quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Hoje é dia de Ibope e de debate

O Jornal Nacional de hoje traz mais uma pesquisa sobre o humor dos eleitores na eleição presidencial deste ano. Os boatos falam em uma diferença semelhante a constatada pelo Datafolha e Vox Populi – em torno de 20 pontos a favor de Lula. É possível que o Ibope realmente confirme os demais levantamentos, mas a verdade é que o presidente-candidato subiu tanto que a sua situação pode ser um pouco desconfortável – é quase impossível subir mais e a manutenção desta posição também será complicada. Se Lula começar a cair, poderá dar fôlego a Alckmin na reta final, o que complica o jogo para o PT. Para Lula, o cenário ideal seria a manutenção da atual diferença, hoje e na próxima rodada de pesquisas.

Sobre o debate desta noite, a maior expectativa é em torno do desempenho de Geraldo Alckmin. Se ele partir para cima de Lula de novo, como fez na TV Bandeirantes, poderá dar adeus às suas pretensões presidencias. Se, no entanto, vestir o figurino de "picolé", pode passar recibo de derrotado. O debate, pela primeira vez, é mais difícil para Alckmin do que para Lula, porque o presidente é quem está no comando, pautando os assuntos da campanha. De toda maneira, será mais uma oportunidade para o esclarecimento dos eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.