Pular para o conteúdo principal

Recordar é viver: em 1999, aprovação de
Fernando Henrique Cardoso era de 12%

Uma curiosidade: na mesma edição em que a revista Veja publicava a matéria com o castelo de Edmar, no longínquo ano de 1999 (edição 1612, com data de capa de 25/08/99), a principal reportagem política era sobre a popularidade do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), desaprovado por 59% dos brasileiros e aprovado por apenas 12%. É até engraçado ler na íntegra a defesa, reproduzida abaixo, que a revista da Abril fez de Cardoso, comparando-o a outros "estadistas" impopulares. Recordar é viver...


Coração do povo

Há muitas pedras no caminho de quem quer o aplauso das ruas

Esdras Paiva

Fernando Henrique Cardoso é o primeiro presidente do Brasil a ter uma espécie de ministro das pesquisas de opinião. Desde o primeiro mandato, o cargo é exercido pelo discretíssimo sociólogo Antônio Lavareda, dono da MCI, que apresenta suas sondagens pelo menos uma vez por mês ao Palácio do Planalto. Nunca antes, nem nos tempos das alopradas acrobacias de marketing político de Fernando Collor, um presidente teve um consultor de pesquisas trabalhando permanentemente a seu lado. Nos Estados Unidos, onde essa função é chamada de pollster, o primeiro a adotá-la foi Jimmy Carter, que deixou a Casa Branca em 1981 e, impopularíssimo, não conseguiu reeleger-se. Pelo menos até agora, Fernando Henrique vive o mesmo paradoxo de Carter. Embora seja o introdutor do pollster no Brasil, FHC também está fazendo feio: nunca, no regime civil, um presidente brasileiro atingiu níveis tão abissais de popularidade no início ou no meio do mandato. A mais de três anos de completar sua gestão, com 59% de desaprovação, FHC está pior que Collor (57% de rejeição às vésperas do impeachment) e a um passo de José Sarney (que chegou a 62% de desaprovação pouco antes de passar o bastão).

Apresentado dessa forma, parece que o Brasil sob o comando de Fernando Henrique está caminhando para o fundo do poço – pelo menos no coração das massas. Mas as pesquisas, como os humores da população, escondem certas sutilezas e desvãos, que só começaram a vir à luz quando George Gallup resolveu ajudar sua sogra, Alex Miller, a eleger-se para um cargo no Estado americano de Iowa, em 1930. Gallup, fundador do instituto que leva seu nome, aplicou as técnicas que conhecia para medir o pulso da opinião pública e levou a sogra à vitória. De lá para cá, surgiu um universo de novas técnicas, seja para aferir a opinião dos eleitores, seja para melhorar a imagem do governante. Uma das sutilezas descobertas vive no reino etéreo do impressionismo. No caso de Fernando Henrique, conta a seu favor um fator que, normalmente, é apontado como dado negativo: o de que se elegeu duas vezes, com a tranqüilidade de vencer sempre no primeiro turno, mas nunca provocou paixão popular – tanto que suas vitórias não foram brindadas em carnavais de rua.

Mas por que a ausência de paixão popular é a favor de Fernando Henrique? "Collor despertava sentimentos extremados, de amor e ódio. Então, para reverter um quadro de impopularidade, seria difícil", rememora o sociólogo Marcos Coimbra, do instituto Vox Populi. "Já Fernando Henrique não provoca esse tipo de reação, nem amor, nem ódio. Então, se seu governo melhorar, sua popularidade também melhora, porque não há resistência passional à sua figura", completa Coimbra. Mas, nesses desvãos de passionalismos, existe um dado objetivo: a economia. É ela que faz a desgraça ou a glória de um governante. O especialista americano Wilber Chassel, da Universidade de Santa Mônica, acaba de concluir um estudo comparando a curva de popularidade de Ernesto Geisel, João Figueiredo, Sarney e Collor com o desempenho da economia. No trabalho, Chassel dá solidez estatística ao que todo mundo já sabia: se a inflação e o desemprego sobem, a popularidade cai, e vice-versa. É uma relação quase mecânica, de tal modo que se poderia apenas consultar a popularidade de um deles e, a partir daí, saber se a economia ia bem ou mal.

"É um fenômeno que ocorre em todo o mundo: se um dado econômico importante vai mal, a popularidade do governante vai mal", diz Orjan Olsen, um dos maiores especialistas em formação de opinião pública no país. Essa constatação carrega doses iguais de importância e de perigo. Viciados em popularidade, os governantes são sempre tentados à demagogia econômica em troca do aplauso popular. João Goulart, derrubado no golpe de 64, tinha esse vício – e fazia concessões para todos os lados. Campos Salles, que presidiu o Brasil na virada do século, de 1898 a 1902, fez o contrário. Herdou um país aos pedaços, fez uma política austera e impopular, com recessão e aumento de impostos. Deixou o Palácio do Catete sob vaias – mas a história reconhece que seu sucessor, Rodrigues Alves, só pôde reurbanizar o Rio de Janeiro e construir o Teatro Municipal porque Campos Salles fez o dever de casa. "Não é incomum que um governo sólido e honesto seja impopular", afirma o cientista político Jarbas Medeiros, da Universidade Federal de Minas Gerais. Winston Churchill ergueu o triunfo da Inglaterra na II Guerra, mas, ao deixar o governo, só quem lhe dava atenção era o papagaio que lhe trepava pela cabeça. Hoje, está na galeria dos grandes estadistas do século. Eis o perigo: se para Fernando Henrique não for possível conciliar o aplauso das ruas com o que precisa ser feito no país, como as reformas nada populares, qual será a sua opção?

Comentários

  1. Caro Luiz Antônio,

    Esta foi muito boa e peço desde já sua permissão para reproduzí-la no Língua de Trapo. Devo ressaltar que fiquei impressionado com o seu apurado "faro arqueológico". Parabéns!
    Luiz Moura

    ResponderExcluir
  2. "(...)Rodrigues Alves, só pôde reurbanizar o Rio de Janeiro e construir o Teatro Municipal porque Campos Salles fez o dever de casa."

    Essa reforma não foi o grande impulso da construção das favelas cariocas?

    Só podia ser a Veja mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Muito bommmmmmmm! Obrigada por esta recuperação histórica.....

    ResponderExcluir
  4. Me perdoe, que tal rechecar as fontes??? De Acordo com a Carta Capital (podemos dizer muma mídia seria efora do PIG certo?) FHC nunca teve uma aprovação de abaixo de 20% (veja a fonte: http://www.cartacapital.com.br/revista/840/sobre-popularidade-4601.html) Logo o seu texto inteiro é uma obra de ficção. Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe