Pular para o conteúdo principal

Iglecias: Alckmin, o PSDB e a democracia

Em mais uma colaboração para o Entrelinhas, o professor Wagner Iglecias comenta a corrida eleitoral em São Paulo, que cada vez mais atrai a atenção dos eleitores de todo o Brasil em função da luta interna no PSDB. Enquanto os tucanos não se entendem, a briga em São Paulo pode acabar influenciando diretamente a eleição de 2010, especialmente se o governador José Serra, favorito nas pesquisas de intenção de voto, for derrotado internamente pelo ex-governador Geraldo Alckmin. A seguir, a íntegra do artigo de Wagner Iglecias:

O PSDB surgiu em 1988 como uma dissidência de lideranças do PMDB insatisfeitas com os rumos que o governo Sarney havia tomado e com a crescente influência que o ex-governador paulista Orestes Quércia ganhava, desde a base, sobre o partido. Talvez por conta de sua própria origem o PSDB sempre foi uma agremiação de muitas lideranças importantes, mas com baixa penetração nos setores menos favorecidos da sociedade e com uma vida partidária, vista da base, de intensidade menor em relação a outros partidos, como o PT e o próprio PMDB. Muitas questões de governo e muitas decisões eleitorais foram tomadas, ao longo dos anos, em rápidas e relativamente harmônicas articulações feitas entre os cardeais tucanos.

Esta história, como se sabe, parece que vem mudando. Já é clássica na história política brasileira recente a foto em que Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Tasso Jereissati e Aécio Neves foram fotografados em luxuoso restaurante paulistano enquanto discutiam qual seria o nome do partido para a eleição presidencial de 2006. Como se sabe Geraldo Alckmin perdeu o saboroso convescote, mas levou a candidatura presidencial.

Alckmin é um sujeito que parece ter sujado muito mais de barro os sapatos, ao longo dos anos, que alguns de seus colegas de partido que estiveram naquele jantar. Geraldo nunca teve a fortuna de Tasso Jereissati, nem a história política de José Serra ou a trajetória intelectual de Fernando Henrique Cardoso. Mas vem se tornando um nome de grande relevância no tucanato. Alckmin é homem da base. E com ela não apenas conquistou a candidatura em 2006 como parece estar prestes a ter a legenda tucana para disputar a prefeitura de São Paulo em outubro próximo.

Como se sabe tudo parecia indicar que o PSDB abriria mão da cabeça-de-chapa para o atual prefeito Gilberto Kassab, do DEM, em nome de uma aliança que envolveria o apoio do ex-PFL à candidatura de José Serra à presidência da república em 2010. A equação parecia perfeita. Só faltou combinar com Alckmin, que se vê, como ex-governador e ex-candidato ao Planalto, no direito de vir a ser prefeito de São Paulo.

Não há dúvidas de que a dianteira de Alckmin nesta disputa, explicitada na semana passada pela vitória de José Anibal para a liderança do PSDB na Câmara dos Deputados, torna embaraçosa para tucanos e pefelistas a questão da sucessão paulistana. No entanto Alckmin está uma vez mais dando uma lição, no bom sentido do termo, no tucanato, e contribuindo para que um dos maiores partidos políticos do país aprofunde seu grau de democracia interna.


Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe