quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Mudança importante: Lacerda na Abin

Na versão da Folha Online, o que se segue é talvez a notícia mais relevante do dia. Polícia Federal e Abin são dois órgãos sensíveis, para dizer o mínimo, do governo federal. Aparentemente, Lula está mexendo com bastante cuidado nos dois órgãos. Só nos próximos dias será possível saber os reflexos das duas modificações. A Polícia Federal, em especial, é um verdadeiro ninho de vespas...


Lula transfere Lacerda para Abin; PF será comandada por secretário de segurança

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

A partir da próxima semana o diretor-geral da PF (Polícia Federal), Paulo Lacerda, assumirá o comando da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). No lugar de Lacerda, ficará o também delegado da PF Luiz Fernando Corrêa, atual secretário nacional de Segurança Pública. As mudanças foram definidas nesta quarta-feira numa reunião entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro Tarso Genro (Justiça).

A Folha Online apurou que o presidente e Tarso conversaram à tarde. Eles definiram que tanto Lacerda como Corrêa tomarão posse já na próxima segunda-feira. Durante a reunião, o presidente e o ministro acertaram as mudanças, mas ainda não conseguiram fechar outras alterações.
Sérgio Lima/Folha Imagem
Paulo Lacerda deixa o comando da Polícia Federal para assumir diretoria-geral da Abin
Paulo Lacerda deixa o comando da Polícia Federal para assumir diretoria-geral da Abin

Não ficou definido quem será nomeado para a Secretaria Nacional de Segurança Pública --órgão ligado ao Ministério da Justiça-- nem para onde vai Márcio Paulo Buzanelli, atual diretor-geral da Abin.

O diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, informou anteontem a assessores e diretores da instituição que não ficaria no cargo. Mas não disse que seria nomeado para Abin.
Desde a saída do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, Lacerda afirmava que deixaria o cargo. Na ocasião, ele disse que ficaria até o final do segundo mandato do presidente Lula.

Corrêa passou a integrar o grupo dos assessores de confiança de Lula, depois que ajudou a elaborar o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e a coordenar a segurança dos Jogos Pan-Americanos no Rio.

No Pronasci, Corrêa acompanhou as análises sobre as 94 ações entre projetos sociais e mudança na legislação para abarcar atividades preventivas e repressivas ao crime. Já nos Jogos Pan-Americanos, houve o que integrantes do que governo chamavam de "batismo de fogo" dele no esforço de garantir a segurança.

Um dos cotados para a Secretaria Nacional de Segurança Pública é Antonio Carlos Biscaia. O ex-deputado do PT é atualmente o secretário nacional de Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.