que vocês continuam chamando de forma grosseira e preconceituosa de ignorantes que se vendem por um prato de comida, aprovam o governo Lula não por conta deste prato de comida que vocês tanto falam, mas, principalmente, pela DIGNIDADE que ele devolveu aos mais pobres, aos mais necesitados, aos eternamente excluídos. Dignidade de ter um emprego, de poder sonhar com um filho na faculdade, de se vestir, de comer, de poder comprar uma casa, de poder comprar um carro, de sonhar, de viver. Lembro-me de um fato acontecido nos tempos de FHC: vi um homem dentro de uma lixeira a roer um osso. Hoje não vejo mais isso. Numa coisa eu concordo com você: as eleições de 2010 já estão decididas e Lula elegerá até um poste caso ele beije a testa de um poste, mas, pode ter certeza, vai ser por mérito, não por ignorância e vocês, infelzimene, vão continuar com sua cantilena ultrapassada e preconceituosa e perderão o bonde da história. Não sabia que você admirava Agripino, dizem que os afins se atraem.

    ResponderExcluir
  4. Então, se vocÊ nãos abe eu te conto. O tal coronel de bosta do coturno noturno que nada mais é que comentarista do noblat, é o marido da nariz gelado que nada mais é que a moderadora de comentários do Noblat. De mais a mais, ela disse que o Barack Obama não ia a frenye e dava mais uns dias para o moço cair no esquecimento hahahahha, fui procurar o post dela agora para postar aqui e advinhe! foi deletado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe