O atento leitor Allan Ravagnani escreve perguntando se o Entrelinhas está fazendo campanha subliminar para eleger José Serra presidente da República em 2010. Ele reparou que os anúncios do Google Adsense, que ficam na coluna ao lado, sempre contém alguma publicidade com a palavra Serra (em um mesmo momento, reporta Allan, estavam presentes os seguintes anúncios : Serra fita SRamos, Hotel e Spa na Serra da Mantiqueira, Serralherias, Serra do Cipo-MG, Motoboy Taboao da Serra).
De fato, este fenômeno tem explicação: o Adsense, que foi uma grande sacada e é responsável por boa parte do faturamento da bilionária Google, promete entregar o maior número possível de cliques aos anunciantes, que pagam por visitas recebidas. E para entregar a mercadoria, o Adsense coloca em funcionamento um robô que identifica, nos sites e blogs que permitem a inserção da publicidade por alguns trocados, as palavras e assuntos mais frequentes naquele espaço. Assim, o Adsense faz inserir os anúncios de acordo com as palavras-chaves mais utilizadas. Pela lei das probabilidades, o internauta que está interessado em tais assuntos ou palavras-chaves tem mais chance de clicar no anúncio disponível no site ou blog.
Desta forma, o que está acontecendo não deixa de ser engraçado: o robô, burro como todo robô é, não percebe que o Serra tão citado aqui no Entrelinhas e nem sempre de forma muito elogiosa é o governador tucano de São Paulo e acaba despejando toda a sorte de anúncios que têm a palavra Serra embutida...
De fato, este fenômeno tem explicação: o Adsense, que foi uma grande sacada e é responsável por boa parte do faturamento da bilionária Google, promete entregar o maior número possível de cliques aos anunciantes, que pagam por visitas recebidas. E para entregar a mercadoria, o Adsense coloca em funcionamento um robô que identifica, nos sites e blogs que permitem a inserção da publicidade por alguns trocados, as palavras e assuntos mais frequentes naquele espaço. Assim, o Adsense faz inserir os anúncios de acordo com as palavras-chaves mais utilizadas. Pela lei das probabilidades, o internauta que está interessado em tais assuntos ou palavras-chaves tem mais chance de clicar no anúncio disponível no site ou blog.
Desta forma, o que está acontecendo não deixa de ser engraçado: o robô, burro como todo robô é, não percebe que o Serra tão citado aqui no Entrelinhas e nem sempre de forma muito elogiosa é o governador tucano de São Paulo e acaba despejando toda a sorte de anúncios que têm a palavra Serra embutida...
O Adsense tem uma parte na "personalização" dos anúncios que pode vetar certos nomes, tais quais o "serra" que tanto está aparecendo.
ResponderExcluirAbraços!