Pular para o conteúdo principal

Obama decepciona os extremos

Se há uma coisa que une os analistas ultraconservadores e os ultraesquerdistas, esta coisa é a idéia de quem quer que governe os Estados Unidos, governará em nome do status quo e sem grandes mudanças na política e na economia. Em outras palavras, Democratas ou Republicanos, tanto faz, o presidente estaria a serviço do imperialismo (para a ultraesquerda) ou não teria forças para enfrentar o Senhor Mercado e a Liberdade Individual (para a ultradireita).

O post reproduzido abaixo, do colunista de Veja Reinaldo Azevedo, já revela uma certa decepção da ultradireita com Obama. Reinaldão passou a campanha e o período pré-posse dizendo que Obama seria um George W. Bush ligeiramente mais light. Agora, o jornalista parece estar revendo o seu conceito, mais um pouco vai estar comparando o líder norte-americano a Hugo Chávez. Não deixa de ser engraçado ver Reinaldão dar o braço a torcer.

Na ultraesquerda, a postura é a mesma, com o sinal invertido. Como a turma espera que Obama comece a desapropriar os bancos, ordene a retirada das tropas do Iraque no primeiro mês de governo, entre outras sandices impossíveis de serem executadas sem que o presidente seja deposto do cargo, legalmente, diga-se de passagem, então a turma já o coloca entre os carrascos imperialistas, na companhia do cowboy Ronald Reagan, Bush pai e filho, Clinton e todos os ex-presidentes americanos.

Barack Obama não é uma coisa nem outra, o tempo ainda vai dizer o que ele é. Uma coisa, porém, já pode ser ressaltada: o novo presidente dos EUA usa a mídia com muita competência e vem criando fatos políticos em profusão, como a medida relatada no post de Azevedo, que vai a seguir, na íntegra.

DEMAGOGIA DO BARACK

Demagógica e cretina a medida do presidente Barack Obama, que exige que os dirigentes de empresas que receberem auxílio do governo tenham um salário de, no máximo, US$ 500 mil anuais. Leiam este trecho de reportagem da Folha:

“Vivemos na América. Não renegamos a riqueza e não invejamos quem consegue ser bem-sucedido. E acreditamos que o sucesso deva ser recompensado. Mas a América renega os executivos recompensados pelo seu fracasso, especialmente os subsidiados pelos contribuintes, que estão pessoalmente passando por tempos difíceis", disse Obama. O anúncio foi feito ao lado do secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, que deixou de recolher milhares de dólares em impostos e que quase teve sua indicação rejeitada pelo Senado.

Pois é... As coisas estão começando a se complicar. Esse moralismo babaca excita, gera calor, mas não gera solução. Certo, certo, em tempos bicudos, é provável que os tais executivos não encontrem alternativa e aceitem a imposição. Mas duvido que os melhores — e as empresas precisarão dos melhores — não busquem alternativas. Embora Obama tenha prometido reconstruir a América, a verdade é que ela não foi destruída. Ainda restam por lá mercado e economia...

As coisas estão assumindo contornos um tanto estranhos. Já sabemos que Obama se preocupa com os direitos dos terroristas, o que demonstra a sua largueza de espírito. Há também os direitos dos executivos, que terroristas não são. Desde que assumiu, Obama decidiu caçar seus marajás. Com esse jeitão latino-americano de fazer política, podemos lhe fornecer tecnologia...

Sem contar que tanto moralismo contrasta com sua trupe, que não chega a ser composta dos primeiros alunos no curso de moral e civismo. Ai, América, América, quantos erros ainda se cometerão em seu nome!

Comentários

  1. Quércia passou o facão lá no diário ?
    sinto muito

    abs

    ResponderExcluir
  2. Mas até que o Reinaldão está sendo coerente. Sacanagem mesmo é ver alguns elogiando a medida do Obama ao mesmo tempo que criticaram o ministro do trabalho brasileiro por querer cobrar comprometimento social dos que recebem apoio governamental e, na maior cara-de-pau do mundo, saem demitindo na primeira noticiazinha de retração do comércio. Houve um colunista famoso da grande mídia que disse que era intromissão, por parte do governo brasileiro, nas sagradas decisões privadas das grandes empresas. O que dizer, então, da medida do Obama, vinda de um país que na escola de malandragem liberal foi expulso?!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe