domingo, 5 de agosto de 2007

Popularidade de Lula segue intocada

Abaixo, a matéria da Folha Online antecipando os dados da pesquisa Datafolha que serão divulgados na edição do jornal deste domingo. A popularidade do governo Lula segue altíssima, apesar da tal "crise aérea". Para quem acompanha este blog, não há novidade alguma nos números. O povão está achando até um pouco engraçado que os ricos tenham que passar por certos percalços que eles, gente simples que usa transporte público, enfrenta diariamente.

De fato, "a dor da gente não sai no jornal", reza o velho ditado: não há uma única matéria sobre "crise terrestre", digamos assim, que afeta os pobres dia sim e outro também. Lula governa para essa gente, daí os índices de popularidade se manterem inalterados. Vai ser assim até o fim do mandato: pobres de um lado, ricos de outro. Não é venezuelização porque Lula não é Chávez, mas ao final, teremos um país dividido no que toca à avaliação do governo federal. Ao contrário do que muita gente diz por aí, este blog avalia que isto é bom e deixa a política brasileira melhor e mais transparente, porque cada camada social terá a representação a que faz juz.

Aliás, o grande problema dos tucanos e democratas é a vergonha de "se assumirem", isto é, dizerem de público que defendem a elite e a racionalidade que emana desta classe social. Não vai maldade alguma aí, apenas seria mais honesto e, inclusive, viável eleitoralmente: basta tentar vender a idéia de que a elite governa melhor...

A seguir, os primeiros números do Datafolha. Na manhã deste domingo, o Entrelinhas reproduzirá a íntegra da pesquisa.

04/08/2007 - 21h38
Crise aérea não afeta aprovação de Lula, aponta Datafolha

da Folha Online

Hoje na Folha Pesquisa do Datafolha publicada na Folha deste domingo, que já está disponível nas bancas, aponta que o acidente com o Airbus da TAM --que matou 199 pessoas no dia 17 de julho-- e a crise aérea pela qual passa o país há mais de dez meses não afetaram a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o levantamento feito nos dias 1º e 2 de agosto, 48% dos brasileiros consideram que o governo Lula continua ótimo ou bom, exatamente o mesmo índice registrado em março.

Os detalhes da pesquisa, como a variação por faixa de renda e escolaridade, além de outros perfis abordados, podem ser conferidos na edição deste domingo da Folha.

Um comentário:

  1. Todo este quadro mostra que há um grande descolamento entre os fatos e as notícias produzidas pela grande imprensa.

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.