Pular para o conteúdo principal

Wagner Iglecias: Lula, Alckmin e o Sobrenatural de Almeida

O professor Wagner Iglecias envia mais uma colaboração para blog, a primeira após o desfecho do primeiro turno. Wagner comenta os resultados da pesquisa Datafolha que apontou o favoritismo do presidente Lula, mas recomenda bastante cautela aos petistas. Leia a seguir o texto de Iglecias.

Os últimos dias foram marcados por rumores sobre as pesquisas de intenção de voto para presidente neste segundo turno. Alguns diziam que a candidatura Lula estaria se esfacelando em vários estados e que Alckmin já apareceria a frente do presidente-candidato na primeira rodada de pesquisas. Outros sopravam que Lula é quem manteria a dianteira, sendo sua diferença para Alckmin variável como variáveis são tais rumores, podendo situar-se entre um e até dez pontos. Na sexta-feira, finalmente, surgiram as duas primeiras pesquisas para este segundo turno. Segundo o Datafolha Lula teria 50% do total de votos, contra 43% de Alckmin. Se considerados somente os votos válidos, Lula bateria nos 54% contra 46% do ex-governador tucano. Pelo Vox Populi a situação de Lula seria até mais confortável, com 51% do total de votos, contra 41% de seu adversário.

Apesar dos números destas primeiras pesquisas mostrarem que praticamente se mantém a diferença de votos entre Lula e Alckmin observada no primeiro turno, convém certa prudência. Nada, a rigor, está decidido. E por vários motivos.

O primeiro deles é que, numa eleição em segundo turno, se o candidato que estiver atrás conseguir roubar um ponto percentual de votos do candidato líder, a diferença entre eles, obviamente, reduz-se em dois pontos. Isto mostra, como temos defendido há tempos neste e em outros espaços, que a Alckmin não há outra alternativa para ganhar eleição se não tentar tirar votos de gente que já se decidiu por Lula. Para o tucano não há mais espaço para onde crescer se não for por ai. O segundo motivo é decorrente deste. A campanha tende a transformar-se numa guerra, principalmente no horário eleitoral. Cabe saber apenas qual é o limite até o qual as duas candidaturas irão no objetivo de tentar combater-se mutuamente. Principalmente porque há farta munição, dos dois lados, para atacar o adversário numa campanha que deverá basear-se, cada vez mais, na discussão da questão ética. Se o segundo turno virar um concurso para saber quem cometeu menos peripécias com o dinheiro público, o desfecho das urnas será imprevisível. Além do que, obviamente, o país terá desperdiçado, mais uma vez, a oportunidade de discutir seus grandes problemas de forma clara, madura e propositiva.


E temos ainda, finalmente, um terceiro motivo pelo qual não dá, pelo menos por hora e apesar dos primeiros resultados das pesquisas, para um lado cantar vitória e o outro jogar a toalha, ou vice-versa. Campanhas eleitorais no Brasil tem sido pródigas em ser decididas de última hora, sendo que mudanças repentinas no eleitorado são motivadas por fatores que muitas vezes escapam à racionalidade e às mãos da classe política, dos institutos de pesquisa e dos analistas em geral. A motivação para isso pode ser o surgimento de um novo escândalo, a costura de uma aliança infeliz para segundo turno ou até algo externo à política partidária mais imediata. Por tudo que temos visto nos últimos tempos na cena política e, mais recentemente, na corrida eleitoral, onde as tabajarices se sucedem, dá para dizer que neste segundo turno os dois finalistas, Lula e Alckmin, têm a companhia do Sobrenatural de Almeida, aquela célebre figura de Nelson Rodrigues que explicava o inexplicável que as vezes ocorre numa partida de futebol. Quem sabe ele não queira dar o ar de sua graça no Fla-Flu em que se transformou a disputa entre petistas e tucanos pelo Palácio do Planalto?

Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Comentários

  1. Passei aqui para ver seus comentários sobre o debate....não achei nada, vc foi lá?
    A Heloisa Helena 'baixou' no chuchu!!!!! O que deu no moço? Resolveu mudar de tática? Será que cola?
    Eu não gostei da performance do Lula. Esperava mais. Ele é melhor que isso.
    Mas o bicho pegou, o sangue ferveu! Bom para quem assiste.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe