segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Investimento estrangeiro aumenta
e deixa analistas neoliberais perplexos

Míriam Leitão, Carlos Alberto Sardemberg e sua turma devem estar preocupados: ao contrário das previsões que fizeram, os investimentos externos no Brasil continuam crescendo, apesar da crise da economia norte-americana. Os economistas neoliberais estão na verdade perplexos, porque vaticinavam que ao primeiro tremor nos EUA os gringos pulariam fora do barco brasileiro para "recompor suas posições" lá fora. Não foi o que aconteceu, ao contrário: o ingresso desse tipo de capital somou US$ 4,814 bilhões no primeiro mês de 2008, um aumento de 98,8% em relação aos US$ 2,422 bilhões no mesmo período de 2007. Os dados foram divulgados hoje pelo Banco Central. Para saber mais sobre o comportamento dos investimentos estrangeiros, basta clicar no link abaixo, manchete do UOL neste momento.

Investimentos estrangeiros dobram em janeiro de 2008

Em tempo: é claro que Míriam e Sardemberg vão atribuir a confiança dos gringos na economia brasileira à sólida política econômica implantada pelo excelso Fernando Henrique Cardoso, dez anos atrás... As always, Lula não tem nadinha a ver com isto.

PS: Só para constar, o resultado de janeiro de 2008 foi o melhor desde 1947, primeiro ano da série histórica. Depois reclamam quando o presidente diz que "nunca antes neste país"...

2 comentários:

  1. Graças a FHC e apesar do Lula.

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe a gente deixa o maniqueísmo de lado e reconhece que Lula tem sim a ver com isso exatamente porque teve a coragem -- apesar de ser criticado por seu partido -- de manter a mesma política econômica de FHC. Política econômica que o PT sempre criticou. E criticou porque era oposição e acreditava no quanto pior melhor, como faz hoje o Dem e o PSDB. Política partidária neste Brasil é o fim da picada. Por isso que este país continua a engatinhar.

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.