sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Cumprindo o que prometeu

Mais uma de Barack Obama, na versão da Folha Online. De fato, o presidente norte-americano está em começo de governo, é cedo para avaliar a performance. Mas este blog reitera: até aqui, dentro das condições catastróficas que está enfrentando - o legado de Bush é um fardo dos mais pesados -, Obama está mandando muito bem.


Obama confirma retirada de cerca de 90 mil soldados do Iraque


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira a retirada parcial das tropas americanas do Iraque até 31 de agosto de 2010, o primeiro passo efetivo de seu governo para encerrar o conflito que, em mais de cinco anos, custou cerca de US$ 1 trilhão e deixou mais de 4.250 soldados americanos mortos. Embora não tenha falado em números exatos, o plano de Obama representaria a retirada de entre 92 mil e 107 mil dos 142 mil soldados que atuam no país.

O plano anunciado por Obama inclui ainda a manutenção de uma força de segurança "de 35 mil a 50 mil homens" no país, com a retirada completa até o final de 2011, seguindo os prazos do acordo de segurança assinado pelo antecessor George W. Bush com os iraquianos, no final do ano passado.

Estas tropas, segundo Obama, serão responsáveis por treinar e equipar as forças de segurança iraquianas, além de servirem em missões de combate ao terrorismo e garantir a segurança dos diplomatas americanos que permanecem em solo iraquiano.

Um comentário:

  1. O Boca no Trombone - http://muitasbocasnotrombone.blogspot.com/) - indica seu blog para receber o Prêmio Dardos.
    Esta premiação foi criada em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por blogueiros nas mais diversas áreas. Premia a criatividade e busca promover a confraternização entre os blogueiros cujos trabalhos agreguem valor à Web.

    Receba seu prêmio Dardos Acessando http://pedalante.wordpress.com/

    Abraços.
    Alexandra Peixoto - Blog Boca no Trombone

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.