Pular para o conteúdo principal

Luiz Weis: a hipocrisia dos cansados

Luiz Weis não é nenhum "petralha", como gostam de dizer os direitosos. Ao contrário, é editorialista do jornal O Estado de S. Paulo, que também não é nada simpático ao governo Lula. Tudo isto para reforçar que a análise de Weis sobre o movimento Cansei merece ser lida até o fim. Trata-se de uma reflexão lúcida, embora este blog não concorde com tudo que vai abaixo:


A indignação seletiva

Na véspera da manifestação do Cansei, na sexta-feira passada, em São Paulo, um amigo tentava persuadir o outro a participar do ato na Sé - contra, entre outras coisas, a corrupção. Em dado momento, o convidado arregalou os olhos: “Mas você não pagou outro dia R$ 400 para se livrar de uma obrigação legal?” (Perdoe o leitor a escassez de detalhes do relato verídico: é para proteger o culpado, como se diz.)

Impossível saber, obviamente, quantos dos manifestantes daquela tarde já não fizeram, ao menos uma vez, o mesmo que o cansado cuja incoerência o amigo não perdoou. Em todo caso, admita-se, apenas para raciocinar, a implausível hipótese de que, entre as 1.500 pessoas reunidas diante da catedral, aquela fosse a única que tivesse alguma vez cometido um ilícito do gênero.

Ainda assim, a história serviria perfeitamente bem para simbolizar o que o movimento tem de marcante - a hipocrisia. Diga-se desde logo que, entre os freqüentadores da arena pública nacional, esse traço não é exclusivo dos cansados; não torna menos condenáveis a impunidade, a violência, os impostos altos e os outros malfeitos contra os quais protestam; e não atinge, vai sem dizer, o seu sagrado direito de ir às ruas.

Uma parte da hipocrisia é a da parábola do homem que aponta o argueiro no olho alheio, evitando reparar na trave do seu próprio - o roto rindo do esfarrapado, como fala o povo. Alguns dos mais vistosos protagonistas do evento têm escassa ou nenhuma autoridade moral para denunciar os podres - reais - do Brasil, como se não tivessem contribuído com o próprio baldinho para o lameiro que (só) agora os horroriza.

Outra parte é a da agenda política encoberta pelas justas causas invocadas para o exercício de cidadania. Trata-se, evidentemente, de fazer o que os partidos de oposição parecem haver desistido: bater pesado no governo e, em especial, no presidente. A tanto chegou a hipocrisia que um dos pais do movimento disse que não ouviu os gritos de “fora, Lula” ao fim do ato. Deve ter sido o único na praça.

Raivosos por raivosos, primários por primários, antes os que pregavam sem disfarces “fora, FHC”. Mas não só a audição é seletiva na cansaçolândia - a indignação também. E aí a hipocrisia sobe ao pódio. Ninguém será ingênuo de imaginar que uma corrente se organize para pôr a boca no mundo contra tudo o que a cansa no seu país. Ou por serem demasiadas as mazelas, ou por cansarem algumas pessoas mais do que outras, quando cansam.

Umas, por exemplo, não suportam o desgoverno que deixou correr o apagão aéreo. Outras tampouco suportavam o desgoverno que deixou acontecer o apagão propriamente dito. Umas estão fartas de ouvir do presidente que não sabia disso, nem daquilo - incertas quanto ao que seria pior: ele não saber ou alegar não saber. Outras, também “por aqui”, pelo menos se lembram dos motivos pelos quais o antecessor era comparado a Maria Antonieta.

De todo modo, sendo o Brasil o que é - e o que até os cegos enxergam -, chega a ser inconcebível um protesto abrangente que não se dirija em primeiro lugar ao que nos devia manter cobertos de vergonha: o vasto repertório de injustiças que configuram o apartheid social brasileiro. E que protesto é esse que ignora a monumental incultura cívica que perpassa a sociedade de alto a baixo, da qual o desrespeito à lei é o carro-chefe?

Uma e outra são coisas nossas mesmo, robustas construções históricas erguidas com a cumplicidade de um Estado submetido aos predadores impunes dos bens públicos. Coisa igualmente nossa é a incultura civil, o corriqueiro comportamento anti-social de tantos, que degrada em barbárie as relações cotidianas nas já insuportáveis metrópoles nacionais - sporche, brutte e cattive, diriam os italianos -, São Paulo puxando a fila.

Que tal protestar também contra a arrogância e o preconceito dos que só não se cansam dos seus privilégios? Inesquecível, a propósito, o comentário entreouvido certo dia de um bem-apessoado cavalheiro. Ele culpava o presidente Lula pela catástrofe do Airbus da TAM. E culpava uma parte dos concidadãos por Lula ser presidente. “Esperar o quê”, perguntava o distinto, “se no Brasil analfabeto pode votar?”

Sábado último, no jornal O Globo, o senador e ex-presidenciável Cristovam Buarque escreveu Cansei, também, em que acrescenta 20 fundos motivos de fadiga aos do pessoal da Sé. “Cansei da tolerância passiva ante os dois muros nos quais o Brasil esbarra: o muro do atraso e o muro da desigualdade”, acusa, por exemplo. Mas a desesperança, que ele rejeita, é um luxo para poucos.

A ela podem se entregar apenas os que, sob Lula, não deixaram de fazer três boas refeições ao dia - ao contrário. Muitos deles desdenham do Bolsa-Família como reles assistencialismo e se recusam a reconhecer a competência do governo em tocar um programa que, segundo o insuspeito Ipea, melhorou substancialmente a vida da população alcançada - na qual os 40% mais pobres ficam com 80% dos recursos.

O desdém ainda é o menos letal dos ingredientes do simulacro de debate público que anda por aí. Na velha e na nova mídia, o rancor recíproco de lulistas e antilulistas é de deixar qualquer um desesperançado. A amarga ironia é que eles se agridem como se cada lado fosse o avesso do outro. Se já não houvesse provas de sobra da alienação política compartilhada, bastaria essa assintonia com a realidade para escancarar o abismo entre fatos e percepções.

Assim como uns repelem a idéia de que o Brasil avançou com Fernando Henrique, os que gritam “fora, Lula” não conseguem ver que o avanço prossegue. O atual governo aprofundou as políticas macroeconômicas do outro e aperfeiçoou as políticas sociais que começaram com aquele. No futuro, especula um acadêmico, por sinal eleitor de Lula, o período 1995-2010 será percebido como uma coisa só. Vá dizer isso aos exaltados do PT. Vá dizer isso aos cansados da Sé.

Luiz Weis é jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe